Caro Henrique,
a FAP tem uma alternativa extremamente simples ao C-390: não ter uma aeronave de transporte entre os C-295 e os A-400M!
Aliás, considerando a crónica falta de meios humanos e dinheiro de que a FAP sofre, essa alternativa é extremamente provável.
É verdade caro lurker, existe sim essa possibilidade levantada por vos. Mas vamos pensar um pouco. Se o governo portugues adquirir o A-400 o que ele ganhará com isso em termos de emprego, retorno financeiro, etc? Sabemos que hoje a OGMA pertence a Embraer, pode ser que esta não aceite fabricar ou montar o A-400M.
Outra questão é; A FAP precisa de um avião do porte do A-400? Se precisa quantos poderão ser comprados e mantidos operacionalmente?
Não seria mais vantajoso para Portugal adquirir um avião que provavelmente será montado em vosso país, com mão de obra portuguesa e ainda mais gerando receita para o país? Sem falar que a OGMA se tornará o centro de manutenção do C-390 na Europa.
Não seria melhor comprar uma quantidade maior de C-390 do que algumas unidades de A-400M, pois o primeiro será notadamente mais barato em custos de aquisição e manutenção, podendo dessa forma ser operado em maior quantidade?
Lembre-se da "cronica falta de recursos que a FAP sofre";
Tenho certeza que o governo portugues e a FAP estão avaliando essas questões! Só o futuro dirá.