MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #705 em: Outubro 24, 2018, 05:29:10 pm »
Com 30 anos só remotorizadas, com novos radares principais e NH90 (ou MH-60R). É uma pena, quanto a mim, o abandono das VdG sem se pensar em substitutos adequados. Pessoalmente, também acho que o desenho é melhor que o das M e com maior capacidade para melhoramentos (por ex, MK41 VLS).

Se olharmos com um pouco de atenção existe uma Marinha que, daqui a uns seis/oito anos começará a substituir as suas MEKO pelas Type 26 é só vermos se nos interessam.

.....Planned replacement

The RAN plans to begin removing their Anzacs from service from 2024 onwards.[75]
To replace them, the Hunter class of new frigates will be built under the SEA 5000 acquisition project.[75] The frigates are predicted to have a displacement of up to 7,000 tonnes (6,900 long tons; 7,700 short tons), and although they will be primarily oriented towards anti-submarine warfare, they are expected to be capable of also operating against air, sea-surface, and land targets.[75][76] Originally eight vessels were planned, but by August 2015, the number of planned ships had increased to nine, with an estimated cost of $20 billion.[75][77]
Construction is predicted to commence in 2020.[76]
The Abbott Government promised that the two-decade construction project will be headquartered in South Australia, with shipbuilding divided between ASC Pty Ltd in South Australia and BAE Systems' Williamstown Dockyard in Victoria.[77]
On 18 April 2016, Prime Minister Malcolm Turnbull (Abbott's successor) confirmed that BAE Systems' Type 26-class, Fincantieri's FREMM-class and a re-designed F-100-class frigate designed by Navantia had been shortlisted to replace the ANZAC-class in Australia. The Prime Minister confirmed that any frigate will be built in Adelaide and incorporate an Australian CEA phased array radar.
The program is estimated to be worth $35 billion.
In June 2018 it was confirmed that BAE Systems’s Type 26 had won the SEA5000 competition, with the in service date for the new vessels being set for 2027.[78]


Como informação adicional as três unidades mais " Novas " da classe ANZAC, são de 2006, 2005 e 2004 , agora com doze, treze e catorze anos, daqui a oito anos terão.........bem, menos idade que as M Holandesas, e também já foram modernizadas !!!

https://en.wikipedia.org/wiki/Anzac-class_frigate



PS : também poderemos pensar em comprar, ou melhor ainda, construir em Portugal, três type 31, as versões pobres das Type 26, á BAe, por 250 Milhões de libras cada, são uma pechincha !!!!  ::) ;)



Abraços
« Última modificação: Outubro 24, 2018, 05:56:06 pm por tenente »
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #706 em: Outubro 24, 2018, 09:06:55 pm »
Com 30 anos só remotorizadas, com novos radares principais e NH90 (ou MH-60R). É uma pena, quanto a mim, o abandono das VdG sem se pensar em substitutos adequados. Pessoalmente, também acho que o desenho é melhor que o das M e com maior capacidade para melhoramentos (por ex, MK41 VLS).

Temos de ver que somos inovadores.  ;D Das Meko 200, Australianos, Neozelandeses, Gregos e Turcos fizeram um Upgrade digno desse nome, nos não, pois achamos que fica melhor como opv musculados .  ::)  :P









Cumprimentos ;) 8)




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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #707 em: Outubro 25, 2018, 01:21:52 pm »
O importante é ter saúde...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #708 em: Outubro 26, 2018, 01:38:46 pm »
Defesa Nacional 23 de outubro de 2018

Fragatas da classe "Vasco da Gama" vão perder capacidade de combate



Os três navios da classe Vasco da Gama perdem a capacidade de combate em teatros de alta intensidade no final desta década.

Essas fragatas "vão ser o parente pobre" dos programas de modernização da Marinha para os próximos anos, assumiu esta segunda-feira uma das fontes ouvidas pelo DN.

Esta informação terá sido um dos temas abordados durante a primeira visita oficial realizada esta segunda-feira à Marinha pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), almirante Silva Ribeiro - que está a par do assunto por ter participado nos trabalhos de revisão da Lei de Programação Militar (LPM).

