Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Pescador

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3495 em: Maio 30, 2024, 11:13:45 am »
Comprar F16 V, a longo prazo não mudam nada e só era desviar dinheiro. Como os Gripen ou outro idêntico
Diferente é actualizar os F16M existentes que tenham condições para voar a próxima década e, manter em conjunto com a introdução na década de 30 de um avião novo de outra geração que continue  a dar suporte  significativo depois de 2040. Senão depois de 2040 voltávamos quase  a situação dos A7.
Se não houver alguma antecipação será sempre andar na cauda
 

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saabGripen

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3496 em: Maio 30, 2024, 11:14:53 am »


Quando o Governo Português (não a FAP) estiver a pensar a sério num novo caça, vamos receber vários sinais.

- Quando houver uma visita de estado do Emanuel Macron (mais provavelmente o seu sucessor) a Portugal e os foristas perguntarem "o que é que este veio cá fazer?":   SINAL

- Quando houver uma visita de estado do PM da Suécia (mais provavelmente o seu sucessor) a Portugal e os foristas perguntarem "o que é que este veio cá fazer?":   SINAL

Até lá, tudo o que a FAP diz é como a previsão to tempo para Dezembro.
Sabemos que há aquecimento global... e tal ... vai estar um pouco mais frio que em Julho ... se calhar...
 

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Pilotasso

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3497 em: Maio 30, 2024, 11:46:02 am »
Comprar F16 V, a longo prazo não mudam nada e só era desviar dinheiro. Como os Gripen ou outro idêntico
Diferente é actualizar os F16M existentes que tenham condições para voar a próxima década e, manter em conjunto com a introdução na década de 30 de um avião novo de outra geração que continue  a dar suporte  significativo depois de 2040. Senão depois de 2040 voltávamos quase  a situação dos A7.
Se não houver alguma antecipação será sempre andar na cauda

A minha ideia não era comprar F-16V novos (de facto não fazia sentido ), mas sim atualizar tal como já tinha dito à umas paginas atrás. A minha escolha de palavras é que não foi a mais feliz.
Provavelmente o que vai acontecer é termos apenas uma esquadra de um novo caça (seja ele o F-35 ou não) e manter a outra no padrão "F-16AV" digamos assim. A Aquisição do F-35 continua a ser uma hipótese optimista, nunhum governo terá vontade de tomar esta decisão por questões populistas ou por vontade de fazer negociatas por debaixo da mesa (tucano+gripen, não matem o mensageiro, não é o que quero  :mrgreen: ).



Quando o Governo Português (não a FAP) estiver a pensar a sério num novo caça, vamos receber vários sinais.

- Quando houver uma visita de estado do Emanuel Macron (mais provavelmente o seu sucessor) a Portugal e os foristas perguntarem "o que é que este veio cá fazer?":   SINAL

- Quando houver uma visita de estado do PM da Suécia (mais provavelmente o seu sucessor) a Portugal e os foristas perguntarem "o que é que este veio cá fazer?":   SINAL

Até lá, tudo o que a FAP diz é como a previsão to tempo para Dezembro.
Sabemos que há aquecimento global... e tal ... vai estar um pouco mais frio que em Julho ... se calhar...

Boa teoria só que isto só acontece em paises que intencionam comprar um numero significativo de aeronaves. Para portugal provavelmente nem vale a pena fazer a deslocação.  :mrgreen:
« Última modificação: Maio 30, 2024, 11:55:39 am por Pilotasso »
 
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Subsea7

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3498 em: Maio 30, 2024, 11:56:10 am »
Comprar F16 V, a longo prazo não mudam nada e só era desviar dinheiro. Como os Gripen ou outro idêntico
Diferente é actualizar os F16M existentes que tenham condições para voar a próxima década e, manter em conjunto com a introdução na década de 30 de um avião novo de outra geração que continue  a dar suporte  significativo depois de 2040. Senão depois de 2040 voltávamos quase  a situação dos A7.
Se não houver alguma antecipação será sempre andar na cauda

A minha ideia não era comprar F-16V novos (de facto não fazia sentido ), mas sim atualizar tal como já tinha dito à umas paginas atrás. A minha escolha de palavras é que não foi a mais feliz.
Provavelmente o que vai acontecer é termos apenas uma esquadra de um novo caça (seja ele o F-35 ou não) e manter a outra no padrão "F-16AV" digamos assim. A Aquisição do F-35 continua a ser uma hipótese optimista, nunhum governo terá vontade de tomar esta decisão por questões populistas ou por vontade de fazer negociatas por debaixo da mesa (tucano+gripen, não matem o mensageiro, não é o que quero  :mrgreen: ).



Quando o Governo Português (não a FAP) estiver a pensar a sério num novo caça, vamos receber vários sinais.

- Quando houver uma visita de estado do Emanuel Macron (mais provavelmente o seu sucessor) a Portugal e os foristas perguntarem "o que é que este veio cá fazer?":   SINAL

- Quando houver uma visita de estado do PM da Suécia (mais provavelmente o seu sucessor) a Portugal e os foristas perguntarem "o que é que este veio cá fazer?":   SINAL

Até lá, tudo o que a FAP diz é como a previsão to tempo para Dezembro.
Sabemos que há aquecimento global... e tal ... vai estar um pouco mais frio que em Julho ... se calhar...

Boa teoria só que sito só acontece em paises que intencionam comprar um numero significativo de aeronaves. Para portugal provavelmente nem vale a pena fazer a deslocação.  :mrgreen:

É esse o plano "escondido", pois a FA sabe que dificilmente haverá dinheiro para 27 a 30 F-35A de uma só vez.
Assim 20 F-35A e 20 F-16V-, modernizados, teremos uma capacidade de combate muito maior.
Cps,
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3499 em: Maio 30, 2024, 12:58:37 pm »


Quando o Governo Português (não a FAP) estiver a pensar a sério num novo caça, vamos receber vários sinais.

- Quando houver uma visita de estado do Emanuel Macron (mais provavelmente o seu sucessor) a Portugal e os foristas perguntarem "o que é que este veio cá fazer?":   SINAL

- Quando houver uma visita de estado do PM da Suécia (mais provavelmente o seu sucessor) a Portugal e os foristas perguntarem "o que é que este veio cá fazer?":   SINAL

Até lá, tudo o que a FAP diz é como a previsão to tempo para Dezembro.
Sabemos que há aquecimento global... e tal ... vai estar um pouco mais frio que em Julho ... se calhar...

Já as previsões da Embraer para Dezembro de 2050 são certinhas
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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LM

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3500 em: Maio 30, 2024, 03:53:54 pm »
Relembrem-me o que implica o upgrade V "light" para o V? E a nível de custo?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3501 em: Maio 30, 2024, 03:56:09 pm »
F-16V novos seriam uma opção séria, se fossem mais baratos que o F-35, e numa FAP que na década de 30 obtivesse uns 20 F-16V novos para complementar 20 F-35A igualmente novos. Fazendo algo que outras forças aéreas já fazem, com a combinação "hi-low".

Na realidade, os F-16V novos, pelo custo unitário proibitivo, só fariam sentido num cenário em que por exemplo cedemos um X nº de F-16 à Ucrânia, e recebemos a mesma quantidade de F-16V novinhos em folha, pagando muito pouco por eles (por exemplo, apenas 1000 milhões por 16).

Este exemplo, permitia ter F-16V com zero horas, aproximadamente pelo preço que nos custaria um upgrade V. E ao mesmo tempo, deixava em aberto a substituição dos restantes F-16MLU por F-35. Uma FAP com 12-16 F-16V novos + 20 F-35, seria bastante interessante.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3502 em: Maio 30, 2024, 04:38:21 pm »
Relembrem-me o que implica o upgrade V "light" para o V? E a nível de custo?

Como referiu o Subsea há uns dias, um V "lite" corresponderia no nosso caso à:

- substituição do radar AN/APG-66(V)2A pelo AN/APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR);
- novo pod ECM a substituir o AN/ALQ-131 (pessoalmente escolheria entre o ELTA ELL-8222 e o AN/ALQ-211 AIDEWS);
- novo pod TGP a substituir o Litening G4 (provavelmente o Sniper Advanced Targeting Pod);
- novo armamento sob a forma de SDB, JSOW, JASSM.

Quanto ao custo, o CEMFA referiu em entrevista recente que equipar 18 F-16 com radares novos equivaleria a mil milhões de euros, valor que não está correto. Talvez tenha querido referir-se antes a todo um pacote que abarcasse as melhorias desejáveis para esse número de aeronaves, como as que citei acima, e mesmo assim esse valor seria o dobro daquele avançado há 7 anos para a modernização de 30 caças. Por isso o valor final desta hipotética empreitada é ainda uma incógnita.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Drecas

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3503 em: Maio 30, 2024, 07:03:34 pm »
Relembrem-me o que implica o upgrade V "light" para o V? E a nível de custo?

Como referiu o Subsea há uns dias, um V "lite" corresponderia no nosso caso à:

- substituição do radar AN/APG-66(V)2A pelo AN/APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR);
- novo pod ECM a substituir o AN/ALQ-131 (pessoalmente escolheria entre o ELTA ELL-8222 e o AN/ALQ-211 AIDEWS);
- novo pod TGP a substituir o Litening G4 (provavelmente o Sniper Advanced Targeting Pod);
- novo armamento sob a forma de SDB, JSOW, JASSM.

Quanto ao custo, o CEMFA referiu em entrevista recente que equipar 18 F-16 com radares novos equivaleria a mil milhões de euros, valor que não está correto. Talvez tenha querido referir-se antes a todo um pacote que abarcasse as melhorias desejáveis para esse número de aeronaves, como as que citei acima, e mesmo assim esse valor seria o dobro daquele avançado há 7 anos para a modernização de 30 caças. Por isso o valor final desta hipotética empreitada é ainda uma incógnita.

nada daqueles tanques de combustivel para aumentar as estações de armas?
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3504 em: Maio 30, 2024, 07:09:50 pm »
nada daqueles tanques de combustivel para aumentar as estações de armas?

Os Conformal Fuel Tanks (CFT)? Não, até porque estruturalmente o F-16 MLU não consegue montá-los, só a partir do C/D Block 50.

Aliás, tu sabes perfeitamente o que a casa gasta. Quanto mais baratinho puder ser, melhor.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3505 em: Maio 30, 2024, 07:20:48 pm »
AN/ALQ-211 AIDEWS);

O "AI DEUS" será garantido, não fossemos nós um país católico.  :mrgreen:
 

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Drecas

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3506 em: Maio 30, 2024, 07:22:58 pm »
nada daqueles tanques de combustivel para aumentar as estações de armas?

Os Conformal Fuel Tanks (CFT)? Não, até porque estruturalmente o F-16 MLU não consegue montá-los, só a partir do C/D Block 50.

Aliás, tu sabes perfeitamente o que a casa gasta. Quanto mais baratinho puder ser, melhor.  ::)

ahhh não sabiam disso por acaso, obrigado

hoje a casa sai desculpada  :mrgreen:
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3507 em: Maio 30, 2024, 07:25:56 pm »
AN/ALQ-211 AIDEWS);

O "AI DEUS" será garantido, não fossemos nós um país católico.  :mrgreen:

Por momentos temi que pudesses começar a cantar o "Addio, adieu, auf wiedersehen, goodbye" do José Cid. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3508 em: Maio 30, 2024, 10:14:10 pm »
Se no fim da música, assinarem o contrato de modernização dos PA I, pode-se cantar a música que quiserem.  :mrgreen:
 
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LM

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3509 em: Maio 30, 2024, 11:44:34 pm »
Relembrem-me o que implica o upgrade V "light" para o V? E a nível de custo?

Como referiu o Subsea há uns dias, um V "lite" corresponderia no nosso caso à:

- substituição do radar AN/APG-66(V)2A pelo AN/APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR);
- novo pod ECM a substituir o AN/ALQ-131 (pessoalmente escolheria entre o ELTA ELL-8222 e o AN/ALQ-211 AIDEWS);
- novo pod TGP a substituir o Litening G4 (provavelmente o Sniper Advanced Targeting Pod);
- novo armamento sob a forma de SDB, JSOW, JASSM.

Quanto ao custo, o CEMFA referiu em entrevista recente que equipar 18 F-16 com radares novos equivaleria a mil milhões de euros, valor que não está correto. Talvez tenha querido referir-se antes a todo um pacote que abarcasse as melhorias desejáveis para esse número de aeronaves, como as que citei acima, e mesmo assim esse valor seria o dobro daquele avançado há 7 anos para a modernização de 30 caças. Por isso o valor final desta hipotética empreitada é ainda uma incógnita.

E para um upgrade para V "verdadeiro" fica a faltar o quê?

Incrível como colocar um radar nos PA I (e comprar os pod) ainda não avançou...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur