Substituição dos Alpha-jet

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1905 em: Junho 12, 2024, 07:05:06 pm »

Assim de repente parece mesmo um substituto do Alpha   :D

É demasiado armado, Pescador. Já sabes que isso é sempre um "no no" para quem manda, cruzes canhoto poder levar tanta munição.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1906 em: Junho 12, 2024, 09:53:02 pm »
Exactamente, imaginem a FAP conseguir uns 8-10 aviões desses, que além de responderem às necessidades de treino, são versáteis o suficiente para servirem caças de segunda-linha caso a coisa aqueça, e tudo isto por uns 400-500 milhões (na versão TA-50 e olhando para os contratos assinados por outros países). Claro que isso não pode ser!
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1907 em: Junho 12, 2024, 09:55:30 pm »
Exactamente, imaginem a FAP conseguir uns 8-10 aviões desses, que além de responderem às necessidades de treino, são versáteis o suficiente para servirem caças de segunda-linha caso a coisa aqueça, e tudo isto por uns 400-500 milhões (na versão TA-50 e olhando para os contratos assinados por outros países). Claro que isso não pode ser!

Pelo preço de compra de 1 TA-50, mandas formar todos os pilotos de F durante 20 ou mais.
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1908 em: Junho 12, 2024, 10:36:38 pm »
Então, que não se compre nada. Até porque os 200M dos ST, pagavam uns 50 anos de formação de pilotos.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1909 em: Junho 13, 2024, 12:27:37 pm »
Então, que não se compre nada. Até porque os 200M dos ST, pagavam uns 50 anos de formação de pilotos.

Comprar os ST ex FAB era interessante. Comprar ST novos é apenas estúpido.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1910 em: Junho 13, 2024, 12:48:16 pm »
Eu já só digo aversão T50, nem ia mais longe no F porque não se podem substituir misseis por garrafas de whisky. Não é como na Marinha que deixa tudo amplo para carga a gosto e os misseis são os mesmos há 30 anos
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1911 em: Junho 13, 2024, 01:11:58 pm »
Eu já só digo aversão T50, nem ia mais longe no F porque não se podem substituir misseis por garrafas de whisky. Não é como na Marinha que deixa tudo amplo para carga a gosto e os misseis são os mesmos há 30 anos

Na volta nem misseis tens
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1912 em: Junho 13, 2024, 01:54:34 pm »
Então, que não se compre nada. Até porque os 200M dos ST, pagavam uns 50 anos de formação de pilotos.

Comprar os ST ex FAB era interessante. Comprar ST novos é apenas estúpido.

Eu já tinha dito que dificilmente aquele negócio falado de 40, 60 ou 80 milhões (já não me lembro do valor) por uns 10 ST da FAB "usados mas com zero horas", ia avançar. Tal como achava o valor em si improvável.

Agora novos, quando a diferença de preço não é assim tão grande em comparação com certos modelos a jacto, não faz sentido nenhum.
 

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Red Baron

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1913 em: Junho 13, 2024, 02:25:59 pm »
Então, que não se compre nada. Até porque os 200M dos ST, pagavam uns 50 anos de formação de pilotos.

Comprar os ST ex FAB era interessante. Comprar ST novos é apenas estúpido.

Eu já tinha dito que dificilmente aquele negócio falado de 40, 60 ou 80 milhões (já não me lembro do valor) por uns 10 ST da FAB "usados mas com zero horas", ia avançar. Tal como achava o valor em si improvável.

Agora novos, quando a diferença de preço não é assim tão grande em comparação com certos modelos a jacto, não faz sentido nenhum.

Nenhum jato consegue entregar o que o ST entrega pelo preço. O problema é que não faz sentido gastar tanto dinheiro para comprar uns votos na ONO quando não temos verba para o upgrade do SATCOM e manutenção dos PODs dos F-16.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1914 em: Junho 13, 2024, 05:40:03 pm »
os bonecos gostam de fazer figuras de saloio com os estranjas e depois cá é só misérias
Por isso ONU sim bora lá. Cá as AA dos anos 70 e navios dos anos 80
"Ta-se" bem
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1915 em: Junho 13, 2024, 08:03:57 pm »
Nenhum jato consegue entregar o que o ST entrega pelo preço.

Ambos sabemos que isso não é verdade. O ST só oferece vantagens em COIN, e o custo h/voo. Em tudo o resto, é inferior. O preço é o preço, e pelo preço, de um lado tens uma aeronave a hélice, do outro tens uma aeronave supersónica, que vem com radar e maior potencial em termos de opções de armamento.

Para COIN, não faz sentido usar nem o ST nem uma aeronave a jacto, a partir do momento em que UCAVs fazem o trabalho, e não colocam em risco pilotos.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1916 em: Junho 13, 2024, 09:20:30 pm »
Nenhum jato consegue entregar o que o ST entrega pelo preço.

Ambos sabemos que isso não é verdade. O ST só oferece vantagens em COIN, e o custo h/voo. Em tudo o resto, é inferior. O preço é o preço, e pelo preço, de um lado tens uma aeronave a hélice, do outro tens uma aeronave supersónica, que vem com radar e maior potencial em termos de opções de armamento.

Para COIN, não faz sentido usar nem o ST nem uma aeronave a jacto, a partir do momento em que UCAVs fazem o trabalho, e não colocam em risco pilotos.

É para isso que Portugal quer comprar. E o mesmo que dizer que o Gyökeres só serve para marcar golos.
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1917 em: Junho 13, 2024, 10:33:09 pm »
Voltamos sempre ao mesmo argumento. Uns dizem que será comprado para treino, e missões em África são secundárias, outros dizem que serão para as missões em África, e as missões de treino são secundárias.

De resto, o COIN já foi mais que discutido, que para um país como Portugal, ter aeronaves de combate que apenas podem combater em missões de baixa e muito baixa intensidade, não faz sentido. Países bem mais ricos que nós não fazem isso, quanto mais nós. A curto prazo desenrasquem com helicópteros armados, e a médio/longo-prazo essas missões ficam encarregues de UCAVs.
 
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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1918 em: Junho 14, 2024, 09:40:46 am »
Exactamente, imaginem a FAP conseguir uns 8-10 aviões desses, que além de responderem às necessidades de treino, são versáteis o suficiente para servirem caças de segunda-linha caso a coisa aqueça, e tudo isto por uns 400-500 milhões (na versão TA-50 e olhando para os contratos assinados por outros países). Claro que isso não pode ser!

Eu ainda não pesquisei pormenores destas aeronaves, mas claro que o avião italiano e o sul-coreano parece serem os melhores. Eu percebo a necessidade da FAP em ter uma aeronave de treino que possa levar armamento, isso permite treinar os pilotos na parte de emprego de armas, treinar equipas TACP no solo, por um preço inferior a fazer esse treino com recurso a caças de 1a linha.

Até arrisco, se esse jacto conseguir ser super sónico, nem falo em mach 2, só mach 1 ou pouco mais, até podem alternar com os F-16/F-35 o QRA nacional em tempo de paz, conseguem acompanhar aeronaves comerciais ou até bombardeiros russos subsonicos... Se existir risco de encontrar caças do outro lado é que já não os enviava (missão na Lituânia e outras idênticas).

PS: Acho que ia para o FA-50, tem velocidade mach 1.5, a Polónia adquiriu algumas dezenas.

« Última modificação: Junho 14, 2024, 09:49:40 am por Lightning »
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1919 em: Junho 14, 2024, 11:44:17 am »
Exactamente, imaginem a FAP conseguir uns 8-10 aviões desses, que além de responderem às necessidades de treino, são versáteis o suficiente para servirem caças de segunda-linha caso a coisa aqueça, e tudo isto por uns 400-500 milhões (na versão TA-50 e olhando para os contratos assinados por outros países). Claro que isso não pode ser!

Eu ainda não pesquisei pormenores destas aeronaves, mas claro que o avião italiano e o sul-coreano parece serem os melhores. Eu percebo a necessidade da FAP em ter uma aeronave de treino que possa levar armamento, isso permite treinar os pilotos na parte de emprego de armas, treinar equipas TACP no solo, por um preço inferior a fazer esse treino com recurso a caças de 1a linha.

Até arrisco, se esse jacto conseguir ser super sónico, nem falo em mach 2, só mach 1 ou pouco mais, até podem alternar com os F-16/F-35 o QRA nacional em tempo de paz, conseguem acompanhar aeronaves comerciais ou até bombardeiros russos subsonicos... Se existir risco de encontrar caças do outro lado é que já não os enviava (missão na Lituânia e outras idênticas).

PS: Acho que ia para o FA-50, tem velocidade mach 1.5, a Polónia adquiriu algumas dezenas.



Mais caro estes T ou F, mas dinheiro melhor empregue sem duvida. Alguns falam de valores conforme mas é o interesse próprio em vender o seu produto. Os KC foram baratos????
Para patrulha do espaço aéreo e armado com armas contra navios era mais uma solução, acumulado com treino avançado etc numa pequena quantidade a volta de uns 10, devia garantir treino e esquadra deslocada na Madeira como no passado com os G91