Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3525 em: Junho 09, 2024, 06:33:27 pm »
Na Noruega estimam que tal poderá ocorrer nos próximos 2/3 anos. Esse prazo coincide com a previsão americana de que por essa altura a China tentará invadir Taiwan. A Rússia só deve iniciar tal conflito, se a China invadir Taiwan, para obrigar os EUA a combater 2 frentes.
Estimo também que esses dois conflitos, poderão abrir portas para outros conflitos localizados, como a Venezuela-Guiana, as Coreias, conflitos em África (possivelmente com Argélia-Marrocos aqui ao lado), Turquia-Grécia, Sérvia-Kosovo,...

De facto dá toda a sensação de que a malha se está a apertar, e que há uma espécie de novo Eixo a congeminar para termos em breve um conflito generalizado a nível global. Infelizmente.

Cá têm rapidamente de deixar de estar sentados sobre as mãos, e começar seriamente a pensar que na iminência de uma guerra (que poderá muito bem ser a derradeira guerra) todos os outros problemas e questões terão forçosamente de ser relegados para segundo plano. À luz de tudo isto, continuar a afirmar-se que a meta dos 2% do PIB para a Defesa Nacional é para ser atingida somente em 2030, é algo que não deveria deixar ninguém descansado ou indiferente.

Ainda temos volfrâmio para vender a ambos os lados?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3526 em: Junho 09, 2024, 06:58:38 pm »
Bom dia,
Estarão a ser planeados exercícios, com dispersão de F-16M, numa autoestrada nacional....
Veremos como reagirá a "populaça"...
Cps,

Que loucura!  :headb:

Será que finalmente alguém nas cúpulas do poder se apercebeu que poderemos ter em breve um conflito de larga escala à nossa porta, ou ter de contribuir ativamente para o esforço coletivo de defesa da Europa Central e Ocidental?

Sim, e perceberam também, que bastam alguns mísseis de cruzeiro, com munição de cacho, para destruir Monte Real...
OS "weather shelters", são isso mesmo...
Triste sina a nossa...


Os quais podem ser lançados de um submarino a 300kms da nossa costa.

O que nos vale é a excelência da nossa defesa anti-aérea, a inveja de Israel.....  :snipersmile:

E das bimbys ASW, se esse ataque tiver lugar de 2027 em diante. Alguém que avise o Putin e lhe peça para 'aguentar os cavalos'...
« Última modificação: Junho 09, 2024, 07:03:22 pm por sivispacem »
Cumprimentos,
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3527 em: Junho 09, 2024, 07:51:04 pm »
https://www.facebook.com/share/r/7gNep1g2AJKeRDfb/

Volto a colocar este link que acho mesmo adequado a Portugal, podendo ser transportado para as Ilhas ou outro ponto por KC ou C130

Não é disruptivo que chegue?
Não é vendido pela Embraer, essa contaminação de interesses pessoais e vassalagem tuga, mas faz falta
« Última modificação: Junho 09, 2024, 07:52:40 pm por Pescador »
 

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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3528 em: Junho 09, 2024, 07:53:29 pm »
Sim, e perceberam também, que bastam alguns mísseis de cruzeiro, com munição de cacho, para destruir Monte Real...
OS "weather shelters", são isso mesmo...
Triste sina a nossa...

Só uma mera curiosidade. Uma vez que estão ou vão testar os nossos F-16 a utilizarem pistas improvisadas de auto-estrada..... não faria sentido estar a viabilidade de utilizarmos alguns dos túneis que temos para servirem de refúgio?

Assim de repente lembro-me da A4 sobre o Marão, com mais de 5km de extensão e centenas de metros bem dentro da montanha!
Ou a A24...... em Castro Daire!

Caso a ameaça seja a Rússia/eixo da Rússia com aliados seus, os russos dificilmente fariam ataques maciços ao ponto de precisarmos de esconder caças em túneis de autoestrada.
Num conflito contra a Espanha, em que a temos fronteira terrestre com eles, já seria diferente dada a proximidade geográfica.

À partida, dispersão pelas bases e usar shelters para esconder as aeronaves dos satélites, seria a prioridade.

Dividia em 3 "classes":
-hangares reforçados, para as aeronaves de alerta, tendo estas tipicamente uma localização mais fixa e previsível
-shelters metálicos, agrupados e individuais
-shelders amovíveis, como o exemplo abaixo
https://www.army-technology.com/contractors/field/rubb-building/

Os shelters metálicos e amovíveis, até podia ter a sua fabricação contratada a alguma empresa local.
Outro passo seriam trabalhos para restaurar as pistas e placas de aeródromos de trânsito e bases aéreas, para receber F-16 sem problemas.

