Substituição dos Lynx

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dc

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #585 em: Junho 05, 2020, 11:05:43 pm »
Depois desta modernização vamos ter os Lynx mais avançados da NATO.

nem mais, em linha com os meios Navais que a Marinha possui, e que são altamente evoluídos !!!

Abraços

Mas conheces algum país da NATO, além de Portugal que opere helicópteros Lynx?

Neste momento só a Alemanha com os Mk.88A.



Os deles ao menos têm o FLIR e RWR. Já os nossos nem pós-MLU terão, ainda por cima tendo que aguentar até 2035.
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #586 em: Junho 06, 2020, 01:12:50 am »
Se calhar estou a dizer uma grande barbaridade mas, os Wildcat não são Lynxs? Só que novos e com outro nome?
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #587 em: Junho 06, 2020, 11:13:50 am »
Se calhar estou a dizer uma grande barbaridade mas, os Wildcat não são Lynxs? Só que novos e com outro nome?

O Wildcat começou a vida como Future Lynx, e só não houve conversão de células HMA.8 para este novo modelo porque a AgustaWestland considerou ser mais barato construir aeronaves novas do que modernizar as existentes. Por isso tem óbvio pedigree Lynx, mas é considerado um aparelho novo e como tal designado por Wildcat.

Há vários casos semelhantes no mundo aeronáutico, porém como já li algures aquele que melhor se adequa nesta separação entre Lynx e Wildcat é o caso do F-5E Tiger II e do F-20 Tigershark, aparelhos muito similares mas com capacidades e desempenho totalmente distintos.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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NVF

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #588 em: Junho 06, 2020, 08:56:27 pm »
5% do equipamento e sistemas do Wildcat são comuns com Lynx. Humanos e chimpanzés têm mais em comum.  :mrgreen:
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mafets

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #589 em: Junho 06, 2020, 09:04:39 pm »
São parecidos...  :-P :mrgreen:









Saudações  ;) ;)
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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dc

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #590 em: Junho 06, 2020, 10:45:14 pm »
Tomara nós que os nossos Lynx viessem equipados como os das duas primeiras fotos.  ::)

O Lynx Wildcat está numa classe à parte face aos restantes helis ASW. A nível de armamento é um verdadeiro heli de ataque naval.
 

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Get_It

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #591 em: Junho 08, 2020, 05:25:52 pm »
Mesmo a calhar! Vídeo comemorativo do 27º aniversário da esquadrilha de helicópteros; ou seja, 27º aniversário dos Lynx ao serviço da Marinha:


Olhando para o final do vídeo, o mais certo é o substituto dos Lynx serem apenas UAVs. E mai nada. «A inserção de elementos faz-se na boa de zebro.»

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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dc

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #592 em: Junho 08, 2020, 06:01:59 pm »
Acho mais provável a sua substituição ser feita por helis em segunda-mão. UAV convencionais já são caros, agora imaginar UAVs ASW.
 

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Red Baron

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #593 em: Junho 08, 2020, 07:30:11 pm »
Acho mais provável a sua substituição ser feita por helis em segunda-mão. UAV convencionais já são caros, agora imaginar UAVs ASW.

Pois eu tenho muitas duvidas que no futuro o combate ASW seja feito com meios aéreos, ou que pelo menos a parte de detecção.
 

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JohnM

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #594 em: Junho 08, 2020, 08:09:07 pm »
O futuro de ASW é isto (https://ukdefencejournal.org.uk/elbit-demonstrate-usv-capabilities-in-uk-anti-sub-warfare-trials/) a complementar VDS e TSA nos navios-mãe, mais hélis (e mísseis, e.g., VLA) para ataque... e, já agora, o Wildcat não faz luta ASW autónoma, já que não tem sonar... pode apoiar e atacar alvos, mas a designação tem que ser feita por outra plataforma...
 

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Get_It

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #595 em: Junho 08, 2020, 08:24:05 pm »
Luta anti-submarina por meios UAV não será assim nada de outro mundo, especialmente com as evoluções que têm existido.

Anos 70:


The DASH WEAPON SYSTEM

O VSR700 da Airbus já deverá ter capacidade de detecção para ASW: https://www.airbus.com/helicopters/UAS/VSR700.html.

E um projecto da nossa Academia da Força Aérea: Design Modifications of a UAV Wing for Optimal Integration of a Magnetic Anomaly Detection Sensor (Revista Científica, N.º 9, publicação anual, 2019, p. 32)

Cumprimentos,
« Última modificação: Junho 08, 2020, 08:25:31 pm por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

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NVF

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #596 em: Junho 08, 2020, 10:32:44 pm »


Outra das missões que o Wildcat pode efectuar é pesca à linha, como se pode ver nesta imagem.  :mrgreen:
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JohnM

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #597 em: Junho 08, 2020, 10:35:02 pm »
Luta anti-submarina por meios UAV não será assim nada de outro mundo, especialmente com as evoluções que têm existido.