O porta-voz da Marinha, comandante Pereira da Fonseca, confirmou a informação ao DN, mas sublinhando que os navios vão manter capacidade de combate nas operações mais frequentes e que são de baixa e média intensidade - como a luta contra a pirataria ou de interdição marítima.

Em causa está o não haver dinheiro para tudo, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM) em curso, obrigando a fazer opções. Contudo, a aquisição de novos patrulhas oceânicos, do navio reabastecedor e de um navio polivalente logístico deverá ser feita a estaleiros portugueses e a própria compra de equipamentos, na máxima extensão possível, à indústria nacional.

As três fragatas da classe Vasco da Gama - ou MEKO 200 - foram construídas no início dos anos 1990 pelos estaleiros alemães de Kiel e uma das suas grandes mais-valias operacionais, a par do salto tecnológico que deu à Marinha, assentou na existência de helicópteros a bordo.

O primeiro dos navios a entrar ao serviço da Marinha - e que deu o nome a essa classe de escoltas oceânicos - foi a Vasco da Gama, em Janeiro de 1991. Quatro meses depois foi adicionada ao efectivo naval a Álvares Cabral e, em Novembro do mesmo ano, chegou a Corte Real.

Com um cumprimento de 115,9 metros e uma boca máxima (largura) de 14,2 metros, esses navios têm capacidade para deslocar 3200 toneladas - e uma das suas primeiras missões foi precisamente num cenário de alta intensidade ao serviço da NATO: o Adriático, em 1995 e no quadro das guerras balcânicas.

Modernização

A capacidade da Marinha para intervir em ambientes de alta intensidade vai assim ficar limitada aos dois navios da classe Bartolomeu Dias, construídos também no início dos anos 1990 mas em estaleiros holandeses.

As duas fragatas foram adquiridas em segunda mão à Holanda, onde eram designadas como Karel Doorman: a Bartolomeu Dias chegou em 2009 e a D.Francisco de Almeida um ano depois, em Janeiro 2010.

A primeira está precisamente a modernizar os seus sistemas de combate (radares, armamento, mísseis) e vai mesmo receber um mastro novo, processo a que vai ser sujeita a D. Francisco de Almeida no próximo ano - alargando a sua vida útil operacional por mais de duas décadas.

Quanto às da classe Vasco da Gama, a sua modernização - já iniciada - vai limitar-se aos sistemas da plataforma, através da qual é feito o controlo da propulsão (motores e turbinas), das avarias, da produção e distribuição de energia, ar condicionado e água ou das bombas de combustível e de lemes, entre outros meios auxiliares de funcionamento dos navios.

Essa actualização também permitirá prolongar a vida útil das Vasco da Gama por cerca de duas décadas para as referidas operações de baixa e média intensidade, adiantaram as fontes.

Note-se que a revisão da LPM inclui também os helicópteros Lynx, com novas motorizações e sonares a par da modernização do cockpit. (DN)

http://defesanacionalpt.blogspot.com/2018/10/fragatas-da-classe-vasco-da-gama-vao.html

PS: nada que nós não soubessemos, bem, quanto á modernização que mesmo assim aqui posto a info, agora já quanto a ficarem por cá mais vinte anos.......... quer dizer que vão chegar aos 50 anos de idade ao serviço da MdG ????
Ou seja mais do mesmo continuamos a empurrar o reapetrechamento da Marinha para as calendas que vamos bem !!
Agora nem as substitutas virao pois continuamos com cinco fragatas no activo, portanto caminhamos em passo acelerado para termos uma marinha PATRULHEIRA COM dez NPO, cinco LFC, dez lanchas de 100 tons e tres FRAGULHAS , TOTAL VINTE E OITO PATRULHAS/FRAGULHAS!!! ;) ::)

Abraços
« Última modificação: Outubro 26, 2018, 01:53:06 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #709 em: Outubro 26, 2018, 03:38:13 pm »
Querem ver que...  ;D ;) :P 8)

https://www.naval.com.br/blog/2018/10/26/oportunidade-duas-fragatas-la-fayette-serao-disponibilizadas-pelos-franceses/?fbclid=IwAR1ygP2zL68UxvCVIaluNOJp97Ws7hiHHD7oVSRLFXSSS8O2lLd4-NPuoDM

Citar
A delegação da Marinha do Brasil que, esta semana, assistiu a mostra Euronaval, na França, foi informada de que a Marine Nationale decidiu não modernizar duas das suas cinco fragatas multipropósito tipo La Fayette, de 3.600 toneladas (a plena carga), construídas na década de 1990.

