TESTE FINAL DA IMPLANTAÇÃO DO SIVAM
TERMINA HOJE(18OUT04) O TESTE FINAL DE INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA DA AMAZÔNIA - SIVAM
Com mais de 98% de seus ativos funcionando, o Sivam está finalizando o teste incremental de seu banco de dados, que vão garantir a integração total do Sistema de Vigilância da Amazônia.
Principalmente em Manaus, mas também em Porto Velho, Belém e Brasília, e - ainda, nas aeronaves R-99 A e B e em dezenas de sítios remortos, cerca de 200 pessoas estão participando do teste de integração do Sivam, que termina hoje.
A operacionalização do SIVAM/SIPAM vem acontecendo de forma gradual, a partir dos Centros Regionais de Vigilância - os CRVs, sediados em Manaus, Porto Velho e Belém. O Plano de Ativação do Sistema está implantado no CRV de Manaus, onde as funções básicas entraram em operação por meio de células de ativação. O Plano foi conduzido de forma a garantir a implementação progressiva da geração de produtos de interesse estratégico para as políticas públicas, com custos controlados, usando como base os documentos de concepção dos CRVs.
A execução desse plano fornece subsídios à estruturação do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), permitindo a elaboração de um conceito operacional definitivo e testado na prática, bem como a gradual integração dos órgãos governamentais e não-governamentais participantes do Sistema.
Do total de seus equipamentos, o Sivam só falta instalar um radar em Eirunepé (AM), cinco unidades detetoras de rádio, oito estações meteorológicas de superfície (EMS) e, também, 80 PCD (Plataformas de Coletas de Dados - que estão sob responsabilidade da ANA - Agência Nacional de Águas). Assim, considerando-se que nenhum desses equipamentos vai impedir a integração do Sistema, podendo dizer que - de fato - a implantação do Sivam está finalizada.
Haverá uma comemoração da avaliação final no dia 20 de outubro, com a presença de alguns participantes da Comissão de Implantação do Projeto Sivam (CCSIVAM), do Centro Gestor e Operacional do Sipam (Censipam) e das empresas contratadas (Raytheon, Embraer e Fundação Atech), além de ex-presidentes da CCSIVAM, para marcar esse evento tão significativo na implantação do Sistema.
O trabalho de implantação ainda continuará com as atividades de treinamento, manutenção, operação assitida e garantia - até o início de 2006, com o término dos contratos de financiamento previsto para meados de 2005.(Fonte CCSIVAM)
Nota Defesanet -
SIVAM: Pensado - Projetado - Desenvolvido - Executado -Testado, por Brasileiros.
Defesanet saúda a todos aqules que participaram desse gigantesco projeto de engenharia. Muitas vezes detratados e minimizados: os oficiais da aeronáutica, membros do governo, e técnicos civis das empresas participantes, nacionais e esrangeiras, merecem o justo reconhecimento nesta significatica data. Os frutos gerados por esse projeto são inúmeros, além do controle da Amazônia nas áreas de vigilância territorial e de segurança a proteção ao meio ambiente e a efetiva manutenção da área sob o contrôle brasileiro. Lembrar que um dos frutos do SIVAM(R99B), voará nas cores das Forças Armadas Americanas (ACS).
Fonte: Defesa@Net