Os 28 F16A/B MLU da FAP

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sivispacem

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3510 em: Maio 31, 2024, 12:04:20 am »

[/quote]

E para um upgrade para V "verdadeiro" fica a faltar o quê?

Incrível como colocar um radar nos PA I (e comprar os pod) ainda não avançou...
[/quote]

O motor?? ....
Cumprimentos,
 

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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3511 em: Maio 31, 2024, 01:08:03 am »
Suponho que um cockpit remodelado viesse incluído, não?



De resto, diria que o radar é o principal deste upgrade, sendo um salto tecnológico considerável face ao APG-66.

Pessoalmente nem contava com o armamento como parte do upgrade, já que esse é necessário adquirir independente de se fazer um upgrade V ou não. Idealmente adquire-se armamento que depois seja utilizável pelo F-35, e eventualmente outras futuras aeronaves da FAP.
 

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MATRA

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3512 em: Maio 31, 2024, 09:47:24 am »

E para um upgrade para V "verdadeiro" fica a faltar o quê?

Incrível como colocar um radar nos PA I (e comprar os pod) ainda não avançou...
O motor?? ....

Sim e o motor, o Viper usa 2 versões melhoradas: o GE F100-GE-129D no Block 70 e o Pratt & Whitney F100-PW-229EEP no Block 72.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Pilotasso

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3513 em: Maio 31, 2024, 10:59:44 am »
Para já os F-16 mais antigos que sofreram este upgrade (F-16A taiwaneses block 20 como os nossos) não incluíram motor. Se havia algum operador desesperado o suficiente para incluir novos motores seria este, mas não o fizeram. Assim como nós provavelmente não o faremos. Na pratica mais valia comprar aviões novos. venha o F-35, mas com alguns F-16 com o novo radar SABR para QRA.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3514 em: Maio 31, 2024, 11:05:09 am »
Ao invés de assustar o governo com um valor astronómico,  porque não fazem uma aquisição faseada? Primeiro 10 e daqui a uns anos mais 10.

Sei lá, se calhar estou a dizer alguma barbaridade
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3515 em: Maio 31, 2024, 11:14:52 am »


Quando o Governo Português (não a FAP) estiver a pensar a sério num novo caça, vamos receber vários sinais.

- Quando houver uma visita de estado do Emanuel Macron (mais provavelmente o seu sucessor) a Portugal e os foristas perguntarem "o que é que este veio cá fazer?":   SINAL

- Quando houver uma visita de estado do PM da Suécia (mais provavelmente o seu sucessor) a Portugal e os foristas perguntarem "o que é que este veio cá fazer?":   SINAL

Até lá, tudo o que a FAP diz é como a previsão to tempo para Dezembro.
Sabemos que há aquecimento global... e tal ... vai estar um pouco mais frio que em Julho ... se calhar...

Já as previsões da Embraer para Dezembro de 2050 são certinhas

Vão fazer um tucano com 2 motores  ;)
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3516 em: Maio 31, 2024, 11:18:08 am »
Ao invés de assustar o governo com um valor astronómico,  porque não fazem uma aquisição faseada? Primeiro 10 e daqui a uns anos mais 10.

Sei lá, se calhar estou a dizer alguma barbaridade

Uma esquadra mínima, acho que uns 14, penso ser o caso no padrão Nato
Com os tais 19 F16 com radar novo e todo o upgrade possível sem ser V, era já algo a equilibrar a coisa

As munições são as mesmas e claro sabemos que serão sempre escassas as melhores
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3517 em: Junho 06, 2024, 12:31:01 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3518 em: Junho 09, 2024, 10:57:11 am »
Bom dia,
Estarão a ser planeados exercícios, com dispersão de F-16M, numa autoestrada nacional....
Veremos como reagirá a "populaça"...
Cps,
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3519 em: Junho 09, 2024, 01:12:52 pm »
Boa, o passo seguinte tem que ser o "exercício" da aquisição de mais e melhor armamento para os ditos.
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3520 em: Junho 09, 2024, 01:25:38 pm »
Bom dia,
Estarão a ser planeados exercícios, com dispersão de F-16M, numa autoestrada nacional....
Veremos como reagirá a "populaça"...
Cps,

