Os 28 F16A/B MLU da FAP

• 3645 Respostas
  • 716370 Visualizações
*

P44

• Investigador
  • 19905
  • Recebeu: 6278 vez(es)
  • Enviou: 7054 vez(es)
  • +7592/-10733
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3540 em: Junho 25, 2024, 02:48:40 pm »
Era isso que eu ia dizer. Na volta não havia mais nada disponível
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

dc

• Investigador
  • 9144
  • Recebeu: 4465 vez(es)
  • Enviou: 793 vez(es)
  • +5133/-853
« Responder #3541 em: Junho 25, 2024, 03:14:08 pm »
Parece mesmo confirmar-se que o bilugar F-16BM "15144" estará na Lituânia a integrar o destacamento EAP/BAP, pelo menos pelas imagens publicadas hoje acerca do exercício BALTOPS24 (caso as mesmas não sejam de arquivo, claro).

Força Aérea no BALTOPS24

Em 17 de Junho, a Força Aérea Portuguesa iniciou o seu envolvimento no Exercício BALTOPS24 – o maior exercício multinacional no Mar Báltico.

O exercício decorreu de 7 a 20 de junho, com o objetivo de melhorar a segurança marítima na região através da parceria e da partilha de recursos, e reforçar a cooperação entre os Estados Bálticos. Envolveu mais de 50 navios, mais de 85 aeronaves e aproximadamente 9.000 militares provenientes de 20 países membros da NATO.

Durante o BALTOPS, a Força Aérea desempenhou um papel crucial em várias missões, incluindo policiamento aéreo, guerra antissubmarina, reconhecimento e apoio aéreo próximo às forças terrestres e marítimas. A participação portuguesa não só demonstrou a capacidade operacional e a prontidão dos seus militares, como também fortaleceu os laços de cooperação com as forças aliadas através de missões de integração.

O exercício coincidiu com a missão realizada no destacamento em Siauliai, na Lituânia, no âmbito do destacamento Enhanced Air Policing e Assurance Measures da NATO. A Força Aérea Portuguesa continua a sua missão, que constitui parte integrante do esforço da NATO para proteger o espaço aéreo dos países bálticos. Este esforço é essencial para garantir a segurança e a integridade territorial da Aliança Atlântica.

#ForçasArmadasPortuguesas #WeareNATO

https://www.facebook.com/emgfa/posts/pfbid07Dmpd2socG4FUwWtpe4kffJSsmvDDSaePWGms1af6brJvasEAkHGkZmG5sFkG488l

Normalmente, as versões bilugares são preteridas em favor dos monolugares principalmente por razões de alcance (o segundo assento diminui a quantidade de combustível carregado, além de aumentar a resistência aerodinâmica), e como tal não é muito comum ver os F-16B/BM a integrar a parelha QRA(I) tanto em Portugal, como em missões no estrangeiro. Espero que isto não seja sinal de que as coisas estão (ainda mais) complicadas para os lados de Monte Real em termos de disponibilidade de células. :-\

De notar que, dos F-16 da foto, é o único que não tem depósitos nas asas, e possui o depósito ventral. Não fazia mais sentido terem todos a mesma configuração?

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6107
  • Recebeu: 6430 vez(es)
  • Enviou: 4311 vez(es)
  • +10116/-2754
« Responder #3542 em: Junho 25, 2024, 05:20:45 pm »
De notar que, dos F-16 da foto, é o único que não tem depósitos nas asas, e possui o depósito ventral. Não fazia mais sentido terem todos a mesma configuração?

Vai em configuração de passeio, só com o tanque da linha central. Também rapidamente é reconfigurado, não te preocupes. ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

Red Baron

• Investigador
  • 2906
  • Recebeu: 597 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +164/-474
« Responder #3543 em: Junho 25, 2024, 05:53:14 pm »
Acho que foi para lá fazer outras coisas do que QRA.
Segundo o EMGFA, "a participação portuguesa não só demonstrou a capacidade operacional e a prontidão dos seus militares, como também fortaleceu os laços de cooperação com as forças aliadas através de missões de integração".

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6107
  • +10116/-2754
« Responder #3544 em: Junho 25, 2024, 06:38:44 pm »
Acho que foi para lá fazer outras coisas para além do que QRA.

Assim está melhor.  8)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

*

wyldething

• Membro
  • *
  • 172
  • Recebeu: 105 vez(es)
  • Enviou: 131 vez(es)
  • +9/-36
« Responder #3545 em: Junho 25, 2024, 06:55:14 pm »
Acho que foi para lá fazer outras coisas para além do que QRA.

Assim está melhor.  8)

O 44 foi para a Lituânia para treinar pilotos (nossos), porque a atividade na BA5 durante o destacamento resume-se praticamente ao QRA.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6107
  • +10116/-2754
« Responder #3546 em: Junho 25, 2024, 07:51:54 pm »
O 44 foi para a Lituânia para treinar pilotos (nossos), porque a atividade na BA5 durante o destacamento resume-se praticamente ao QRA.

Curiosa essa opção, sem dúvida. 
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

*

goncalobmartins

• Perito
  • **
  • 424
  • Recebeu: 191 vez(es)
  • Enviou: 340 vez(es)
  • +37/-2
« Responder #3547 em: Junho 25, 2024, 08:55:48 pm »
Parece mesmo confirmar-se que o bilugar F-16BM "15144" estará na Lituânia a integrar o destacamento EAP/BAP, pelo menos pelas imagens publicadas hoje acerca do exercício BALTOPS24 (caso as mesmas não sejam de arquivo, claro).

Força Aérea no BALTOPS24

Em 17 de Junho, a Força Aérea Portuguesa iniciou o seu envolvimento no Exercício BALTOPS24 – o maior exercício multinacional no Mar Báltico.

O exercício decorreu de 7 a 20 de junho, com o objetivo de melhorar a segurança marítima na região através da parceria e da partilha de recursos, e reforçar a cooperação entre os Estados Bálticos. Envolveu mais de 50 navios, mais de 85 aeronaves e aproximadamente 9.000 militares provenientes de 20 países membros da NATO.

Durante o BALTOPS, a Força Aérea desempenhou um papel crucial em várias missões, incluindo policiamento aéreo, guerra antissubmarina, reconhecimento e apoio aéreo próximo às forças terrestres e marítimas. A participação portuguesa não só demonstrou a capacidade operacional e a prontidão dos seus militares, como também fortaleceu os laços de cooperação com as forças aliadas através de missões de integração.

O exercício coincidiu com a missão realizada no destacamento em Siauliai, na Lituânia, no âmbito do destacamento Enhanced Air Policing e Assurance Measures da NATO. A Força Aérea Portuguesa continua a sua missão, que constitui parte integrante do esforço da NATO para proteger o espaço aéreo dos países bálticos. Este esforço é essencial para garantir a segurança e a integridade territorial da Aliança Atlântica.

#ForçasArmadasPortuguesas #WeareNATO

https://www.facebook.com/emgfa/posts/pfbid07Dmpd2socG4FUwWtpe4kffJSsmvDDSaePWGms1af6brJvasEAkHGkZmG5sFkG488l

Normalmente, as versões bilugares são preteridas em favor dos monolugares principalmente por razões de alcance (o segundo assento diminui a quantidade de combustível carregado, além de aumentar a resistência aerodinâmica), e como tal não é muito comum ver os F-16B/BM a integrar a parelha QRA(I) tanto em Portugal, como em missões no estrangeiro. Espero que isto não seja sinal de que as coisas estão (ainda mais) complicadas para os lados de Monte Real em termos de disponibilidade de células. :-\

As imagens não são meramente ilustrativas? É que o P-3 é o 09, e esse acho que está em Halifax. O 10 é que está na Lituânia e o 08 no Reino Unido, não?

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6107
  • +10116/-2754
« Responder #3548 em: Junho 25, 2024, 09:31:37 pm »
As imagens não são meramente ilustrativas? É que o P-3 é o 09, e esse acho que está em Halifax. O 10 é que está na Lituânia e o 08 no Reino Unido, não?

Como é que consegues perceber que é o "09" nesta imagem, Gonçalo? Não estou a colocar esse facto em dúvida, mas sinceramente o pano de fundo da fotografia parece-me ser a paisagem rural lituana.

Não queria ser má-língua de forma gratuita, mas provavelmente agora vou sê-lo: quando a base da aviação de caça nacional fica com uma atividade reduzida após enviar 4 caças e perto de 100 homens em destacamento para o estrangeiro durante 4 meses, penso estar tudo dito a vários níveis, que neste momento nem me darei ao trabalho de elaborar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, sivispacem, dc

*

goncalobmartins

• Perito
  • **
  • 424
  • Recebeu: 191 vez(es)
  • Enviou: 340 vez(es)
  • +37/-2
« Responder #3549 em: Junho 25, 2024, 11:35:51 pm »

Como é que consegues perceber que é o "09" nesta imagem, Gonçalo? Não estou a colocar esse facto em dúvida, mas sinceramente o pano de fundo da fotografia parece-me ser a paisagem rural lituana.

Eu vi a publicação original no instagram, e uma das imagens que aparece lá é a do 09. Mas no adsb, no dia 17 de junho, data que a mesma publicação indica como inicio da participação da FAP no BALTOPS24, o 10 é que estava no Báltico... Daí a minha questão, em que tal como acontece com outras publicações da FAP, se as imagens eram meramente ilustrativas, até porque já aqui falámos do 10 estar na Lituânia e o 09 estar em Halifax...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

wyldething

• Membro
  • *
  • 172
  • Recebeu: 105 vez(es)
  • Enviou: 131 vez(es)
  • +9/-36
« Responder #3550 em: Junho 26, 2024, 11:28:10 am »

Eu vi a publicação original no instagram, e uma das imagens que aparece lá é a do 09. Mas no adsb, no dia 17 de junho, data que a mesma publicação indica como inicio da participação da FAP no BALTOPS24, o 10 é que estava no Báltico... Daí a minha questão, em que tal como acontece com outras publicações da FAP, se as imagens eram meramente ilustrativas, até porque já aqui falámos do 10 estar na Lituânia e o 09 estar em Halifax...

As fotos em formação com os F-16 são atuais, as do P-3 isolado são de arquivo

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning, goncalobmartins

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6107
  • +10116/-2754
« Responder #3551 em: Junho 29, 2024, 09:17:09 am »
F-16AM "15103" e "15142" numa saída de treino em Siauliai, Lituânia.

(Fotos: EMGFA)

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething, goncalobmartins

*

Pescador

• Investigador
  • 5225
  • Recebeu: 3414 vez(es)
  • Enviou: 2877 vez(es)
  • +5895/-3191
« Responder #3552 em: Junho 29, 2024, 12:20:36 pm »
F-16AM "15103" e "15142" numa saída de treino em Siauliai, Lituânia.

(Fotos: EMGFA)

Ao olhar para o que falta fazer, se pode e deve fazer nestes F16M que o metam num nível acima que garanta credibilidade combatente durante mais uma dúzia de anos e, vão deitar fora 200 milhões, para...enfim, agradar a meninos gulosos

*

P44

• Investigador
  • 19905
  • Recebeu: 6278 vez(es)
  • Enviou: 7054 vez(es)
  • +7592/-10733
« Responder #3553 em: Junho 29, 2024, 05:28:06 pm »
Mal posso esperar para ver os tucanitos na Lituânia ❤️❤️❤️❤️❤️❤️
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11254
  • Recebeu: 2448 vez(es)
  • Enviou: 3454 vez(es)
  • +783/-1040

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Drecas, goncalobmartins