Só em placas individuais (para uma única aeronave, fora as outras placas):
-Na BA8 tens 38
-Na BA5 tens 44
-Na Ota tens 10
-Porto Santo 10

Shelters em metade destas placas, e de repente duplicam os alvos que os russos teriam que tentar destruir.
Acrescentem uns shelters assim nas outras placas:


O passo seguinte era ver internamente que outras infraestruturas aeronáuticas, nomeadamente pequenos aeródromos, seriam adequadas para determinadas aeronaves (exemplo C-295), e ver com a NATO qual seria o plano em termos de dispersão dos meios dos membros. Não me admirava de ver AWACS e aeronaves AAR, entre outras, a serem retiradas do centro da Europa.

Depois era preciso era defesa aérea, no mínimo de medio alcance.
É também preciso investir no armamento dos F-16, porque novamente ter quantidades ridículas de mísseis ar-ar, e tentar fazer ASuW contra navios de guerra com JDAMs não dá com nada.

E isto é o básico dos básicos. Depois vêm considerações tácticas, com base na origem da ameaça. Se a frente se limitar ao Leste da Europa é uma coisa. Se a frente chegar também ao Norte/Centro de África, e vier  do Atlântico Sul, isto complica-se.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3529 em: Junho 12, 2024, 07:07:41 pm »
Citar
RAMSTEIN, Germany – Spanish, Portuguese, Italian and German Air Policing detachments have scrambled their Air Force fighters in the Baltic region in a busy period for NATO Air Policing.

https://ac.nato.int/archive/2024/Busy_period_for_BAP
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3530 em: Junho 16, 2024, 09:44:15 am »
Duas fotos do F-16AM "15142" ontem na Lituânia, durante o 1º dia do Baltic International Airshow 2024.



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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3531 em: Junho 20, 2024, 10:54:03 pm »
Base Aberta Monte Real (BA5) 2014



Beja Air Show (BA11) 2024



O que é se passou com o restante armamento?  ???
« Última modificação: Junho 20, 2024, 11:10:14 pm por goncalobmartins »
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3532 em: Junho 20, 2024, 11:18:15 pm »
Os Maverick transitaram para os P-3, as bombas "burras" provavelmente não acharam necessário o esforço logístico de levar as ditas bombas de propósito para Beja, o mesmo as "bombas" azuis de treino. Não me admirava que os foguetes também fossem usados apenas para treino, se não mesmo descontinuados nos F-16. De resto, não há mais armamento nenhum para apresentar, infelizmente.

Ficava muito melhor um dia haver ali Harpoon, SDB/SDB-II, JASSM, JDAM-ER, APKWS-II, Rampage, AIM-9X, AARGM, mais AMRAAM...
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3533 em: Junho 21, 2024, 11:30:29 am »
Ficava muito melhor um dia haver ali Harpoon, SDB/SDB-II, JASSM, JDAM-ER, APKWS-II, Rampage, AIM-9X, AARGM, mais AMRAAM...

Queres dar um ataque cardíaco ao Ministro das Finanças? :mrgreen:

Já me contentava com o AIM-9X, SDB + StormBreaker, JASSM e na loucura o LRASM.



Base Aberta Monte Real (BA5) 2014



Beja Air Show (BA11) 2024



O que é se passou com o restante armamento?  ???

Nesse dia em 2014 "Os Metralhas" colocaram tudo e mais alguma coisa nesse F-16AM, no entanto os ninhos de foguetes LAU-5003 nunca terão sido utilizados, e os Maverick estavam em phase-out na frota. Fora isso, tudo o resto que se encontrava na foto de há 10 anos se mantém como a Mk.82, GBU-12, GBU-49, as JDAM GBU-31(V)1/B (Mk.84) e GBU-31(V)3/B (BLU-109), o AIM-9L/I-1 e o AIM-120C-5.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3534 em: Junho 21, 2024, 07:04:00 pm »
Também ter em atenção "Monte Real" vs "Beja". Presumo que não tenham stores de vário armamento em Beja e não se estejam para dar ao trabalho de enviar para Beja muito armamento só para exposição.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3535 em: Junho 23, 2024, 06:58:35 pm »
O F-16A "15100" com pintura comemorativa na cauda alusiva aos 30 anos de operação do Fighting Falcon em Portugal, presente em Portimão para as celebrações do 72º aniversário da FAP. Pena a pintura não ter sido antes aplicada numa aeronave operacional.

(Fotos: AFAP - Associação da Força Aérea Portuguesa)


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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3536 em: Junho 23, 2024, 08:25:44 pm »
É um abuso dizerem que os F16 operam há 30 anos em Portugal. Eu estava a fazer a coisa pelos vinte e trocos.
Um gajo ganha anos em cima do lombo em menos de nada.