Em consequência disso, ambos os navios – La Fayette F710 (na ativa desde março de 1996) e Surcouf F711 (comissionada em fevereiro de 1997) – serão disponibilizados para “nações amigas” no início da próxima década.

Os mesmos oficiais da MB confirmaram que as fragatas Tipo 23 britânicas, de 4.900 toneladas (carregadas), começam a ser descomissionadas em 2023, e que as fragatas canadenses classe Halifax, de 4.770 toneladas – que também interessam à Força Naval brasileira –, serão desativadas a partir de 2026.



Saudações
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #710 em: Outubro 26, 2018, 04:03:37 pm »
Querem ver que...  ;D ;) :P 8)

https://www.naval.com.br/blog/2018/10/26/oportunidade-duas-fragatas-la-fayette-serao-disponibilizadas-pelos-franceses/?fbclid=IwAR1ygP2zL68UxvCVIaluNOJp97Ws7hiHHD7oVSRLFXSSS8O2lLd4-NPuoDM

Citar
A delegação da Marinha do Brasil que, esta semana, assistiu a mostra Euronaval, na França, foi informada de que a Marine Nationale decidiu não modernizar duas das suas cinco fragatas multipropósito tipo La Fayette, de 3.600 toneladas (a plena carga), construídas na década de 1990.

Em consequência disso, ambos os navios – La Fayette F710 (na ativa desde março de 1996) e Surcouf F711 (comissionada em fevereiro de 1997) – serão disponibilizados para “nações amigas” no início da próxima década.

Os mesmos oficiais da MB confirmaram que as fragatas Tipo 23 britânicas, de 4.900 toneladas (carregadas), começam a ser descomissionadas em 2023, e que as fragatas canadenses classe Halifax, de 4.770 toneladas – que também interessam à Força Naval brasileira –, serão desativadas a partir de 2026.



Saudações

Não me faz sentido, não vamos gastar dinheiro a modernizar as vasco da gama que são de 1990 mas vamos comprar 2 fragatas não modernizadas de 1996? para k?
 

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mafets

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #711 em: Outubro 26, 2018, 04:24:37 pm »
Não subestimes os políticos portugueses (ou colocando a questão noutros moldes, o dinheiro que querem gastar com a marinha)...   ;D ;D ;D ;D

Cumprimentos

P.S. Para as Lafayete a modernizar na Marinha Francesa, falam-se em novos sistemas de combate, sonares e a substituição do Crotale. Se for pelo Sinbad, é mau, mas pelo Aster fica no mínimo interessante ( a versão Saudita embora maior, possui este sistema).

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #712 em: Outubro 26, 2018, 04:47:19 pm »


P.S. Para as Lafayete a modernizar na Marinha Francesa, falam-se em novos sistemas de combate, sonares e a substituição do Crotale. Se for pelo Sinbad, é mau, mas pelo Aster fica no mínimo interessante

Por incrível que pareça ontem fui ver o futuro destas fragatas, tendo em conta a sua substituição pelas FTI e começar a perceber que as FREEM nem em sonhos... as 2 mais recentes com upgrade era melhor que nada, mas de facto vão ter o Mistral com lançadores SADRAL  :-\

https://www.naval-technology.com/news/newsdcns-to-refit-three-of-french-navys-la-fayette-class-frigates-5805763/
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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mafets

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #713 em: Outubro 26, 2018, 08:35:56 pm »


P.S. Para as Lafayete a modernizar na Marinha Francesa, falam-se em novos sistemas de combate, sonares e a substituição do Crotale. Se for pelo Sinbad, é mau, mas pelo Aster fica no mínimo interessante

Por incrível que pareça ontem fui ver o futuro destas fragatas, tendo em conta a sua substituição pelas FTI e começar a perceber que as FREEM nem em sonhos... as 2 mais recentes com upgrade era melhor que nada, mas de facto vão ter o Mistral com lançadores SADRAL  :-\

https://www.naval-technology.com/news/newsdcns-to-refit-three-of-french-navys-la-fayette-class-frigates-5805763/

