Indústria: EADS admite possibilidade de novos atrasos nas entregas do A380
Paris, 21 Set (Lusa) - O grupo europeu de aeronáutica e defesa EADS, casa-mãe da Airbus, admitiu hoje a possibilidade de novos atrasos na entrega do seu avião gigante A380, devido a "problemas persistentes de industrialização".
O grupo sublinhou que embora "a revisão do programa não esteja concluída", "problemas persistentes de industrialização ligados ao equipamento eléctrico dos aparelhos em produção foram identificados e estão a ser tratados".
"Em consequência, e segundo as nossas informações neste momento, outros atrasos nas entregas são de prever", acrescentou a EADS num comunicado, sem querer no entanto "confirmar ou infirmar as informações dadas por vários meios de comunicação", que davam conta de um novo atraso de seis meses do A380.
A EADS precisa "não ter ainda finalizado o calendário das entregas", "nem o impacto financeiro de tais atrasos".
Indica que fornecerá com a Airbus "informações mais pormenorizadas nas próximas semanas", uma vez que a Airbus está "a trabalhar num plano de acção e num calendário firme de entrega para os seus clientes".
É a terceira vez que a Airbus revê o calendário de entregas do seu programa-vedeta avaliado em cerca de 12 mil milhões de euros, que já tem um ano de atraso.
A construtora aeronáutica europeia já advertira em Junho que as entregas do seu avião de dois pisos e uma capacidade entre 550 e 840 lugares seriam reduzidas em 2007 a nove em vez das 25 inicialmente previstas.