Sobre a questão das ilhas Spratly atéo Tom Clancy já escreveu um livro da sua famosa série OpCenter se não me engano. Onde os US enviam um único submarino de ataque, o USN Cheyenne para tomar conta da situação e este single handely, afunda tudo o que é submarino Chinês e russo que lhe apareça pelas miras, sem contar com vasos de superfície, etc...
No entanto este é de facto um caso bicudo com tantas nações, a meu ver potêncialmente demasiado perigosas, a discutir a soberania sobre mais de 100 ilhas, que estão rodeadas de gáz natural, petróleo, e sabe Deus o que mais.
Além disso existe outro problema. Quem controlar as ilhas Spratly, controla também as rotas marítimas para o Japão.
Ou seja, isto vai dar água pela barba a quem se meter no assunto, e o receio maior é claro que é a China, que diz que tem mapas, antiquíssimos que demonstram que foram eles que descobriram essas ilhas.
Por mim é um daqueles argumentos falaciosos até dizer chega. O que seria do mundo se agora todas as nações que descobriram novos territórios em qualquer altura da sua história, se pusessem a reclamar esses territórios porque tinham sido eles os primeiros a chegar lá...
Mas concordo com o Komet. Isto vai dar granel e de primeira, mas primeiro ainda temos a questão de Taiwan, que claro, merece um tópico à parte.
Mas para resumir, acho que estas pretensões sobre as ilhas Spratly e Taiwan pela China, são aceites de alguma forma pelos Norte-Americanos, dado que a China é o único país do mundo que num futuro próximo se poderá afirmar como potêncial e económica e militar mundial, porque convém aos USA a existência de tal país, pois caso contrário, como justificar mais aumentos de budgets para a defesa?
Sim, que isto da história do terrorismo é um filão que acabará por esgotar. E os USA não podem continuar a invadir os países baseados em suspeições. Isso resultou duas vezes, mas poderá não resultar muito mais.
E é sempre melhor ter uma ameaça latente e recriar o conceito de guerra fria, tendo do outro lado uma nação com capacidades idênticas aos USA, do que terroristas.
Além do mais, recentemente, dois ou três anos, algumas empresas do ramo aeroespacial americano foram colocadas em tribunal por passarem tecnologia aos Chineses. Falo da Loral e da Hughes e salvo erro havia uma outra que não me recordo.
Ou seja, as ilhas Spratly e Taiwan, serão apenas o reactar de alguns conflitos regionais à boa maneira da guerra fria com a URSS, mas desta vez substituindo o oponente.
Enfim... a ver vamos, se calhar estou enganado...
Um abraço a todos.