Substituição dos Alpha-jet

• 1951 Respostas
  • 417225 Visualizações
*

NVF

• Investigador
  • 5477
  • Recebeu: 4150 vez(es)
  • Enviou: 11066 vez(es)
  • +8506/-256
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1920 em: Junho 14, 2024, 12:22:33 pm »
Se bem me recordo, os Fiat estavam estavam estacionados nas Lajes. Acho que nunca houve nenhuma esquadra, ou destacamento permanente, de caças em Porto Santo.
Talent de ne rien faire

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6478
  • Recebeu: 7001 vez(es)
  • Enviou: 4758 vez(es)
  • +10145/-2808
« Responder #1921 em: Junho 14, 2024, 12:51:48 pm »
Se bem me recordo, os Fiat estavam estavam estacionados nas Lajes. Acho que nunca houve nenhuma esquadra, ou destacamento permanente, de caças em Porto Santo.

E estás correto. Os Fiat foram primeiramente para os Açores enquanto destacamento dos Jaguares, só depois é que foi constituída a Esq. 303 Tigres que operou na BA4 de 1981 a 1989.

Em Porto Santo chegaram a estar caças destacados temporariamente (caso dos A-7P na altura da Guerra do Golfo), e obviamente durante exercícios militares, mas nunca de forma permanente. Os Fiat e Alpha-Jet, por exemplo, tinham sempre de parar para reabastecer em Porto Santo no trânsito entre o Continente e os Açores, mas não mais do que isso.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

dc

• Investigador
  • 9359
  • Recebeu: 4681 vez(es)
  • Enviou: 815 vez(es)
  • +5251/-900
« Responder #1922 em: Junho 14, 2024, 02:30:44 pm »
Eu ainda não pesquisei pormenores destas aeronaves, mas claro que o avião italiano e o sul-coreano parece serem os melhores. Eu percebo a necessidade da FAP em ter uma aeronave de treino que possa levar armamento, isso permite treinar os pilotos na parte de emprego de armas, treinar equipas TACP no solo, por um preço inferior a fazer esse treino com recurso a caças de 1a linha.

Até arrisco, se esse jacto conseguir ser super sónico, nem falo em mach 2, só mach 1 ou pouco mais, até podem alternar com os F-16/F-35 o QRA nacional em tempo de paz, conseguem acompanhar aeronaves comerciais ou até bombardeiros russos subsonicos... Se existir risco de encontrar caças do outro lado é que já não os enviava (missão na Lituânia e outras idênticas).

PS: Acho que ia para o FA-50, tem velocidade mach 1.5, a Polónia adquiriu algumas dezenas.

Eu só não compro essa ideia do treino de unidades TACP ficar mais barata. Porque para o uso de F-16 ficar mais caro, estes teriam que fazer horas extraordinárias (face aos mínimos necessários de h/voo dos pilotos). Como andamos sempre no mínimo das h/voo necessárias, e mesmo assim parte dessas horas são em voos de trânsito para "preencher" o requisito, era bem possível "substituir" algumas destas horas, por horas a treinar o TACP. É win-win para as esquadras de F-16, e para o TACP.

De resto, concordo, eu pessoalmente prefiro a família T-50, porque "é mais avião" que o M-346, em termos de performance. Mas também é capaz de ser mais caro de operar, apesar de mais barato de adquirir.

A versão a adquirir seria sem dúvida o TA-50. O FA-50 além de mais caro, não sei se pode ministrar treino, e o T-50 base é praticamente um avião civil.
O TA-50 desde que certificado para certos tipos de armamento, é um bom complemento para os caças de primeira linha, além de desempenhar muito bem funções de treino.

Num caso hipotético em que a compra do TA-50 permitisse criar a tal escola internacional, então poderíamos comprar para essa escola a versão mais barata T-50.
Num caso hipotético em que venha um lote completo de F-35 (24 ou mais aeronaves), substituindo a totalidade dos F-16, então aí podemos equacionar o FA-50 como caça complementar (apesar de nesta função o F-16V ser melhor).

