Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3480 em: Maio 29, 2024, 09:01:57 am »
Que tristeza.

Como é que dentro da FAP ainda há uma corrente favorável a aeronaves a hélice dedicadas a CAS, sabendo que nem para manter a frota de F-16 totalmente operacional há dinheiro.

Porque, como sempre na FP, o que importa é a "parangona de jornal" do equipamento novo. O cortar a fita. O descerrar da placa.
Manutenção dos equipamentos existentes? Meh, um dia destes vemos o que é preciso.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3481 em: Maio 29, 2024, 09:57:20 am »
Que tristeza.

Como é que dentro da FAP ainda há uma corrente favorável a aeronaves a hélice dedicadas a CAS, sabendo que nem para manter a frota de F-16 totalmente operacional há dinheiro.

Porque existem por cá jacarés que estão de costas voltadas para o Pais e para a Europa e, ao colo de outros a sul com quem trocam mimos.
Porque existem gente sem brio nem zelo, sem sentido da Nação, e apenas lhes interesse posição em algum buraco onde mamam da teta de outros, mas têm de fazer o trabalho promocional deles para mostrarem fidelidade.
A aqui gente que acha que Portugal é em África ou na América do Sul. Que acha que somos manos ou vizinhos, os até metem as coisas ao contrário e parece que somos descendentes deles. Não confundir a carruagem com maquina.
Se alguns se sentem outra coisa pelo lugar de parideira, é problema deles. Temos alguns exemplos conhecidos e muitos outros anónimos que sentem o mesmo. Podem sentir o que quiserem, não vão é mudar a ordem correcta das coisas.

Posto isto, o que interessa ao País é a soberania e, se somos da Nato e da UE então assumamos esse lugar e a responsabilidade inerente. Deixar de andar a alimentar outros, que até são do contra, apenas usufruem do que podem e como podem.
As relações, seja com quem for tem de ser sempre límpidas e dentro da soberania de cada um. Nem nós vamos dizer como fazem nem devem dizer a nós. Aliás, até se metem de como se deve fazer cá e, há casos em que pedem satisfações apesar de sermos soberanos. Mas isso é porque uns jacarés bananas deixam
Não há irmãos nem primos. Até porque essa espécie de pseudo família esta cheia de hipócritas.

O que faz falta para garantir estar a altura?
Aviação de combate ao nível dos demais em qualidade, porque no ar não há lugar a níveis inferiores. A história provou isso
Ter navios que mostrem soberania tendo capacidade de dissuasão aceitável e presença credível
Ter um exército que mesmo pequeno seja eficaz e, para isso tem de estar completo de meios
Não dispersar com tretas para satisfazer empresas e alguns mamões, mas sim investir onde falta para obter o indicado acima
 
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mafets

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3482 em: Maio 29, 2024, 12:41:12 pm »
A mim não me preocupa só a corrente CAS/ST como preocupa-me a corrente F35. Isto porque se não existe dinheiro para manter o F16 existirá para manter o F35 que é mais caro em todos os aspectos (apesar da retórica da LM, que o F35 já é mais barato que os caças de quarta geração, mas que não fala da logística e do motor de 35 horas só para retirar do avião)?  ::)

https://news.lockheedmartin.com/2019-10-29-Pentagon-and-Lockheed-Martin-Reach-Agreement-Reducing-F-35A-Cost-by-12-8-Percent



Saudações

P.S. Agora com o acordo ucraniano, mandamos para lá os F16 e recebemos em troca os F35 e T7. E pronto fui já tomar a medicação...   :mrgreen:


« Última modificação: Maio 29, 2024, 12:44:58 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3483 em: Maio 29, 2024, 01:26:51 pm »
Ofereçam tucanitos à Ucrânia
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3484 em: Maio 29, 2024, 02:06:28 pm »
A mim não me preocupa só a corrente CAS/ST como preocupa-me a corrente F35. Isto porque se não existe dinheiro para manter o F16 existirá para manter o F35 que é mais caro em todos os aspectos (apesar da retórica da LM, que o F35 já é mais barato que os caças de quarta geração, mas que não fala da logística e do motor de 35 horas só para retirar do avião)?  ::)
Concordo. Mas acho que a FAP deve estar é ainda mais preocupada em conseguir manter um caça modernizado e actualizado sem estar no clube dos países EPAF. É que sem esse apoio e investimento não interessa se é F-16, F-35 ou Gripen; vai sempre por acabar por ficar desactualizado. Especialmente com os contratos de manutenção que fazemos por cá ao adquirir equipamento.

E alguém até podia apontar, e bem, que vão continuar a existir operadores europeus de F-16, como é o caso da Polónia e outros mais novos como a Roménia e Eslováquia. Mas até esses já são países que têm planeada a eventual transição para o F-35.

Cumprimentos,
« Última modificação: Maio 29, 2024, 02:10:53 pm por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3485 em: Maio 29, 2024, 02:15:12 pm »
Eu sei que eles não querem, mas...


O KF-21 ultrapassou pela primeira vez 1,8 mach.

No dia 8 fizeram um disparo real de mísseis.

Em relação ao sócio do programa, a Indonésia solicitou que a parcela dos custos de desenvolvimento fosse reduzida de 20% para aproximadamente 7%.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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mafets

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3486 em: Maio 29, 2024, 02:26:02 pm »
A mim não me preocupa só a corrente CAS/ST como preocupa-me a corrente F35. Isto porque se não existe dinheiro para manter o F16 existirá para manter o F35 que é mais caro em todos os aspectos (apesar da retórica da LM, que o F35 já é mais barato que os caças de quarta geração, mas que não fala da logística e do motor de 35 horas só para retirar do avião)?  ::)
Concordo. Mas acho que a FAP deve estar é ainda mais preocupada em conseguir manter um caça modernizado e actualizado sem estar no clube dos países EPAF. É que sem esse apoio e investimento não interessa se é F-16, F-35 ou Gripen; vai sempre por acabar por ficar desactualizado. Especialmente com os contratos de manutenção que fazemos por cá ao adquirir equipamento.

E alguém até podia apontar, e bem, que vão continuar a existir operadores europeus de F-16, como é o caso da Polónia e outros mais novos como a Roménia e Eslováquia. Mas até esses já são países que têm planeada a eventual transição para o F-35.

Cumprimentos,

Tem os Gregos e Turcos. Pelo menos os últimos não vão transitar (compraram mais 40 F16V) e os gregos só o upgrade da frota F16 está planificada para acabar em 2027.

Saudações

P.S. Ainda fazíamos uma parceria com os Turcos para a quinta geração.  :mrgreen:

« Última modificação: Maio 29, 2024, 02:30:15 pm por mafets »
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3487 em: Maio 29, 2024, 02:51:48 pm »
A diferença é que substituir o F-16 por um caça moderno, que será forçosamente mais caro de manter e operar que o F-16 devido ao aumento de complexidade, tem que ser visto como inevitável, e terá que ocorrer mais tarde ou mais cedo.

Comprar de propósito aeronaves a hélice para fazer CAS, em número excessivo e numa configuração mais cara e complexa, ao invés de comprar apenas aeronaves para treino, é que é evitável.

Também é evitável adquirir o 6º KC, de manter em serviço os 4 C-130, de ter 3 frotas distintas (Chipmunk, TB-30 e o provável ST) de aeronaves de treino a hélice, e de ter tantos modelos diferentes de helicópteros.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3488 em: Maio 29, 2024, 03:17:03 pm »
A diferença é que substituir o F-16 por um caça moderno, que será forçosamente mais caro de manter e operar que o F-16 devido ao aumento de complexidade, tem que ser visto como inevitável, e terá que ocorrer mais tarde ou mais cedo.

Comprar de propósito aeronaves a hélice para fazer CAS, em número excessivo e numa configuração mais cara e complexa, ao invés de comprar apenas aeronaves para treino, é que é evitável.

Também é evitável adquirir o 6º KC, de manter em serviço os 4 C-130, de ter 3 frotas distintas (Chipmunk, TB-30 e o provável ST) de aeronaves de treino a hélice, e de ter tantos modelos diferentes de helicópteros.

O problema é que os exemplos são maus. Sobretudo a transição do Puma para o Merlin sem os acordos de manutenção assinados. Agora que temos alguns helis não temos tripulações (já para não falar de aparelhos como o 295 ou o próprio F16) ...  ???

Saudações

P.S. Com a vinda do F35 só me faz sentido o 346, até facilitar custos de operação. Acabava-se com os C130, não se comprava o sexto KC e a partir de agora adquira-se só Black Hawk/Sea Hawk.



P.S. 2 - Supostamente vieram 18 Epsilon para a Fap. Não se podiam recondicionar umas 5 células para substituir o chip?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Socata_TB_30_Epsilon






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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3489 em: Maio 29, 2024, 04:45:01 pm »
Uma das ideias que já tinha dado passava por isso mesmo:
-Adquirir umas dúzia de turboprops de treino avançado, e substituir os AJ e TB-30 nas respectivas esquadras
-Transitar os TB-30, mesmo que a titulo temporário, para o lugar dos Chipmunk

Aqui já se limitava os custos com aeronaves de treino, com apenas 2 modelos. E como o F-35 não deverá vir tão depressa, é possível aguardar uns anos para ver se realmente é necessário enveredar por uma aeronave de treino a jacto.
 

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Red Baron

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3490 em: Maio 29, 2024, 05:30:21 pm »
Os Chipmunk deveram ser substituídos por ultra leves comerciais.
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3491 em: Maio 29, 2024, 06:32:35 pm »
A diferença é que substituir o F-16 por um caça moderno, que será forçosamente mais caro de manter e operar que o F-16 devido ao aumento de complexidade, tem que ser visto como inevitável, e terá que ocorrer mais tarde ou mais cedo.

Comprar de propósito aeronaves a hélice para fazer CAS, em número excessivo e numa configuração mais cara e complexa, ao invés de comprar apenas aeronaves para treino, é que é evitável.

Também é evitável adquirir o 6º KC, de manter em serviço os 4 C-130, de ter 3 frotas distintas (Chipmunk, TB-30 e o provável ST) de aeronaves de treino a hélice, e de ter tantos modelos diferentes de helicópteros.

O problema é que os exemplos são maus. Sobretudo a transição do Puma para o Merlin sem os acordos de manutenção assinados. Agora que temos alguns helis não temos tripulações (já para não falar de aparelhos como o 295 ou o próprio F16) ...  ???

Saudações

P.S. Com a vinda do F35 só me faz sentido o 346, até facilitar custos de operação. Acabava-se com os C130, não se comprava o sexto KC e a partir de agora adquira-se só Black Hawk/Sea Hawk.



P.S. 2 - Supostamente vieram 18 Epsilon para a Fap. Não se podiam recondicionar umas 5 células para substituir o chip?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Socata_TB_30_Epsilon



Depois metem uma foto de um H60 cheio de misseis e não querem que as pessoas se arrepiem todinhas. É que só esse da foto leva os misseis todos que cá se comprariam para uma frota
de  6   ;D ;D ;D ;D
 

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Camuflage

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3492 em: Maio 30, 2024, 10:28:01 am »
Porque não o F-16V para Portugal? Mesma plataforma que a atual, custos mais baixos. Não há uma justificação real para adquirir o F-35 carissimo.
 

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Pilotasso

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3493 em: Maio 30, 2024, 10:31:17 am »
Porque não o F-16V para Portugal? Mesma plataforma que a atual, custos mais baixos. Não há uma justificação real para adquirir o F-35 carissimo.

F-16V não está fora de equação. Aquilo que se falou sobre o F-35 é apenas uma intenção da FA, não está nada assinado. O poder politico pode baralhar as contas. Mas alguma coisa terá de ser feita.
« Última modificação: Maio 30, 2024, 10:31:59 am por Pilotasso »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3494 em: Maio 30, 2024, 10:43:53 am »
F-16V não está fora de equação. Aquilo que se falou sobre o F-35 é apenas uma intenção da FA, não está nada assinado. O poder politico pode baralhar as contas. Mas alguma coisa terá de ser feita.

O F-16V não está fora da equação não é bem assim; o que está em cima é modernizar principalmente os PA I com uma espécie de Viper "lite", onde a principal intervenção seria ao nível da mudança de radar em conjunto com novo (ou mais) armamento moderno. O preço atual unitário de um F-16V Viper novo (flyaway cost) é ligeiramente superior ao do F-35A, o que é apesar de tudo mais uma razão para se gastar numa aeronave duma geração mais avançada.

Os nossos F-16 Peace Atlantis I, se houver juízo e vontade, aguentam-se perfeitamente ao serviço até meados ou finais da próxima década. Agora há-que torná-los capazes disso, através de atualização ou modernização de vários sistemas, de modo a que possam continuar minimamente relevantes até lá.
« Última modificação: Maio 30, 2024, 11:02:20 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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