Substituição dos Alpha-jet

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mafets

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1845 em: Novembro 16, 2023, 11:15:28 am »
O Paraguai negoceia ST por 40 milhões Usd (segundo consta uma oferta também feita a Portugal), cá os Black Hawk custaram 43 milhões. Mesmo que fossem 46 milhões (os tais evacuativos), podiam apagar fogos e vinha do PRR. Portanto, ainda não percebi qual o problema e porque tinha de ser 200 milenas, mas enfim...   ::)

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3742906/uruguai-negocia-com-brasil-substituir-seus-pucara-pelo-super-tucano

https://www.aereo.jor.br/2009/10/10/paraguai-pode-adquirir-super-tucano/



Saudações



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1846 em: Novembro 16, 2023, 12:04:47 pm »
O Paraguai negoceia ST por 40 milhões Usd (segundo consta uma oferta também feita a Portugal), cá os Black Hawk custaram 43 milhões. Mesmo que fossem 46 milhões (os tais evacuativos), podiam apagar fogos e vinha do PRR. Portanto, ainda não percebi qual o problema e porque tinha de ser 200 milenas, mas enfim...   ::)

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3742906/uruguai-negocia-com-brasil-substituir-seus-pucara-pelo-super-tucano

https://www.aereo.jor.br/2009/10/10/paraguai-pode-adquirir-super-tucano/



Saudações

Cá é tudo mais caro. Até acresce depois como os KC.
 

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wyldething

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1847 em: Novembro 16, 2023, 01:13:14 pm »
O Paraguai negoceia ST por 40 milhões Usd (segundo consta uma oferta também feita a Portugal), cá os Black Hawk custaram 43 milhões. Mesmo que fossem 46 milhões (os tais evacuativos), podiam apagar fogos e vinha do PRR. Portanto, ainda não percebi qual o problema e porque tinha de ser 200 milenas, mas enfim...   ::)

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3742906/uruguai-negocia-com-brasil-substituir-seus-pucara-pelo-super-tucano

https://www.aereo.jor.br/2009/10/10/paraguai-pode-adquirir-super-tucano/



Saudações

A notícia do Paraguai (que avaliavam o negócio em 105M USD) é de 2009 e a do Uruguai (40M USD) é de 2022 e nenhum negócio se concretizou.
O que não significa que não ache caro 200M por 10 ou  12 Super Tucanos.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1848 em: Novembro 16, 2023, 02:31:55 pm »
A verba de 200M€ daria hipoteticamente para a aquisição de perto de 10 Leonardo M-346 Master. Digo hipoteticamente porque, por exemplo, em 2014 a Polónia adquiriu um primeiro lote de 8 destas aeronaves por 280M€. A Leonardo diz hoje que o preço por célula andará entre os 20 e os 22M€, portanto ainda daria para uns 6 a 8, digo eu.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1849 em: Novembro 16, 2023, 03:04:32 pm »
A verba de 200M€ daria hipoteticamente para a aquisição de perto de 10 Leonardo M-346 Master. Digo hipoteticamente porque, por exemplo, em 2014 a Polónia adquiriu um primeiro lote de 8 destas aeronaves por 280M€. A Leonardo diz hoje que o preço por célula andará entre os 20 e os 22M€, portanto ainda daria para uns 6 a 8, digo eu.

Então a pergunta, 8 desses para treino, ataque ao solo e tudo o mais que pode fazer, não era melhor que 12 Tucanitos?

Acresce logo na maior velocidade, maior alcance e maior capacidade de carga de combate. Não seria outra opção a actuar sobre o oceano em apoio a navios aliviando os F16 de certas tarefas?
E voltar a ter um destacamento na Madeira? Mas nem deve haver pilotos para fazer rotação aceitável.

https://www.leonardo.com/en/news-and-stories-detail/-/detail/the-aermacchi-m-346fa-multirole-master


Isto do tucano era o mesmo que substituir fragatas por corvetas( não as que lhes chamam, mas as que são efectivamente)
Esses pássaros é lá para as selvas da américa do sul ou outras

O mais extraordinário é
 a Polônia compra AH140, em Portugal andam com Fragatas com 30 anos remendadas.
A Polônia compra M346, em Portugal uns pensadores vão na conversa de aviões de combate a traficantes e cenas mais do Faroeste gaúcho
« Última modificação: Novembro 16, 2023, 04:12:50 pm por Pescador »
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1850 em: Novembro 16, 2023, 09:43:09 pm »
Já agora uma pergunta, talvez até duas! O M-345 não será mais barato que o M-346? Sendo-o não seria uma opção mais viável?
 