Anos 70:


The DASH WEAPON SYSTEM

O VSR700 da Airbus já deverá ter capacidade de detecção para ASW: https://www.airbus.com/helicopters/UAS/VSR700.html.

E um projecto da nossa Academia da Força Aérea: Design Modifications of a UAV Wing for Optimal Integration of a Magnetic Anomaly Detection Sensor (Revista Científica, N.º 9, publicação anual, 2019, p. 32)

Cumprimentos,

Por meios UAV claro que não, mas por meios USV e UUv, sim.  A idea é cada vez mais fazer deteção distribuída pelo navio-mãe e pelos USVs. Por exemplo, as T26 vão ser super capazes por si só, mas depois vai ter um conjunto de Merlin, USV e UUV para ajudar. Este artigo é muito interessante: https://www.savetheroyalnavy.org/the-type-26-frigate-mission-bay-part-2-configuration-and-contents/ (na imagem da configuração ASW, a segunda baía pode levar um segundo ARCIMs de 11 m, ao invés do RIB)

Cumprimentos
 

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dc

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #598 em: Junho 08, 2020, 11:07:30 pm »


Outra das missões que o Wildcat pode efectuar é pesca à linha, como se pode ver nesta imagem.  :mrgreen:

Sim, porque ASW o Wildcat nunca na vida.  ::)

Luta anti-submarina por meios UAV não será assim nada de outro mundo, especialmente com as evoluções que têm existido.

Anos 70:


The DASH WEAPON SYSTEM

O VSR700 da Airbus já deverá ter capacidade de detecção para ASW: https://www.airbus.com/helicopters/UAS/VSR700.html.

E um projecto da nossa Academia da Força Aérea: Design Modifications of a UAV Wing for Optimal Integration of a Magnetic Anomaly Detection Sensor (Revista Científica, N.º 9, publicação anual, 2019, p. 32)

Cumprimentos,

Sim, mas actualmente nenhum UAV tem capacidade de lançar armamento ASW. Por exemplo o VSR700, meio que defendo avidamente para os NPOs, tem um payload de 150 kg, logo seria impossível levar torpedos. Para um UAV executar ASW pleno, algo que não será impossível de todo, precisa de ter dimensões suficientes para todo o equipamento necessário, inclusive os torpedos, e isto implica uma aeronave mais cara, e como ninguém gosta de equipamentos caros para as FA portuguesas, acho mais provável virem helis convencionais em segunda-mão.

Luta anti-submarina por meios UAV não será assim nada de outro mundo, especialmente com as evoluções que têm existido.

Anos 70:


The DASH WEAPON SYSTEM

O VSR700 da Airbus já deverá ter capacidade de detecção para ASW: https://www.airbus.com/helicopters/UAS/VSR700.html.

E um projecto da nossa Academia da Força Aérea: Design Modifications of a UAV Wing for Optimal Integration of a Magnetic Anomaly Detection Sensor (Revista Científica, N.º 9, publicação anual, 2019, p. 32)

Cumprimentos,

Por meios UAV claro que não, mas por meios USV e UUv, sim.  A idea é cada vez mais fazer deteção distribuída pelo navio-mãe e pelos USVs. Por exemplo, as T26 vão ser super capazes por si só, mas depois vai ter um conjunto de Merlin, USV e UUV para ajudar. Este artigo é muito interessante: https://www.savetheroyalnavy.org/the-type-26-frigate-mission-bay-part-2-configuration-and-contents/ (na imagem da configuração ASW, a segunda baía pode levar um segundo ARCIMs de 11 m, ao invés do RIB)

Cumprimentos

Não creio que os USVs e UUVs substituam por completo os helis e outros meios convencionais, como os P-3 e P-8. Os meios aéreos têm a vantagem de não pôr em risco uma embarcação que de outra forma tem de estar nas proximidades do submarino. Fora questões da rapidez de resposta, o que num país com tanto oceano e poucos navios, são os meios aéreos os que têm maiores chances de chegar ao local onde se suspeite da presença do submarino primeiro.

Além de que, nos casos de uma frota naval em movimento a 30 nós, por exemplo um Carrier Strike Group, os helis fazem a varredura mais rápido e mais longe, sem que a força naval tenha de parar.

Mas também não só o tema era apenas o Lynx, como já estamos a divagar para VLAs e UAVs e afins que pelo andar da carruagem nunca teremos. Talvez o projecto da PESCO dê para equipar os NPO com alguma coisa nesta vertente, mas depois ficam a faltar os meios ofensivos.
 

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JohnM

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #599 em: Junho 08, 2020, 11:16:13 pm »
I stand corrected... os Wildcat coreanos têm sonar, sim senhor... obrigado