Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3345 em: Abril 13, 2024, 09:51:56 am »
Our First Look At An Armed-Up Block 70 F-16 Viper

Two of Bahrain’s new Block 70 F-16s are still in the U.S. for testing and one carried missiles, bombs, and other stores on a recent sortie.

BY
JOSEPH TREVITHICK
|
PUBLISHED APR 12, 2024 12:17 PM EDT



https://www.twz.com/air/our-first-look-at-an-armed-up-block-70-f-16-viper
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3346 em: Abril 13, 2024, 12:43:12 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,

A acontecer são excelentes noticias!

Vêm no pack das Lages?
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3347 em: Abril 13, 2024, 12:48:33 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,

Termos 40 F-35A ao serviço quando, 2040/45?

E as 8 células Peace Atlantis II que restarem, entregam-se à Ucrânia?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3348 em: Abril 13, 2024, 01:47:51 pm »
O que eu li foi a entrevista da praxe pós eleitoral, em que o general sinaliza algumas ideias para o MDN. Centrou o discurso na questão da atractividade da carreira militar em função das condições remuneratórias e de reforma, deu uma achega na parte da infraestrutura, e falou na evolução natural dos sistemas de armas com a transição para o caça de 5a geração. Deu até a estimativa dos 5,5B de euros para esse efeito. Uma entrevista cordial e política, como o timing exige.
Não falou de outros sistemas de armas nem da modernização que muitos deles urgem. Mencionou a importância do campo de tiro para o treino dos F16 mas "esqueceu-se" que estes não têm munições para treinar.
Como não há qualquer estudo ou projecto da FA no sentido de, efectivamente, avançar já para o F35, não partilho do entusiasmo com esta entrevista.
Penso que são apenas frases para quem quiser ouvir, e não sei se o Nuno Melo prestou grande atenção.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3349 em: Abril 13, 2024, 01:53:14 pm »
Agora...40 F35 e 20 F16???? Alguma vez...

Suponho que a ideia passará por substituir os restantes F-16 pelo segundo "batch" de F-35, e não ter 60 caças em simultâneo.

Agora, a execução desta opção, é que vamos ter que esperar para ver... É a primeira vez que ouvimos falar em tantos caças, sendo altamente provável que o número vá reduzindo, reduzindo e reduzindo...

A execução temporal também é um detalhe importante. É que na presente (e inútil) LPM, não está prevista verba nenhuma para uma modernização mais séria aos F-16, quero acreditar que não vão fazer essa modernização depois de 2034.

Citar
Não se esqueçam é dos sistemas de defesa aérea

Pois, convém.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3350 em: Abril 13, 2024, 01:55:04 pm »
Essa empresa holandesa vai concerteza apoiar a assistencia dos F-16 para a Ucrânia, previsivelmente assistidos na Polónia...dizem as más linguas.

Não sei porque continuas a martelar nos pilotos de F-16 e na questão da guerra, fica lá com o trofeu...

A saida de quadros qualificados sejam pilotos mecanicos outros por todas as Forças Armadas e não em exclusivo Força Aérea, tem a ver com o facto de serem quadros altamente qualificados e terem no mundo civil hipotese de remunerações mais elevadas.

Nas forças armadas ganhas de acordo com o posto. Podes até ser licenciado mestrado ou mesmo doutorado ou ter mil e uma especializaçoes, mas se fores sargento recebes de acordo com o posto e tens uma carreira estagnada a medio curto prazo, por isso, muitos optam por sair, porque encontram melhor.

Tens vários a concorrer a posições na estrutura da NATO, uns até os aproxima mais da zona de guerra, mas é uma opção, por vezes mais bem pagos por estarem mais perto da "confusão".

Tens missões em paises que a categorização aumenta o subsidio de risco e há quem vá para lá de bom grado.

Lá por haver uns cagões não quer dizer que todos o sejam.

A aviação civil paga muito melhor que a militar. Muito pessoal de Marinha saiu na altura que o ramo comprou os submarinos, foram trabalhar para a firma dos subs porque foram aliciados a tal e hoje em dia têm vidas desafogadas.

O objetivo ultimo é melhorar o nivel de vida do proprio e da familia.