Ainda outro dia me lembrei da chegada dos C130. Estávamos agarrados ao estirador de desenho na Escola no Barreiro e fomos à janela ver aquilo a passar. Parecia outro mundo
Foi há mais de 20 anos também  :D :D :D


Mas isto só mostra o tempo que se leva a mudar algo.
Com 30 anos de F16 ainda se discute o substituto. Com mais de 30 anos de Fragatas ainda se discute, ou nem isso é levado a  sério.
É tudo assim
« Última modificação: Junho 23, 2024, 08:42:15 pm por Pescador »
 
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« Responder #3537 em: Junho 23, 2024, 10:38:30 pm »
É um abuso dizerem que os F16 operam há 30 anos em Portugal. Eu estava a fazer a coisa pelos vinte e trocos.
Um gajo ganha anos em cima do lombo em menos de nada.

Ainda outro dia me lembrei da chegada dos C130. Estávamos agarrados ao estirador de desenho na Escola no Barreiro e fomos à janela ver aquilo a passar. Parecia outro mundo
Foi há mais de 20 anos também  :D :D :D


Mas isto só mostra o tempo que se leva a mudar algo.
Com 30 anos de F16 ainda se discute o substituto. Com mais de 30 anos de Fragatas ainda se discute, ou nem isso é levado a  sério.
É tudo assim

Quanto tempo levou a discussão da localização do aeroporto de Liboa?? E digo "levou" apesar de, em rigor, não estar seguro que a novela tenha terminado....
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3538 em: Junho 24, 2024, 12:17:54 pm »
Citar
JUN 21 2024
PORTUGUESE AIR FORCE, ON STATUS FOR AIR POLICING, HONE AGILE COMBAT EMPLOYMENT CAPABILITY
RAMSTEIN, Germany – The Portuguese Baltic Air Policing detachment at Šiauliai, Lithuania, trained Agile Combat Employment (ACE) reinforcing their readiness and coordinated response capacity.

https://ac.nato.int/archive/2024/PRT_AF_BAP_ACE_tng

Parelha QRA(I) nacional a intercetar um Sukhoi Su-30SM pertencente à Aviação Naval Russa, durante o destacamento EAP/BAP em curso.

(Foto: Força Aérea Portuguesa)

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3539 em: Junho 25, 2024, 02:47:21 pm »
Parece mesmo confirmar-se que o bilugar F-16BM "15144" estará na Lituânia a integrar o destacamento EAP/BAP, pelo menos pelas imagens publicadas hoje acerca do exercício BALTOPS24 (caso as mesmas não sejam de arquivo, claro).

Citar
Força Aérea no BALTOPS24

Em 17 de Junho, a Força Aérea Portuguesa iniciou o seu envolvimento no Exercício BALTOPS24 – o maior exercício multinacional no Mar Báltico.

O exercício decorreu de 7 a 20 de junho, com o objetivo de melhorar a segurança marítima na região através da parceria e da partilha de recursos, e reforçar a cooperação entre os Estados Bálticos. Envolveu mais de 50 navios, mais de 85 aeronaves e aproximadamente 9.000 militares provenientes de 20 países membros da NATO.

Durante o BALTOPS, a Força Aérea desempenhou um papel crucial em várias missões, incluindo policiamento aéreo, guerra antissubmarina, reconhecimento e apoio aéreo próximo às forças terrestres e marítimas. A participação portuguesa não só demonstrou a capacidade operacional e a prontidão dos seus militares, como também fortaleceu os laços de cooperação com as forças aliadas através de missões de integração.

O exercício coincidiu com a missão realizada no destacamento em Siauliai, na Lituânia, no âmbito do destacamento Enhanced Air Policing e Assurance Measures da NATO. A Força Aérea Portuguesa continua a sua missão, que constitui parte integrante do esforço da NATO para proteger o espaço aéreo dos países bálticos. Este esforço é essencial para garantir a segurança e a integridade territorial da Aliança Atlântica.

#ForçasArmadasPortuguesas #WeareNATO

https://www.facebook.com/emgfa/posts/pfbid07Dmpd2socG4FUwWtpe4kffJSsmvDDSaePWGms1af6brJvasEAkHGkZmG5sFkG488l



Normalmente, as versões bilugares são preteridas em favor dos monolugares principalmente por razões de alcance (o segundo assento diminui a quantidade de combustível carregado, além de aumentar a resistência aerodinâmica), e como tal não é muito comum ver os F-16B/BM a integrar a parelha QRA(I) tanto em Portugal, como em missões no estrangeiro. Espero que isto não seja sinal de que as coisas estão (ainda mais) complicadas para os lados de Monte Real em termos de disponibilidade de células. :-\
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