Caça-bombardeiro Dassault/Dornier Alpha-Jet AÉ um caça-bombardeiro subsónico destinado a treino avançado e apoio aéreo próximo. Portugal recebeu a sua frota – que totaliza quase cinquenta aeronaves – em 1993. A frota nacional foi usada anteriormente pela Alemanha que a cedeu a Portugal em troca da utilização da base aérea de Beja pela Luftwaffe. Por isso, as aeronaves nacionais são destinadas essencialmente a missões de ataque, ao contrário da versão ao serviço do Armée de l'Air - usada para treino e instrução.O número de aeronaves operacionais não é constante, já que nenhuma aeronave foi definitivamente abatida ao serviço. Os aparelhos estão atribuídos às Esquadras 301 e 103, baseadas em Beja. A Esquadra 301 tem como missões o apoio aéreo próximo e ataque ao solo. A Esquadra 103 utiliza as suas aeronaves na conversão operacional de pilotos e treino avançado. Paralelamente, foi formada a Parelha da Cruz de Cristo - cuja primeira exibição se deu em 2002, durante o 50º aniversário da FAP, então, como o nome de Flying Display Team - que tem actuado em algumas cerimónias do ramo e que é constituída por dois instrutores da Esquadra 103.O primeiro acidente com estas aeronaves ocorreu em Outubro de 2003, fruto da colisão no ar entre dois aviões Alpha-Jet. Como consequência deste ocorreu a perda de um deles, tendo o outro ficado seriamente danificado - mas conseguindo aterrar em segurança. Do acidente não, porém, resultaram vítimas mortais. Fonte: Pedro Monteiro / Military Zone
O F-16MLU, muito embora exteriormente seja semelhante ao F-16OCU, sofreu alterações que o colocam ao nível dos melhores aviões de caça do mundo. As modificações mais significativas incluem um conjunto de novos equipamentos e o software que os integra, os quais viabilizam a operação deste avião em qualquer cenário de combate, e que são as seguintes:Computador de voo sofisticado e a consequente actualização do software de combate; redesenho do cockpit e do interface piloto-máquina; radar com melhores capacidades, quer no emprego ar-ar, quer em ar-solo; identificador electrónico de aeronaves; incorporação de GPS; incorporação de Data Modem e de Link16; incorporação de capacidade de comunicação criptográfica; capacidade de utilização de Night Vision Goggles (NVG) e de Helmet Mounted Sight; incorporação de sistemas de auto-protecção integrados. Esta transformação confere à aeronave novas capacidades, sendo as mais relevantes: - detecção de alvos aéreos e terrestres a longa distância;- operação em quaisquer condições meteorológicas e de luminosidade;- identificação de outras aeronaves através de meios de detecção electrónica;- integração em redes de gestão do campo de batalha;- emprego de mísseis anti aéreos de longo alcance;- emprego de armamento anti-navio e anti terrestre de longo alcance;- emprego de armamento de precisão com guiamento LASER ou GPS;
Felizmente passam todos pela minha zona assim que levamtam ou quando vão aterrar.deixo aqui algumas fotos.Clica Para Ampliar as Fotos:C-130 C-130 C-130 C-295http://www.pedrobernardo.webs.com Visitem o meu Site de Fotografia e deixem Comentario as fotos,Obrigado
Lindo!
During the late 1950s, the Portuguese Air Force were looking to replace their Lockheed T-33 trainers and were starting to evaluate different types. It first evaluated a french Morane-Saulnier MS760 Paris aircraft, but it didn't impress and was written off in an accident.The next candidate was the Jet Provost, and T.2 demonstrator G-AOUS was issued with the military serial ‘5803’.The aircraft was a unique series T.2B, similar to the T.2 series but, as mentioned earlier fitted with a bigger Viper 11 engine. It lacked the ejection seats of the T.3 and later marks. G-AOUS arrived in Portugal from Luton in early 1959 and was tested throughout the rest of the year. Unfortunately, no order was placed and the aeroplane returned to the UK by sea early in 1960.