Mais um exemplo da tropa do ar....quando tiveste a saida de varios pilotos comandante do heli EH101 que não queriam ficar colocados nos Açores a comandar a referida esquadra, alguns sairam porque estavam em desacordo com o senhor que deu esta ultima entrevista do DN e decidiu erguer a esquadra em vez dos destacamentos permanentes...nada a ver com a guerra, mas sim com a estabilidade familiar.

Desliga lá o chip da guerra, ja pareces o wanderoll do outro forum...

Segundo a própria AOFA, há indemnizações de montantes desses e até de bem maiores há muitos, muitos anos, e que são do conhecimento geral. Logo aqui nada de novo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3351 em: Abril 13, 2024, 03:22:24 pm »
Enquanto a diferença entre o que se paga aos pilotos da FAP e o que se paga na aviação civil for tão grande, vai ser sempre uma situação complicada de gerir. É o equivalente a um mecânico do Exército, vamos dizer dos Pandur, receber 3 vezes menos que um mecânico civil de automóveis. Se em todas as especialidades fosse este o caso, não havia ninguém nas FA.



Pagam 150 mil de indemnização, mas a médio/longo prazo é só lucro.

Encontrei este artigo que tem todos os salários brutos das FAs:

https://cnnportugal.iol.pt/recrutamento-obrigatorio/soldados/quanto-ganha-um-militar-de-821-83-a-6-558-53/20240405/660e7757d34e0498921f5e36

O escândalo são os salários pagos pela TAP versus a concorrência e obviamente versus as FAs. E lá está, tanto a TAP como as FAs são do Estado, logo funções equiparadas deveriam ter salários equiparados :'(

Por outro lado, também ajuda a explicar porque é que a TAP está como está  :bang:

Em cheio
Com a TAP sustentada pelo contribuinte, que não quer gastar nas FA, a aliciar os pilotos para eles saírem
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3352 em: Abril 13, 2024, 04:10:42 pm »
Enquanto a diferença entre o que se paga aos pilotos da FAP e o que se paga na aviação civil for tão grande, vai ser sempre uma situação complicada de gerir. É o equivalente a um mecânico do Exército, vamos dizer dos Pandur, receber 3 vezes menos que um mecânico civil de automóveis. Se em todas as especialidades fosse este o caso, não havia ninguém nas FA.



Pagam 150 mil de indemnização, mas a médio/longo prazo é só lucro.

Encontrei este artigo que tem todos os salários brutos das FAs:

https://cnnportugal.iol.pt/recrutamento-obrigatorio/soldados/quanto-ganha-um-militar-de-821-83-a-6-558-53/20240405/660e7757d34e0498921f5e36

O escândalo são os salários pagos pela TAP versus a concorrência e obviamente versus as FAs. E lá está, tanto a TAP como as FAs são do Estado, logo funções equiparadas deveriam ter salários equiparados :'(

Por outro lado, também ajuda a explicar porque é que a TAP está como está  :bang:

Em cheio
Com a TAP sustentada pelo contribuinte, que não quer gastar nas FA, a aliciar os pilotos para eles saírem

Ey vejo por esta perspectiva, os contribuintes pagam triplamente à TAP: pagam todos os recursos, pagam a mão-de-obra (pilotos formados pelas FA através de receitas vindas de impostos), e pagam o serviço da TAP que não é melhor do que uma low-cost!

Com a grande diferença é que vejo mais serviço publico na FA, em que transportam prisioneiros, prestam missões de resgate e socorro em alto mar e orla costeira, prestam missões de ajuda humanitária, de resgate de cidades portugueses no estrangeiro, prestam missões de evacuação sanitária, vão começar a combater incêndios florestais, etc... Já a TAP, presta um serviço subpar, cobra um valor premium, e constantemente há greves. Posso dizer que viajo frequentemente e raramente é na TAP, mesmo que custe o mesmo, o serviço é praticamente sempre pior...
 

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Kalil

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3353 em: Abril 13, 2024, 05:31:16 pm »
Noticia de 2014:
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/pilotos-saem-da-tap-para-ganhar-o-dobro-no-medio-oriente-12659076.html/

Notícia de 2022:
https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/pelo-menos-50-pilotos-vao-sair-da-tap-desiludidos-por-nao-terem-perspetivas-de-carreira-15560509.html/

Sempre ouvi dizer que os pilotos da TAP saíam facilmente para outras companhias, pelo mérito e experiência reconhecidos, e para receber mais.


Temos de decidir o que é mais importante, se é ter uma companhia de bandeira nacional, com as vantagens e os prejuízos inerentes,
ou uma companhia privada incorporada numa gigante europeia e sujeita às leis de mercado em todas aa vertentes do negócio.

As vantagens das duas situações, em simultâneo, não dá.

 

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Subsea7

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3354 em: Abril 13, 2024, 05:46:22 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,

Se estou a perceber bem, no futuro:
• BA5: 20 F-35A + 20 F-16V (ex F-16AM/BM PA I)
• BA8: 20 F-35A

Obrigado.

No futuro o plano é 20 F-35A em MR e após o phase out dos F-16v-, 20 F-35A em Ovar.
Cps,
 
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JohnM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3355 em: Abril 13, 2024, 05:50:26 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,

Se estou a perceber bem, no futuro:
• BA5: 20 F-35A + 20 F-16V (ex F-16AM/BM PA I)
• BA8: 20 F-35A

Obrigado.

No futuro o plano é 20 F-35A em MR e após o phase out dos F-16v-, 20 F-35A em Ovar.
Cps,
Isso seria um sonho, lol… mesmo 15+15 seria fantástico… e o dinheiro poupado podia ir para MPAs, tripulados e não-tripulados… bastava começarem a gastar o raio dos 2%… dava para valorizar as carreiras, para manutenção atempada e para comprar um montão de equipamento…
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3356 em: Abril 13, 2024, 05:51:12 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,

Não se esqueçam é dos sistemas de defesa aérea

Basta um missil rebentar com a pista e até podiamos ter 200 F35

E essa de colocar todos os ovos no mesmo cesto...

Deviam estar estacionados em pelo menos 2 bases

Edit
Li agora que vão para 2 bases diferentes

Agora...40 F35 e 20 F16???? Alguma vez...

Devo ter problemas de expressão. Peço desculpa.
O plano é 20 F-35A a operar com 20 F-16V- e no futuro, phase out dos F-16 e totalizar 40 F-35A.
Cps !
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3357 em: Abril 13, 2024, 06:30:26 pm »
Não acredito em 40 nem que a vaca tussa

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3358 em: Abril 13, 2024, 06:46:01 pm »
Não acredito em 40 nem que a vaca tussa

OK.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3359 em: Abril 13, 2024, 07:35:55 pm »
Ey vejo por esta perspectiva, os contribuintes pagam triplamente à TAP: pagam todos os recursos, pagam a mão-de-obra (pilotos formados pelas FA através de receitas vindas de impostos), e pagam o serviço da TAP que não é melhor do que uma low-cost!

Com a grande diferença é que vejo mais serviço publico na FA, em que transportam prisioneiros, prestam missões de resgate e socorro em alto mar e orla costeira, prestam missões de ajuda humanitária, de resgate de cidades portugueses no estrangeiro, prestam missões de evacuação sanitária, vão começar a combater incêndios florestais, etc... Já a TAP, presta um serviço subpar, cobra um valor premium, e constantemente há greves. Posso dizer que viajo frequentemente e raramente é na TAP, mesmo que custe o mesmo, o serviço é praticamente sempre pior...

A conversa do "serviço que a TAP presta ao país" é treta. A vida dos portugueses permaneceria igual em grande parte, se não houvesse TAP ou se esta estivesse inserida noutra companhia qualquer, seria em tudo igual, com a vantagem que deixa de haver a despesa recorrente desta empresa. A única coisa que suporta a tese de a manter enquanto empresa do estado, são os postos de trabalho, algo que a sua compra por um privado seria certamente revisto.

O que não faz sentido, é o mesmo país que privatiza tudo e mais alguma coisa, desde sectores estratégicos, como a energia, até, à bem pouco tempo, praticamente tudo o que correspondia a meios aéreos combate aos fogos, não quer privatizar uma companhia aérea.

Mais depressa privatizavam a Defesa que outra coisa.  ::)
 
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