Volto a este tópico e reforço a ideia de que a escolha adequada é o
TA-50 Block II (ou um eventual Block acima).

Um dos mitos usados para justificar a compra dos ST em vez de uma aeronave a jacto, é que estes últimos são caros. Mas...
- 10-12 ST (~200M) + 6º KC-390 (~110M) = 300+M
- 8-10 TA-50 poderão ter um custo a rondar os 400-450M
Entre gastar 300M em aquisições que não fazem sentido, ou gastar 450M numa aquisição que se encaixa que nem uma luva nas necessidades nacionais,
a opção racional é comprar o TA-50.(A opção M-346FT não é muito mais cara, no entanto creio que não possui radar, e não é supersónico, o que pelo preço, dá vantagem ao TA-50)
Vantagens:
-a Esq.103 fica despachada para os próximos 30-40 anos (se viesse o ST, daqui a 10 precisávamos de comprar outra aeronave para treino avançado)
-capacita a FAP com uma aeronave de combate dissimilar, ideal para treinar pilotos de F-16 (que incluiria treino BVR, ao contrário dos ST e dos AJet)
-capacidade de combate muito mais relevante, enquanto caça de segunda-linha, para ambientes de média/alta intensidade (a versão Block II já está certificada para JDAM, e provavelmente JDAM-ER, além de AIM-9, bombas burras, AGM-65 Maverick e canhão de 20mm que usa a mesma munição dos F-16)
Incluía ainda:
-certificação para mísseis BVR (AMRAAM, ou se não for possível, Meteor ou I-Derby ER)
-certificação para mais armamento guiado ar-solo/ar-superfície (família Paveway, Brimstone/Spear 3 ou StormBreaker, SDB e APKWS-II)
-certificar se possível um míssil anti-navio (idealmente Harpoon, opcionalmente Marte ER caso o Harpoon seja pesado demais)
-certificação para utilização dos pods Litening e pods ECM (com a substituição dos Litening por Sniper ATP nos F-16, os Litening transitavam para os TA-50)
Adicionalmente, questionava o fabricante se seria possível uma versão "TA-50PT" vir equipada com sonda de reabastecimento.

PS: Algo interessante aqui, é que os TA-50 estariam em Beja. Em Beja temos P-3C, que partilhariam os Maverick com os TA-50 (e possivelmente os Harpoon), e os KC-390, que partilhariam os Litening e conseguiriam reabastecer os TA-50 se viessem com a sonda de abastecimento. Teríamos em Beja uma sociedade interessante.