Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3285 em: Abril 05, 2024, 03:48:07 pm »
Voltando um pouco atrás:

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(...) 1 — Autorizar o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a empregar e sustentar, como contributo de Portugal no âmbito da missão NATO Baltic Air Policing — Lituânia, durante o ano de 2024, 4 (quatro) aeronaves F-16M, com um efetivo de até 95 (noventa e cinco) militares, num total de até 480 (quatrocentas e oitenta) horas de voo, por um período de até 4 (quatro) meses.

https://files.diariodarepublica.pt/2s/2024/03/063000000/0006000061.pdf


Dados ontem publicados pela Força Aérea Belga relativamente à sua participação no eAP/BAP de 01/12/2023 a 31/03/2024:




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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3286 em: Abril 05, 2024, 04:15:26 pm »
Voltando um pouco atrás:

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(...) 1 — Autorizar o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a empregar e sustentar, como contributo de Portugal no âmbito da missão NATO Baltic Air Policing — Lituânia, durante o ano de 2024, 4 (quatro) aeronaves F-16M, com um efetivo de até 95 (noventa e cinco) militares, num total de até 480 (quatrocentas e oitenta) horas de voo, por um período de até 4 (quatro) meses.

https://files.diariodarepublica.pt/2s/2024/03/063000000/0006000061.pdf


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Então a nossa FAP não está a representar Portugal pior que a Bélgica  ;)
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3287 em: Abril 05, 2024, 04:27:17 pm »
Voltando um pouco atrás:

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(...) 1 — Autorizar o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a empregar e sustentar, como contributo de Portugal no âmbito da missão NATO Baltic Air Policing — Lituânia, durante o ano de 2024, 4 (quatro) aeronaves F-16M, com um efetivo de até 95 (noventa e cinco) militares, num total de até 480 (quatrocentas e oitenta) horas de voo, por um período de até 4 (quatro) meses.

https://files.diariodarepublica.pt/2s/2024/03/063000000/0006000061.pdf


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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3288 em: Abril 05, 2024, 04:46:45 pm »
Então a nossa FAP não está a representar Portugal pior que a Bélgica  ;)

Ninguém disse isso, ou sequer o insinuou. Aqui a questão é diferente e ficou bem clara na minha publicação: enquanto que para o nosso destacamento a portaria do Ministério da Defesa estipula um teto limite de horas de voo, o que se pode comprovar por este recente caso belga, e que está bem patente, é que facilmente se podem alcançar e ultrapassar as 480HV previamente determinadas.

O destacamento de 4 F-16AM da Força Aérea Belga esteve presente na Lituânia durante 121 dias, efetuou 14 Alpha Scrambles (intercepções reais), 3 Tango Scrambles (saídas de treino), e superou o número de horas de voo que o nosso MDN definiu como limite (494h e 05 min). A questão nada tem a ver com o número de militares presente, com o seu trabalho e profissionalismo, tem a ver isso sim com a necessidade da existência de um teto máximo para as horas de voo dos caças, e se se trata de um fenómeno recente e exclusivamente nacional.
« Última modificação: Abril 05, 2024, 05:04:18 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3289 em: Abril 05, 2024, 05:53:19 pm »
Então a nossa FAP não está a representar Portugal pior que a Bélgica  ;)

Ninguém disse isso, ou sequer o insinuou. Aqui a questão é diferente e ficou bem clara na minha publicação: enquanto que para o nosso destacamento a portaria do Ministério da Defesa estipula um teto limite de horas de voo, o que se pode comprovar por este recente caso belga, e que está bem patente, é que facilmente se podem alcançar e ultrapassar as 480HV previamente determinadas.

O destacamento de 4 F-16AM da Força Aérea Belga esteve presente na Lituânia durante 121 dias, efetuou 14 Alpha Scrambles (intercepções reais), 3 Tango Scrambles (saídas de treino), e superou o número de horas de voo que o nosso MDN definiu como limite (494h e 05 min). A questão nada tem a ver com o número de militares presente, com o seu trabalho e profissionalismo, tem a ver isso sim com a necessidade da existência de um teto máximo para as horas de voo dos caças, e se se trata de um fenómeno recente e exclusivamente nacional.

De todo! E a minha mensagem era mesmo para os "velhos do Restelo" que por aqui andam sempre a deitar abaixo tudo o que é feito pela FAP. Aliás, basta seguir as redes sociais da FAP para perceber que com pouco se faz muito e bem!

Como alguém que cria e gere budgets diariamente, tenho a certeza que o que o MDN refere é exatamente isso. É um budget aproximado do que esperam que aconteça, mas claro, como estamos em Portugal, o budget é cortado rente e depois, obviamente, ultrapassado :P
« Última modificação: Abril 05, 2024, 06:45:45 pm por goncalobmartins »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3290 em: Abril 05, 2024, 10:47:43 pm »
Estipular um limite de horas de voo para uma missão destas que será sempre algo imprevisível, não tem qualquer cabimento. Se os russos de repente se lembram de aumentar os seus voos na região nem que seja por uns míseros 2%, chega a uma altura em que os nossos F-16 não descolam.

Fica a questão, se os russos resolverem atacar os estados Bálticos, e tivermos pilotos lá no meio, o que é suposto fazerem perante a ameaça.
 

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raphael

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3291 em: Abril 05, 2024, 11:42:00 pm »
Estipular um limite de horas de voo para uma missão destas que será sempre algo imprevisível, não tem qualquer cabimento. Se os russos de repente se lembram de aumentar os seus voos na região nem que seja por uns míseros 2%, chega a uma altura em que os nossos F-16 não descolam.

Fica a questão, se os russos resolverem atacar os estados Bálticos, e tivermos pilotos lá no meio, o que é suposto fazerem perante a ameaça.

tal como em tudo há flexibilidade... e caso seja necessário o valor é revisto para cima...

a coisa não é tão estanque quanto estão a pintar.

este limite de horas de voo é para evitar algumas ideias peregrinas que possam surgir, como o lema não oficial da 601 o "Jacques estás aqui!".

acredito também que possam existir contratempos e outros cenários já previstos.

Além de que não seremos a unica nação para efetuar os scrambles naquela unidade lituana...estão sempre duas nações em simultaneo...4 + 4...mais os americanos...

Os russos naquela zona não irão aumentar significativamente os voos de caças na área...vão sim aumentar e potenciar os empastelamento eletrónico que é o que fazem melhor naquela zona.

aquele eixo dos bálticos está mais protegido/guarnecido que a ucrânia....quase...
Um abraço
Raphael
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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3292 em: Abril 06, 2024, 12:26:56 am »
Em Portugal não costuma haver grande flexibilidade a muitos níveis, não me surpreendia que neste caso assim fosse. Oxalá esteja enganado, e de facto aquele valor seja apenas uma referência e não algo assente em cimento.

Não podemos é dizer que há flexibilidade para nós, mas depois dizer que os russos não vão aumentar o número de voos ou o que quer que seja, ou que a situação em 4 meses nunca irá mudar.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3293 em: Abril 06, 2024, 01:09:44 am »
Estipular um limite de horas de voo para uma missão destas que será sempre algo imprevisível, não tem qualquer cabimento. Se os russos de repente se lembram de aumentar os seus voos na região nem que seja por uns míseros 2%, chega a uma altura em que os nossos F-16 não descolam.

Fica a questão, se os russos resolverem atacar os estados Bálticos, e tivermos pilotos lá no meio, o que é suposto fazerem perante a ameaça.

Os F-16 têm horas de voo antes de manutenção, logo é normal terem um limite para cada missão. O estranho é a publicação de esse limite. Para umas coisas existe tanto segredo e para outras é coiso.
 
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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3294 em: Abril 06, 2024, 07:25:30 am »
O destacamento belga fez praticamente 500h de voo em 4 meses tendo efdctuado 14 Alfa scrambles e 3 tango scrambles, ninguém acha estes valores estranhos lol.

De certeza que andou a fazer mais coisas do que isso senão dava quase umas 30h de voo para cada scramble  :mrgreen:.

Faltam ai coisas de certeza, como por exemplo voos CAP, exercicios militares na região em que possam ter participado, (são coisas diferentes de uma activação do scramble real ou de treino), ou até as horas de voo em transito do país para a Lituânia e regresso que não sei se entram, etc.

Normalmente os F-16 fazem 2h de voo por saida, mas vamos por 3h na loucura, 17 scrambles, dá uma valor de 51h de voo para os scrambles,

Como dá para ver nesta simples conta ainda sobram mais de 400h horas de voo que podem ser usadas em scrambles, 17 scrambles em 121 dias dá um scramble por 7 dias, por isso basta quem está a fazer os planos de voo se adaptar, se começarem a aparecer scrambles mais regulares tem que diminuir outros voos para compensar.

494h/3h = 164 scrambles possíveis em 121 dias de missão

Mesmo a fazer voos de 3h e a ter scrambles reais todos os dias ainda tinham horas de voo para isso tudo, tinham que ser dois scrambles diários, mais de um mês durante a missão para ultrapassar as horas estabelecidas.
« Última modificação: Abril 06, 2024, 07:36:53 am por Lightning »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3295 em: Abril 06, 2024, 09:54:58 am »
O destacamento belga fez praticamente 500h de voo em 4 meses tendo efdctuado 14 Alfa scrambles e 3 tango scrambles, ninguém acha estes valores estranhos lol.

De certeza que andou a fazer mais coisas do que isso senão dava quase umas 30h de voo para cada scramble  :mrgreen:.

Faltam ai coisas de certeza, como por exemplo voos CAP, exercicios militares na região em que possam ter participado, (são coisas diferentes de uma activação do scramble real ou de treino), ou até as horas de voo em transito do país para a Lituânia e regresso que não sei se entram, etc.

Normalmente os F-16 fazem 2h de voo por saida, mas vamos por 3h na loucura, 17 scrambles, dá uma valor de 51h de voo para os scrambles,

Como dá para ver nesta simples conta ainda sobram mais de 400h horas de voo que podem ser usadas em scrambles, 17 scrambles em 121 dias dá um scramble por 7 dias, por isso basta quem está a fazer os planos de voo se adaptar, se começarem a aparecer scrambles mais regulares tem que diminuir outros voos para compensar.

494h/3h = 164 scrambles possíveis em 121 dias de missão

Mesmo a fazer voos de 3h e a ter scrambles reais todos os dias ainda tinham horas de voo para isso tudo, tinham que ser dois scrambles diários, mais de um mês durante a missão para ultrapassar as horas estabelecidas.

Claro que sim, há voos CAP, exercícios, presenças, etc. O estranho, e volto a repetir, é haver a necessidade de nos últimos anos inscrever o teto limite de horas de voo, que como se pode ver é facilmente ultrapassável.

Em 2023, por exemplo, quando éramos "lead nation", o número de HV estipulado ainda foi menor, e com a particularidade de excluir o tempo de voo em trânsito:

Citar
(...) 1 - É autorizado o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a empregar e sustentar, como contributo nacional no âmbito da NATO Air Policing Mission, designadamente na Baltic Air Policing Mission - Lituânia, em 2023, com o empenhamento de 4 (quatro) aeronaves F-16M, um efetivo de até 85 (oitenta e cinco) militares, num total de até 320 (trezentas e vinte) horas de voo (excluindo trânsitos), por um período de até 4 (quatro) meses.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/153-2023-211234662
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3296 em: Abril 06, 2024, 10:52:31 am »
Claro que sim, há voos CAP, exercícios, presenças, etc. O estranho, e volto a repetir, é haver a necessidade de nos últimos anos inscrever o teto limite de horas de voo, que como se pode ver é facilmente ultrapassável.

O limite de horas de voo é gestão, também existe um limite de horas anual definido para cada frota de aeronaves, que muitas vezes nem atingem, o limite de horas de voo para esta missão pode ser para impedir que alguma aeronave tenha que parar para alguma inspecção prolongada antes do regresso, por exemplo.

E o que eu quero salientar é que 400 e tal horas de voo são praticamente impossíveis de ultrapassar com scrambles reais, quase de certeza que nem vão fazer 50h de voo em scrambles reais, vão ter de andar a "inventar", patrulhas, participação em exercicios locais, etc, para chegar perto do limite das horas estipuladas.

Se for preciso fazer 3 ou 4x mais scrambles não há problema nenhum, faz-se é menos "das outras coisas".

Os Belgas atingiram as 490 e tal horas porque quiseram, foi gestão deles, se calhar tinham definido 500h para a missão e fizeram 490 e tal, porque como se pode ver nos scrambles reais apenas fizeram umas 50h então tinham muita margem para outras coisas.
« Última modificação: Abril 06, 2024, 10:59:57 am por Lightning »
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3297 em: Abril 06, 2024, 11:56:47 am »
Normalmente os F-16 fazem 2h de voo por saida, mas vamos por 3h na loucura, 17 scrambles, dá uma valor de 51h de voo para os scrambles,

Vezes dois, não? E os voos de trânsito são umas 5 horas, logo aí são 40 horas, praticamente 10% das HV autorizadas.
« Última modificação: Abril 06, 2024, 12:00:07 pm por NVF »
Talent de ne rien faire
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3298 em: Abril 06, 2024, 10:33:23 pm »
Normalmente os F-16 fazem 2h de voo por saida, mas vamos por 3h na loucura, 17 scrambles, dá uma valor de 51h de voo para os scrambles,

Vezes dois, não?

Não percebi.

Citar
E os voos de trânsito são umas 5 horas, logo aí são 40 horas, praticamente 10% das HV autorizadas.

Isso depende dessas horas contarem ou não.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3299 em: Abril 06, 2024, 11:10:38 pm »
O x2 é porque nos scramble os F-16 vão sempre aos pares como cá!

parece pouco, mas 480h ainda é um número bastante aceitável.

E com o KC (nas piscinas) nas rotações de pessoal deve permitir intervalos mais curtos para o pessoal por isso vai permitir a todos os pilotos da esquadra manterem as qualificações.

E não se esqueçam dos dukes que têm de ficar em Portugal a garantir o QRA também... o resto da Esquadra fica em Portugal e também têm horas a cumprir.

E depois a segunda coisa mais importante a seguir ao voo...a manutenção...

Não é só reabastecer e siga...a não ser que seja uma missão mais longa com reabastecimento aéreo...

cada hora de voo equivale a quantas horas de manutenção?

dizem os experts...por cada hora de voo 16h de manutenção...2h de voo por avião... 32h...

nem todas as saídas vão exigir o mesmo nível de manutenção...porém não vai ser pera doce...

Voar voar e manter...manter...manter...o pássaro apto a voar!



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Raphael
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