Bodyguard-madeira,
Não disse em lado nenhum que se poderia entrar para o GOE directamente, é que nem para o GOE nem para coisa nenhuma. Sou policia, sei que para além de ilógico é uma impossibilidade, por isso nunca o poderia dizer. Disse apenas, lá mais para trás, que o CSP era a única unidade que exigia um tempo mínimo de permanência na PSP (2 anos) aos que a essa unidade pretendam concorrer.
Quanto aos cursos. Concedo-lhe o beneficio da duvida em relação ao curso de segurança pessoal do CSP, mas em relação ao GOE e CI posso garantir-lhe que enquanto no primeiro todos os seus elementos, sejam eles agentes, chefes ou oficiais, tem o respectivo curso no segundo caso, no do CI, isso é pura mentira. A menos que venham da carreira de base ou fossem agentes/chefes antes de concorrer ao instituto e que nessas condições tivessem passado por essa unidade, os oficiais do CI não possuem o curso de Ordem Publica.
Em termos gerais os oficiais do CI daquilo só “pescam” o que lá aprenderam durante o mês de estágio que lá fizeram no ano de tirocínio (aspirantes) pois todos sem excepção por lá passam durante essa fase das suas carreiras. Mas curso de ordem publica não têm, garanto-lhe. Mas deviam ter!