No entanto, limitando-nos aos TA-50 apenas para substituir os Alpha Jet, umas 8 unidades já seriam suficientes, havendo depois uma opção de comprar mais 2-4 unidades.
Também pensei no QRA, mas mais do género de termos esta aeronave como uma solução stop-gap para o QRA, caso os F-16 não estejam disponíveis fruto de missões NATO, ou mesmo um possível cenário de conflito.
De uma forma generalizada, os TA-50 permitem reforçar o nº de aeronaves de combate, com um incremento de quase 30%, e com um custo bastante razoável.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, Pescador

*

Pescador

• Investigador
  • 5320
  • Recebeu: 3482 vez(es)
  • Enviou: 2937 vez(es)
  • +5931/-3604
« Responder #1923 em: Junho 14, 2024, 06:04:09 pm »

Lapso meu. Estacionados nos Açores. Diferente de passagem ocasional na Madeira. Mas a ideia é a mesma
« Última modificação: Junho 14, 2024, 06:07:45 pm por Pescador »

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11394
  • Recebeu: 2517 vez(es)
  • Enviou: 3587 vez(es)
  • +893/-1060
« Responder #1924 em: Junho 14, 2024, 11:35:10 pm »
Eu só não compro essa ideia do treino de unidades TACP ficar mais barata. Porque para o uso de F-16 ficar mais caro, estes teriam que fazer horas extraordinárias (face aos mínimos necessários de h/voo dos pilotos). Como andamos sempre no mínimo das h/voo necessárias, e mesmo assim parte dessas horas são em voos de trânsito para "preencher" o requisito, era bem possível "substituir" algumas destas horas, por horas a treinar o TACP. É win-win para as esquadras de F-16, e para o TACP.

Eu só presumi que a hora de voo do T-50 fosse inferior à hora de voo do F-16 ou no futuro do F-35, para o TACP é indiferente, eles apontam o laser para onde querem a bomba e ela tem de ir lá bater. Mas para a Força Aérea o custo em combustível e em desgaste de material que tem de ser substituído, que vai obrigar a efectuar mais inspecções periódicas, numa aeronave ou noutra, não é indiferente.
« Última modificação: Junho 14, 2024, 11:37:43 pm por Lightning »

*

dc

• Investigador
  • 9359
  • +5251/-900
« Responder #1925 em: Junho 14, 2024, 11:57:38 pm »
É claro que havendo disponível uma aeronave que possa fazer essa função, por custos inferiores, e se esse treino for fora do envelope de h/voo mínimas que os pilotos de caça têm de fazer, aí sim compensa usar a aeronave mais barata. Mas lá está, é uma questão de perceber com que frequência se faz, com que frequência temos pilotos a largar bombas, e "casar" as duas coisas. Para largar bombas guiadas a laser, até com UCAVs poderás eventualmente fazer.

Por outro lado, o TA-50 oferece um verdadeiro adversário para treinos BVR (e não só), algo que não dava para fazer com outras aeronaves que nem radar possuem. Seria uma aeronave que permitia aumentar o nível de prontidão das duas esquadras de combate, ao mesmo tempo que seria um bom caça de segunda linha.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Get_It

• Investigador
  • 2616
  • Recebeu: 709 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
« Responder #1926 em: Julho 07, 2024, 07:49:00 am »
Entretanto, no Peru:

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Pescador

*

Pescador

• Investigador
  • 5320
  • +5931/-3604
« Responder #1927 em: Julho 07, 2024, 12:20:02 pm »
Já podemos exercitar com o Peru usando os Tucanitos. Munição real. que se f.... compramos mais

Mas agora e, se fossem TA50 quantos eram por 180 ou 200 milhões? Não chegavam para treino?
Não teríamos condições com uma pareceria, já que este modelos são tão do agrado geral lá por fora?
Se calhar não nos deixam ter, ficam com ciúmes
« Última modificação: Julho 07, 2024, 12:33:50 pm por Pescador »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

• Investigador
  • 20732
  • Recebeu: 6639 vez(es)
  • Enviou: 7533 vez(es)
  • +7906/-12006
« Responder #1928 em: Julho 07, 2024, 12:52:16 pm »
Então mas os hermanos latino americanos não quiseram o supra sumo da Embraer?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Pescador

• Investigador
  • 5320
  • +5931/-3604
« Responder #1929 em: Julho 07, 2024, 11:22:56 pm »
Então mas os hermanos latino americanos não quiseram o supra sumo da Embraer?

Não precisam de agradar, Cá precisam para ter tacho na empresa e casa no Brasil para ir ver o Samba

*

dc

• Investigador
  • 9359
  • +5251/-900
« Responder #1930 em: Julho 09, 2024, 03:40:53 pm »
Entretanto, no Peru:

Cumprimentos,

Mais importante, é a forma como a KAI demonstrou disponibilidade para criar uma linha de produção lá. Portanto aquela narrativa de que só a Embraer oferece "contrapartidas para a indústria de Defesa", sai completamente furada.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf, Pneucareca

*

saabGripen

• Investigador
  • 1358
  • Recebeu: 232 vez(es)
  • Enviou: 77 vez(es)
  • +814/-1249
« Responder #1931 em: Julho 09, 2024, 08:11:26 pm »
Entretanto, no Peru:

Cumprimentos,

Mais importante, é a forma como a KAI demonstrou disponibilidade para criar uma linha de produção lá. Portanto aquela narrativa de que só a Embraer oferece "contrapartidas para a indústria de Defesa", sai completamente furada.

Esta afirmação é uma alucinação.

No dia em que a FAP falar em comprar um destes modelos ou os dois, eu bato palmas.
Só que essa ideia nunca passou pela cabeça da FAP.

Portanto, isto de que "Só a Embraer..." é só para iniciar aqui uma "conversa" que não vai acontecer.

*

Pescador

• Investigador
  • 5320
  • +5931/-3604
« Responder #1932 em: Julho 09, 2024, 08:55:46 pm »
Duas conversas nunca deviam acontecer.
Uma a hipotética e patética aquisição dos Gripen
Segunda, a aquisição dos tucanitos

Mas então a dos Gripen, está de tal maneira "fora demão" que é mesmo aquela coisa que só confirma o que é dito sobre negociatas, padrinhos e mãos untadas

Entretanto, este burros andam nisto com os F35. Essa coisa sem jeito
https://www.cavok.com.br/rheinmetall-avanca-com-programa-de-caca-f-35a-na-alemanha

Já tinha dito que só mesmo a pancada? Não? Então fica aqui a ideia.
Podridão de gente

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

nelson38899

• Investigador
  • 5539
  • Recebeu: 875 vez(es)
  • Enviou: 857 vez(es)
  • +701/-2671
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

dc

• Investigador
  • 9359
  • +5251/-900
« Responder #1934 em: Julho 11, 2024, 02:16:30 pm »
Os nossos diz- se que já não estavam em condições para voar. Portanto, as opções realistas são essencialmente aeronaves novas.

Agora o problema, é que uma aeronave a hélice era suposto ser um "stop gap", barato e em quantidade QB (6) tal como tinha acontecido com os Koala, e de repente já se fala em duas dúzias, porque algum saloio se lembrou que no séc. XXI vamos andar a fazer CAS com aquilo, quando todos os outros vão fazer com UCAVs.

A alternativa 2.0, seria uma solução já a pensar para o longo prazo (para durar 30-35 anos) e não stop gap, que deveria recair numa aeronave a jacto, como o TA-50. Seria mais cara que comprar aeronaves a hélice, mas é "future proof".

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador