Boa noite,
O véu vai-se levantando, como já referi, o objetivo é (pelo menos):
-20 F-35A Lightning II, muito provavelmente a serem baseados na base aérea nº8 em Ovar.
-20 F-16V, com SABR mais munições stand-off, a basear na casa mãe de Monte Real;
-UAV´s do tipo MQ-9B "Sea Guardian", a operar conjuntamente com os P-3C modernizados, a serem baseados em Beja;
-A aeronave CAS, está-se em dúvida (ou A-29N ou AH-1Z)... veremos !
-Possibilidade de aquisição de um meio de AAR (Reabastecimento em Voo);
Cps
Então mas o 390 não está capacitado para AAR ??
Não é ou era intenção adquirir o sexto 390 para termos uma aeronave dedicada, ou quase, para essa missão??
Quanto a esta listagem eu gostava de acreditar, mesmo, nas aquisições e upgrades mencionados, mas, mesmo sendo época Natalicia, peço desculpa mad não acredito, como alguém aqui escreveu recentemente, venha quem vier, para o Desgoverno Nacional, nada de equipamentos substancialmente bons e em quantidade serão adquirido para ad FFAA, neste caso FAP.
Boas festas
Com todo o respeito....
Desde quando o KC-390 tem capacidade para reabastecer o F-35A e o F-16?
Mas com todo o respeito a que propósito?
Estamos apenas a debater o facto de eu não achar que a lista apresentada seja uma realidade ou viável até pelos custos envolvidos em tais aquisições/upgrades.
Que o, actual, k390 não pode reabastecer o F16 eu sei, só não sei porque os especialistas da FAP, foram atrás desta aquisição sabendo dessa incapacidade!
Também não sabia, sei agora pelo que diz, que vamos ter o F35, e logo 20 células uma boa noticia, para a FAP e para nós os que defendem o reforço de meios, a contradição, é ter de se gastar num KC330 o que se vai gastar, para que se possa efectuar AAR aos F35, quando se gastou o que bem sabemos num cargueiro táctico e que como o C não tem a capacidade de abastecer os nossos F's.
Tal aquisição, do(s) KC330 a acontecer será um segundo acto de má gestão de fundos, pois ao gastarem 827M em cinco KC390, ninguém dos ditos responsáveis acautelou essa necessidade, obrigandoa tal despesa que poderia ser efectuada por exemplo no upgrade dos F16, e dos 101.
Mas o que me intriga, é haver dinheiro para por exemplo 20 F35, circa 2.000+ milhões, quando as duas últimas aquisições que a FAP conseguiu, caso dos 2 A119 e 6+9, UH-60A, custaram 8M + 43M, + 18M, e só foram conseguidas através de fundos Europeus, porque se assim não fosse não teriamos esses onze helis.
É estranho não é ?
Mas devem ser as prendas deste e dos próximos cinco Natais, digo eu.
Abraço