Os 28 F16A/B MLU da FAP

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3330 em: Abril 12, 2024, 06:41:41 pm »
Mas lá fora acontece o mesmo, os pilotos militares saem dos ramos para ir para a aviação civil, precisamente por causa dos salários e de uma maior flexibilidade. Mesmo aqueles que gostam do trabalho de piloto nas FA, admitem que dificilmente deixariam a aviação civil, porque não lhes compensa.
 

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JohnM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3331 em: Abril 12, 2024, 08:10:07 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…
 
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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3332 em: Abril 12, 2024, 08:54:35 pm »
Se alguém paga 150.000€ para sair da FA não será só por incentivos financeiros. Alguém está com medo de ir para à beira da Rússia nos próximos tempos. Não censuro.

Que disparate.
Já antes da guerra saiam, e os pilotos dos F-16 até são (ou eram) dos que saiam menos, os pilotos dos aviões de carga (multimotor) e helicópteros sempre tiveram mais oportunidades no sector civil. Os pilotos dos caças é mais difícil.
 

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LM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3333 em: Abril 12, 2024, 08:57:35 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Confesso que eu, se fosse mais que apenas um contribuinte, não aceitava investir já nos F35 essa verba... PA I com V e há muito - incluindo na Força Aérea - onde colocar o resto...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3334 em: Abril 12, 2024, 09:01:57 pm »
Se vocês acham que se pagam 150k por dá cá aquela palha esqueçam. Pagar 150k para fazer mais 20k ou 30k ano? E pagar juros e sofrer hipotecas e por aí fora?

O aumento é maior, talvez 100k/ano. Num ano ou dois está tudo pago e a partir daí é lucro.

E como diz no artigo, muitos não pagam nada, pois cumprem com os anos mínimos para não ter de indeminizar o estado, ou são as próprias empresas que os querem a pagar para eles sairem mais cedo.
« Última modificação: Abril 12, 2024, 09:13:49 pm por Lightning »
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3335 em: Abril 12, 2024, 09:16:14 pm »
Se alguém paga 150.000€ para sair da FA não será só por incentivos financeiros. Alguém está com medo de ir para à beira da Rússia nos próximos tempos. Não censuro.

Até há mecânicos de F-16 que se despediram para ir para a empresa holandesa que está a tratar dos F-16 Romenos, e Ucranianos...

E os pilotos têm medo de ir para a beira da Rússia mas depois não tem medo de ir para o combate aos incêndios florestais, onde tem morrido vários pilotos nos últimos anos.

Por isso o medo de ir para a beira da Rússia...
« Última modificação: Abril 12, 2024, 09:22:09 pm por Lightning »
 

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CruzSilva

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3336 em: Abril 12, 2024, 09:35:58 pm »
Se alguém paga 150.000€ para sair da FA não será só por incentivos financeiros. Alguém está com medo de ir para à beira da Rússia nos próximos tempos. Não censuro.

Até há mecânicos de F-16 que se despediram para ir para a empresa holandesa que está a tratar dos F-16 Romenos, e Ucranianos...

E os pilotos têm medo de ir para a beira da Rússia mas depois não tem medo de ir para o combate aos incêndios florestais, onde tem morrido vários pilotos nos últimos anos.

Por isso o medo de ir para a beira da Rússia...
Mais uma estupidez de escala estratosférica.

Parafraseando - "Os militares FAP estão a pagar indeminizações chorudas para fugir da Rússia."

A sério que há gente que acredita nisto?!

Tirem-me deste filme!  :N-icon-Axe:
« Última modificação: Abril 12, 2024, 09:37:22 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
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raphael

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3337 em: Abril 12, 2024, 10:12:58 pm »
Essa empresa holandesa vai concerteza apoiar a assistencia dos F-16 para a Ucrânia, previsivelmente assistidos na Polónia...dizem as más linguas.

Não sei porque continuas a martelar nos pilotos de F-16 e na questão da guerra, fica lá com o trofeu...

A saida de quadros qualificados sejam pilotos mecanicos outros por todas as Forças Armadas e não em exclusivo Força Aérea, tem a ver com o facto de serem quadros altamente qualificados e terem no mundo civil hipotese de remunerações mais elevadas.

Nas forças armadas ganhas de acordo com o posto. Podes até ser licenciado mestrado ou mesmo doutorado ou ter mil e uma especializaçoes, mas se fores sargento recebes de acordo com o posto e tens uma carreira estagnada a medio curto prazo, por isso, muitos optam por sair, porque encontram melhor.

Tens vários a concorrer a posições na estrutura da NATO, uns até os aproxima mais da zona de guerra, mas é uma opção, por vezes mais bem pagos por estarem mais perto da "confusão".

Tens missões em paises que a categorização aumenta o subsidio de risco e há quem vá para lá de bom grado.

Lá por haver uns cagões não quer dizer que todos o sejam.

A aviação civil paga muito melhor que a militar. Muito pessoal de Marinha saiu na altura que o ramo comprou os submarinos, foram trabalhar para a firma dos subs porque foram aliciados a tal e hoje em dia têm vidas desafogadas.

O objetivo ultimo é melhorar o nivel de vida do proprio e da familia.

Mais um exemplo da tropa do ar....quando tiveste a saida de varios pilotos comandante do heli EH101 que não queriam ficar colocados nos Açores a comandar a referida esquadra, alguns sairam porque estavam em desacordo com o senhor que deu esta ultima entrevista do DN e decidiu erguer a esquadra em vez dos destacamentos permanentes...nada a ver com a guerra, mas sim com a estabilidade familiar.

Desliga lá o chip da guerra, ja pareces o wanderoll do outro forum...
Um abraço
Raphael
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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3338 em: Abril 12, 2024, 10:46:28 pm »
Aparentemente as empresas holandesas contratam mais pessoal para os F-16 agora, que se estão a livrar deles, do que quando os operavam em exclusivo.

Na FA Holandesa muitos dos mecânicos militares já transitaram para o F-35.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3339 em: Abril 12, 2024, 11:07:21 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Confesso que eu, se fosse mais que apenas um contribuinte, não aceitava investir já nos F35 essa verba... PA I com V e há muito - incluindo na Força Aérea - onde colocar o resto...

Epá depende. Por exemplo, se esse dinheiro fosse gasto "hoje", abria o caminho (teoricamente) para outros programas na década de 30. Sendo gasto na década de 30, dificilmente avançam muitos outros programas nessa altura.

O problema aqui, é que não se vão gastar 5500 milhões em F-35 nos próximos 10 anos, nem se vão colmatar outras lacunas por esse valor no mesmo prazo. Logo é inconsequente se se gasta aquele dinheiro já amanhã ou só em 2035, se o resto continuar na mesma independentemente dos casos.

Agora acho que seria crucial pensar numa melhor repartição da despesa nestas duas décadas. É aí que entra a modernização dos PA I, que permitia que em 2035 a encomenda de F-35 fosse de metade dos necessários, e a compra de 2 ou 3 fragatas novas para substituir as VdG a curto prazo, para que igualmente em 2035 apenas se tenha que adquirir outras 2 ou 3 fragatas.
De repente, a despesa com estes dois programas, de 2035-2040, passava de uns 10/11 mil milhões, para 6/7 mil milhões no mesmo período, aumentando a probabilidade de virem a ser executados.

Para isto, diria que uma verba suplementar, para gastar entre 2024 e 2030 seria necessária, de 2500/3000 milhões (o que daria menos de 500/600 milhões/ano) permitia despachar pelo menos investir nestes dois aspectos. Em alternativa, gastar os 2% do PIB verdadeiramente na Defesa.

Se isto não for feito, corremos o risco de, na década de 30 vermos a Marinha reduzida a 2 ou 3 fragatas, e a FAP a uns 20 caças.
 

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Visitante123

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3340 em: Abril 12, 2024, 11:09:29 pm »
Embora tivesse mais para dizer, para não fugir mais ao tópico vou abster-me de prosseguir com esta argumentação.

Decidi apagar os posts para não ferir suscetibilidades.
« Última modificação: Abril 12, 2024, 11:30:09 pm por Visitante123 »
 

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Subsea7

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3341 em: Abril 13, 2024, 12:00:56 am »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,
« Última modificação: Abril 13, 2024, 12:18:51 am por Subsea7 »
 
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nelson38899

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3342 em: Abril 13, 2024, 01:31:35 am »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,

Qual é o time line para isso?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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goncalobmartins

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3343 em: Abril 13, 2024, 09:26:44 am »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,

Se estou a perceber bem, no futuro:
• BA5: 20 F-35A + 20 F-16V (ex F-16AM/BM PA I)
• BA8: 20 F-35A

Obrigado.
 

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P44

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3344 em: Abril 13, 2024, 09:32:18 am »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,

Não se esqueçam é dos sistemas de defesa aérea

Basta um missil rebentar com a pista e até podiamos ter 200 F35

E essa de colocar todos os ovos no mesmo cesto...

Deviam estar estacionados em pelo menos 2 bases

Edit
Li agora que vão para 2 bases diferentes

Agora...40 F35 e 20 F16???? Alguma vez...
« Última modificação: Abril 13, 2024, 12:03:27 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas