« Responder #1 em: Outubro 01, 2007, 10:47:45 pm »
Nestlé quer abrir 10 lojas Sical e Buondi por anoA Nestlé Cafés Torrados pretende abrir 10 lojas por ano e atingir em 2010 as 150 unidades, tendo orçamentado um milhão de euros anuais para novos investimentos e para remodelações, afirmou hoje a directora de Marketing.
Em declarações à agência Lusa, Maria José Santos referiu que a empresa, que detém as marcas de café Sical, Buondi, Tofa e Christina, já tem 110 lojas e quiosques a funcionar em todo o país, ocupando o primeiro lugar de estabelecimentos deste tipo, seguida da Delta Cafés, com um número superior a 70.
As lojas da empresa são essencialmente das marcas Buondi e Sical.
A Sical, que detém maior número de lojas, na Nestlé, com 64, abre hoje um novo café em Lisboa, passando a deter em todo o país 34 estabelecimentos com o logo da marca, além dos 32 quiosques em espaços comerciais.
Este ano, já entraram em funcionamento cinco lojas Sical.
O novo espaço está inserido no empreendimento Alcântara Rio, tem 45 metros quadrados de espaço interior, aliados a uma esplanada, com 16 lugares sentados, «num design moderno e ambiente condizente com as zonas de escritórios e residencial que o envolve», como explica uma informação da empresa.
«Este investimento da marca prossegue a expansão da Nestlé Cafés Torrados nas áreas mais nobres da cidade de Lisboa», cidade onde passa a ter 23 lojas e 17 quiosques, acrescenta.
«Os pontos de venda são importantes também para [promover] a imagem do produto», numa altura em que se assiste a uma transferência de consumo do café para casa, defendeu Maria José Santos.
Aliás, embora cresça a quantidade de café consumido em casa, o seu valor desce «devido à influência das marcas próprias» das insígnias comerciais que ganham peso no mercado, explicou.
A responsável pelo Marketing da Nestlé Cafés Torrados diz que a transferência de consumo da tradicional «bica» para dentro de casa «não é preocupante» pois os pontos de venda das suas marcas situam-se principalmente em centros comerciais, junto a estabelecimentos Modelo (grupo Sonae Distribuição) ou nas estações do Metropolitano de Lisboa, locais de «grande tráfego de pessoas».
Com a Nestlé desde 1987, a Sical apresenta lotes de café diferenciados para cada segmento do mercado, da Cafetaria Profissional à gama de Consumo no Lar, onde já disponibiliza unidoses, que permitem uma reparação mais fácil do café expresso em casa.
A marca Sical, no Canal Horeca (hotéis, restaurante e café), é distribuída em mais de 8 000 pontos de venda.
Uma informação da empresa refere que, no segmento Fora do Lar, com a proliferação e expansão dos centros comerciais nos principais centros urbanos e o rápido desenvolvimento da rede viária, principalmente auto-estradas, e dos transportes, como Metropolitano e comboios, os hábitos alimentares e de consumo dos portugueses têm registado grandes alterações.
Reconhecendo esta tendência, a Sical desenvolveu, em 1996, um conceito de coffee-shops e quiosques, detendo desde então pontos de venda da marca nos principais centros comerciais e estações de Metro de Lisboa.
Diário Digital / Lusa