Que loucura!  :headb:

Será que finalmente alguém nas cúpulas do poder se apercebeu que poderemos ter em breve um conflito de larga escala à nossa porta, ou ter de contribuir ativamente para o esforço coletivo de defesa da Europa Central e Ocidental?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3521 em: Junho 09, 2024, 01:45:27 pm »
Na Noruega estimam que tal poderá ocorrer nos próximos 2/3 anos. Esse prazo coincide com a previsão americana de que por essa altura a China tentará invadir Taiwan. A Rússia só deve iniciar tal conflito, se a China invadir Taiwan, para obrigar os EUA a combater 2 frentes.
Estimo também que esses dois conflitos, poderão abrir portas para outros conflitos localizados, como a Venezuela-Guiana, as Coreias, conflitos em África (possivelmente com Argélia-Marrocos aqui ao lado), Turquia-Grécia, Sérvia-Kosovo,...

Por isso era bom que não nos ficássemos por exercícios nas autoestradas, e se investisse alguma coisa. Noutro tópico já falei do que podíamos/devíamos tentar fazer nestes 2/3 anos. Armar como deve ser os F-16 estará no top 2 das prioridades.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3522 em: Junho 09, 2024, 04:16:16 pm »
Na Noruega estimam que tal poderá ocorrer nos próximos 2/3 anos. Esse prazo coincide com a previsão americana de que por essa altura a China tentará invadir Taiwan. A Rússia só deve iniciar tal conflito, se a China invadir Taiwan, para obrigar os EUA a combater 2 frentes.
Estimo também que esses dois conflitos, poderão abrir portas para outros conflitos localizados, como a Venezuela-Guiana, as Coreias, conflitos em África (possivelmente com Argélia-Marrocos aqui ao lado), Turquia-Grécia, Sérvia-Kosovo,...

De facto dá toda a sensação de que a malha se está a apertar, e que há uma espécie de novo Eixo a congeminar para termos em breve um conflito generalizado a nível global. Infelizmente.

Cá têm rapidamente de deixar de estar sentados sobre as mãos, e começar seriamente a pensar que na iminência de uma guerra (que poderá muito bem ser a derradeira guerra) todos os outros problemas e questões terão forçosamente de ser relegados para segundo plano. À luz de tudo isto, continuar a afirmar-se que a meta dos 2% do PIB para a Defesa Nacional é para ser atingida somente em 2030, é algo que não deveria deixar ninguém descansado ou indiferente.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3523 em: Junho 09, 2024, 06:06:04 pm »
Bom dia,
Estarão a ser planeados exercícios, com dispersão de F-16M, numa autoestrada nacional....
Veremos como reagirá a "populaça"...
Cps,

Que loucura!  :headb:

Será que finalmente alguém nas cúpulas do poder se apercebeu que poderemos ter em breve um conflito de larga escala à nossa porta, ou ter de contribuir ativamente para o esforço coletivo de defesa da Europa Central e Ocidental?

Sim, e perceberam também, que bastam alguns mísseis de cruzeiro, com munição de cacho, para destruir Monte Real...
OS "weather shelters", são isso mesmo...
Triste sina a nossa...
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3524 em: Junho 09, 2024, 06:21:06 pm »
Sim, e perceberam também, que bastam alguns mísseis de cruzeiro, com munição de cacho, para destruir Monte Real...
OS "weather shelters", são isso mesmo...
Triste sina a nossa...

Só uma mera curiosidade. Uma vez que estão ou vão testar os nossos F-16 a utilizarem pistas improvisadas de auto-estrada..... não faria sentido estar a viabilidade de utilizarmos alguns dos túneis que temos para servirem de refúgio?

Assim de repente lembro-me da A4 sobre o Marão, com mais de 5km de extensão e centenas de metros bem dentro da montanha!
Ou a A24...... em Castro Daire!