Tem razão, concerteza, já que os primeiros carros de combate M-47 foram recebidos na segunda metade de 1952 e eram novos, ao contrário dos Leopard-2A6 holandeses. Portanto, nem todos os carros de combate utilizados, eram utilizados por outros países, os M-47 são a excepção.
No entanto, nessa altura (inicio da decada de 1950) os americanos já tinham tomado a decisão de iniciar a produção do M-48, que foi introduzido em fevereiro de 1952, ainda antes de os M-47 terem chegado a Portugal alguns meses depois.
E como você indica, os M-47 não foram comprados por Portugal, mas sim cedidos à borla, como parte do programa de modernização da NATO.
Logo, os Leopard-2A6 foram os únicos carros de combate modernos que Portugal comprou, ainda que quando foram fornecidos os M-47 também fossem modernos.
Mas embora modernos, os M-47 estavam ultrapassados um ano depois de terem entrado ao serviço. Os Leopard-2A6, ainda continuam relativamente modernos, ainda que já estejam a precisar de várias modernizações.
Daí ser importante realçar o mérito da compra, que queira-se ou não, foi feita pelo governo de Sócrates,