Quando foi a última vez que usou a linha do Minho, manuel? É que o percurso entre o Porto e Nine (uma terreola cuja única importância é o entroncamento do ramal de Braga com a linha do Minho
) e o ramal de Braga foram modernizados. Duplicação da linha, electrificação e remodelação das estações. Os percursos entre Braga e Porto agora são bastante mais rápidos (e os comboios são mais modernos). O problema é que entre Nine e Valença (a linha internacional) não se fez nada. Como não há electrificação, não se podem usar comboios bons nessa linha, e a circulação Porto-Vigo continua a mesma desgraça de antes.
O problema de uma linha de alta velocidade é que não serve para mais nada. Por isso, depois de se gastarem rios de dinheiro numa linha dedicada, o transporte de mercadorias vai continuar a ser mau, e o transporte de passageiros "normal" também. Se em vez de construir essa linha dedicada criassem as condições para circulação mais rápida ao norte de Nine melhorava-se toda a circulação ferroviária. Se calhar até se podia pôr uma ligação Porto-Vigo em comboios pendulares, capazes de circular a 200km/h. Ou pelo menos comboios capazes de velocidade média, 160km/h.