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wyldething

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1851 em: Novembro 17, 2023, 12:16:25 pm »
Já agora uma pergunta, talvez até duas! O M-345 não será mais barato que o M-346? Sendo-o não seria uma opção mais viável?

O 345 é bastante inferior em todos os aspectos e não é de treino avançado

Citar
Então a pergunta, 8 desses para treino, ataque ao solo e tudo o mais que pode fazer, não era melhor que 12 Tucanitos?

Tendo em conta que nos últimos anos do AJet a frota operacional eram 6+3, oito M346 devem chegar perfeitamente.
Embora para formação apenas, o ST tenha um custo de operação (e aquisição) bastante mais barato.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1852 em: Novembro 17, 2023, 02:57:32 pm »
Polónia,  esse país falido de 10 milhões de habitantes,  cuja economia foi delapidada nas últimas décadas,  e onde a grande maioria da população, carente de quase tudo, considera as FA's apenas mais uma despesa inútil.
Não leves a mal,  não é uma crítica.  Apenas a constatação de factos.
Que tens muita razão,  reconheço.
Mas regressemos  ao mundo dos vivos.
Qualquer governo,  por muito mau que seja, na situação actual da Polónia tendo em conta o conflito que tem à porta, facilmente toma a decisão de avançar para compras militares desta envergadura.  Ninguém ousa questionar.
Já por cá...
Abraço
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1853 em: Novembro 17, 2023, 06:12:23 pm »
Polónia,  esse país falido de 10 milhões de habitantes,  cuja economia foi delapidada nas últimas décadas,  e onde a grande maioria da população, carente de quase tudo, considera as FA's apenas mais uma despesa inútil.
Não leves a mal,  não é uma crítica.  Apenas a constatação de factos.
Que tens muita razão,  reconheço.
Mas regressemos  ao mundo dos vivos.
Qualquer governo,  por muito mau que seja, na situação actual da Polónia tendo em conta o conflito que tem à porta, facilmente toma a decisão de avançar para compras militares desta envergadura.  Ninguém ousa questionar.
Já por cá...
Abraço

Não levo nada  mal, leio com atenção e interesse. Eu falei da Polônia como já da Roménia, porque nos ultrapassaram e ainda assim conseguem dar a atenção as suas FA. Claro que estão mesmo ali a mão e nós estamos neste lado oposto e a mentalidade de paz e copos faz disto um ponto de turismo. Aqui é mesmo gastar para encher bolsos de outros. E já vem aí outro elefante branco
« Última modificação: Novembro 17, 2023, 06:13:37 pm por Pescador »
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1854 em: Novembro 17, 2023, 06:23:05 pm »
Já agora uma pergunta, talvez até duas! O M-345 não será mais barato que o M-346? Sendo-o não seria uma opção mais viável?

O 345 é bastante inferior em todos os aspectos e não é de treino avançado

Citar
Então a pergunta, 8 desses para treino, ataque ao solo e tudo o mais que pode fazer, não era melhor que 12 Tucanitos?

Tendo em conta que nos últimos anos do AJet a frota operacional eram 6+3, oito M346 devem chegar perfeitamente.
Embora para formação apenas, o ST tenha um custo de operação (e aquisição) bastante mais barato.

A questão é mais se o 346 não seria melhor para formação com o acrescento da melhor versatilidade noutro usos. Isto porque sendo uma Força Aérea diminuta e em termos de combate ficar nos 28 F16, fora o uso dos P3 em algumas situações, se o 346 não seria uma mais valia? E nesse campo comparado ao tucanito, me parece bem superior. pelo menos olhando a velocidades, alcance e carga de armas. No fundo mais a ver com os anterior Alpha Jet

O tunanito continua a parecer algo para negociata com base em conversa de alguns sobre uso em África, que se calhar não metia lá as asas e, treino. Mas como se diz aqui para treino e na mesma linha há os P21 mais baratos. Aliás, até conversa de combate ao trafico, mas isso "morreu"   

"Cavalo para burro". Termo que se podia aplicar
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1855 em: Novembro 30, 2023, 10:04:45 pm »
Desde o início que me pareceu que o A-29N ia em primeiro lugar para os PB e que tinha sido desenhado para preencher os requisitos neerlandeses e não de Portugal. A possibilidade de fazer treino JTAC sem sobrecarregar os F-35, por exemplo, vale muito.

https://aeroin.net/embraer-assina-novo-acordo-com-a-holanda-que-pode-incluir-o-a-29-super-tucano/

 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1856 em: Dezembro 01, 2023, 01:41:39 pm »
Desde o início que me pareceu que o A-29N ia em primeiro lugar para os PB e que tinha sido desenhado para preencher os requisitos neerlandeses e não de Portugal. A possibilidade de fazer treino JTAC sem sobrecarregar os F-35, por exemplo, vale muito.

https://aeroin.net/embraer-assina-novo-acordo-com-a-holanda-que-pode-incluir-o-a-29-super-tucano/
Só por aqui o "tucanito" não tem interesse...
Para mal dos pecados de alguns, creio que a tomada de posição da FAP relativamente ao F35 vai acelerar a confirmação do sexto KC e a vinda do ST.
Digo eu...
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1857 em: Dezembro 01, 2023, 02:55:45 pm »
Desde o início que me pareceu que o A-29N ia em primeiro lugar para os PB e que tinha sido desenhado para preencher os requisitos neerlandeses e não de Portugal. A possibilidade de fazer treino JTAC sem sobrecarregar os F-35, por exemplo, vale muito.

https://aeroin.net/embraer-assina-novo-acordo-com-a-holanda-que-pode-incluir-o-a-29-super-tucano/
Só por aqui o "tucanito" não tem interesse...
Para mal dos pecados de alguns, creio que a tomada de posição da FAP relativamente ao F35 vai acelerar a confirmação do sexto KC e a vinda do ST.
Digo eu...

Qual tomada de posição da FAP?
Mas neste País fala-se e décadas depois ainda se fala e nada se concretiza. Se isso acontece para coisas de umas dezenas de milhões que fará para milhares de milhões.
Vão vender mais 5 F16, Dos 28 passam a 23.
O que tem em concreto decidido e contratado? Nada de nada. A não ser que sejam a dúzia de tucanitos como fazem os países sul americanos. Afinal temos um governo quase misto e ao que parece instituições próximas disso.
A FAP cada vez parece mais uma transportadora do que uma Arma militar de combate. É só fazer contas
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1858 em: Dezembro 04, 2023, 11:25:50 pm »
Na Holanda não há preferido ainda para o vencedor do concurso das aeronaves de treino avançado. E ao contrário do artigo, para treino avançado, o concorrente directo do ST, é o PC-21 e não o mais antigo PC-9 (avião este introduzido há quase 40 anos).

De resto, já era sabido que o A-29N, estava a ser feito para o mercado europeu/NATO. A encomenda portuguesa nunca justificaria uma nova versão, e portanto a intenção passava, desde o início, por tentar competir na Europa com o PC-21 e até mesmo alguns modelos a jacto.

Se vão ter sucesso? Mercado existe, agora a questão é qual o preço que vão praticar, e se as capacidades enquanto aeronave de treino são suficientes para vencer, visto que a capacidade COIN não será vista como prioritária.

Onde me parece que existe grande potencial, é sim do P600 AEW.
 

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NVF

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1859 em: Dezembro 05, 2023, 05:44:52 am »
Uma família de MPA e AEW baseados na plataforma E195E2, com um bom package de sensores, podia ser uma alternativa muito credível ao P-8 e ao E-7.
Talent de ne rien faire
 
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