As Sauditas têm o Aster. É verdade que são maiores e com sensores diferentes, mas os VLS SYLVER do Charles De Gaulle, menores e mais compactos, chegaram a ser equacionados para as Lafayette. Mas sendo estas fragatas uma opção de segunda linha para os franceses acabou por recair sobre os Mistral.





https://www.naval-technology.com/projects/al_riyadh/ 

Já as Lafayette da Formosa, usam os nossos conhecidos Chaparral. Serão substituídos pelo Sky Sword II, um míssil Superfície ar com um alcance interessante (100km).





http://greenstylo.blogspot.com/2013/11/la-fayette-frigates-missile-upgrade-set.html

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #714 em: Outubro 31, 2018, 10:19:20 am »
Sonhem...
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #715 em: Novembro 02, 2018, 09:06:26 pm »
Ora boas! No outro dia estiva a ver uns video da EuroNaval 2018 e queria pôr a seguinte questão.
Se houvesse a possibilidade de trocar as VDG por umas "fragatas ligeiras" Gowind 2500 seria aceitável ou não!?
Eu digo fragatas ligeiras porque muita gente encolhe-se ao ouvir a palavra corvetas,
O meu ponto é o seguinte: meios mais ligeiros mas modernos e eficazes, ou manter as VDG e andar com patrulheiros ate 2000 e troca o passo!?
 ys7x9

PS: Cada Gowind sai por cerca de 250 milhões de €. Logo, só uma fragata "normal" cobre logo duas.

 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #716 em: Novembro 02, 2018, 09:56:00 pm »
Ora boas! No outro dia estiva a ver uns video da EuroNaval 2018 e queria pôr a seguinte questão.
Se houvesse a possibilidade de trocar as VDG por umas "fragatas ligeiras" Gowind 2500 seria aceitável ou não!?
Eu digo fragatas ligeiras porque muita gente encolhe-se ao ouvir a palavra corvetas,
O meu ponto é o seguinte: meios mais ligeiros mas modernos e eficazes, ou manter as VDG e andar com patrulheiros ate 2000 e troca o passo!?
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PS: Cada Gowind sai por cerca de 250 milhões de €. Logo, só uma fragata "normal" cobre logo duas.


Não é má ideia, apostava em 3, mas com 2 FREEM com capacidade AAW.

Ou seja, numa enventual força tarefa, ir 1 FREMM 1 ou 2 GOWIND  1 LPD 1 AOR e 1 SSG.
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #717 em: Novembro 02, 2018, 10:42:52 pm »
Pois, mas o cerne da questão está mesmo ai. Uma FREMM custa 500+ milhões de €.
E para oferecer o mesmo nivel de prontidão que nos oferecem as VDG mas com sistemas e armamento mais moderno as 2500 chegavam.
Até a fragata 10514 SIGMA da DAMEN desloca menos de 2400 toneladas. Porque não optar por meios mais acessiveis mas que permitam uma actualização dos mesmos?

PS: o preço das Gowind que referi no post anterior é com transferencia de tecnologia que foi o preço que fizeram ao Egipto.
 :)
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #718 em: Novembro 04, 2018, 11:44:49 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #719 em: Novembro 04, 2018, 02:24:44 pm »
Mas vocês querem fragatas, AORs,  LPDs, e OPVs, e depois onde é que haveria dinheiro para continuar a enterrar em bancos falidos, seus garotões? 

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.jn.pt%2Feconomia%2Finterior%2Fgoverno-pede-mais-886-milhoes-para-bancos-falidos-10100965.html&h=AT34IoTdA2iX5Qa1JFY1hUJMjRdlMlX1nnte96A5FEGyJk29wsKXv1oXFXLiUTmGeuyqeXltIvLVZdmf_eC07tPU5OHeuwAojFWxrauKIWWyk1fe8ZHMJwLCVsal491DijEW8A


Pois, coitaditos só mamaram 17 BILIÕES  de € e ainda têm mais umas centenas de milhões a aver dos proximos orçamentos.
Porque aparentemente é mais no interesse do estado garantir lucros á banca que pôr as suas finanças em ordem.
No comment....
 >:(