Sector Ferroviário

  • 207 Respostas
  • 30320 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10905
  • Recebeu: 2288 vez(es)
  • Enviou: 3104 vez(es)
  • +680/-1026
Re: Sector Ferroviário
« Responder #150 em: Novembro 17, 2023, 06:45:28 am »
« Última modificação: Novembro 17, 2023, 06:45:45 am por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10905
  • Recebeu: 2288 vez(es)
  • Enviou: 3104 vez(es)
  • +680/-1026

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10905
  • Recebeu: 2288 vez(es)
  • Enviou: 3104 vez(es)
  • +680/-1026
Re: Sector Ferroviário
« Responder #152 em: Novembro 18, 2023, 07:09:16 am »
A CP quer comprar ou alugar à RENFE locomotivas com capacidade de andar nas linhas com tensão portuguesa e espanhola (até agora usam comboios a diesel para ligar o Porto a Vigo)



https://ominho.pt/comboio-que-liga-o-minho-a-vigo-a-espera-de-locomotivas-bitensao/

As locomotivas em questão são do mesmo tipo que é usado nos nossos inter-cidades, podem circular a 200km/h, por isso passar de um comboio tipo Regional para um comboio tipo inter-cidades parece uma boa evolução.



« Última modificação: Novembro 18, 2023, 07:11:07 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Kalil, Viajante

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 19898
  • Recebeu: 2202 vez(es)
  • Enviou: 254 vez(es)
  • +870/-1459
Re: Sector Ferroviário
« Responder #153 em: Novembro 18, 2023, 04:03:11 pm »
Histórico Comboio Presidencial Português regressa aos carris


« Última modificação: Novembro 18, 2023, 04:04:13 pm por Lusitano89 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

CruzSilva

  • Especialista
  • ****
  • 1145
  • Recebeu: 443 vez(es)
  • Enviou: 2044 vez(es)
  • +625/-106
Re: Sector Ferroviário
« Responder #154 em: Novembro 18, 2023, 10:04:40 pm »
https://www.publico.pt/2023/11/15/fugas/noticia/comboio-presidencial-volta-carris-linha-douro-2070179

PS: Acho bem a CP fornecer serviços diferentes, não é apenas transportar pessoas de casa para o trabalho, é uma maneira de pensar mais "empresarial".
Ajudar o sector do turismo e bem.
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 680
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 1454 vez(es)
  • +853/-185
Re: Sector Ferroviário
« Responder #155 em: Novembro 19, 2023, 12:42:52 pm »
Parece-me uma boa ideia e medida. À exceção do custo  :mrgreen:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10905
  • Recebeu: 2288 vez(es)
  • Enviou: 3104 vez(es)
  • +680/-1026
Re: Sector Ferroviário
« Responder #156 em: Novembro 19, 2023, 10:34:44 pm »
Parece-me uma boa ideia e medida. À exceção do custo  :mrgreen:

Para passear de comboio no Douro mais barato tens o comboio Miradouro, a versão low cost, (sem refeição).  ;)



https://www.cp.pt/passageiros/pt/como-viajar/em-lazer/cultura-natureza/miradouro
« Última modificação: Novembro 19, 2023, 10:40:27 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 680
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 1454 vez(es)
  • +853/-185
Re: Sector Ferroviário
« Responder #157 em: Novembro 20, 2023, 09:59:06 pm »
Parece-me uma boa ideia e medida. À exceção do custo  :mrgreen:

Para passear de comboio no Douro mais barato tens o comboio Miradouro, a versão low cost, (sem refeição).  ;)



https://www.cp.pt/passageiros/pt/como-viajar/em-lazer/cultura-natureza/miradouro

Obrigado pela dica (que desconhecia). Deviamos abrir uma secção para dicas low-cost  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10905
  • Recebeu: 2288 vez(es)
  • Enviou: 3104 vez(es)
  • +680/-1026
Re: Sector Ferroviário
« Responder #158 em: Novembro 20, 2023, 11:19:11 pm »
Sempre às ordens, este comboio até lhe tenho simpatia e acho que a CP tomou uma boa decisão.

A nível de horário e preço é um Inter-Regional com viagens diárias na linha do Douro, tal como noutras linhas que também possuem Inter-Regionais, mas estas carruagens antigas em particular acho que só andam na linha do Douro.

Estas carruagens estavam todas degradadas pelos elementos e vandalismo, abandonadas no Entroncamento e outros locais, foram construidas na Suíça em 1940, isto já são clássicos e em muitos paises fazem serviço turistico, como a CP precisava de reforçar outras linhas com comboios decidiu transferir os "normais" que andavam no Douro para essas linhas e alguem com dois dedos de testa decidiu recuperar estas carruagens antigas para a linha do Douro, assim cumprem um duplo objectivo, comboio regional para as populações locais e turístico para quem vem passear.












PS: O preço é muito em conta, mas antes de ir a coŕrer comprar bilhete :mrgreen:, recomendo que veja bem os tempos de viagem e estações, é que segundo o que me lembro quando andei a pesquisar a viagem é umas 3h para cada lado, fazer ir e voltar ao Porto são umas 6h, a velocidade é de passeio.

Pessoalmente preferi ir de carro até a Régua, fiquei lá num hotel e só fiz a viagem a partir dai, há quem diga que é a parte melhor.

PS2: Parece que aos 40 anos descobri que gosto de comboios  :mrgreen:
« Última modificação: Novembro 20, 2023, 11:59:46 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, HSMW, Viajante, PTWolf

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4241
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 1382 vez(es)
  • +7203/-4330
Re: Sector Ferroviário
« Responder #159 em: Novembro 21, 2023, 02:00:11 pm »
Eu dou uma sugestão muito mais barata  :mrgreen:

Realmente como diz o Lightning, antes da Régua não há muito que ver, apesar de que há locais muito bonitos entre Ancede e a Régua, especialmente Caldas de Aregos e em frente a Resende. Mas quem vai de longe, é preferível ir directo à Régua ou melhor ainda à minha cidade Lamego (muito mais bonita  :mrgreen:
E em vez de irem de comboio turístico pelo Douro a pagar 750€ por pessoa, compram um bilhete de ira e volta da Régua ao Pinhão.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo---lazer/detalhe/a-viagem-douro-volta-aos-carris-e-custa-750-euros

No Pinhão visitam a estação que é magnífica (para mim mais bonita só mesmo a Estação de São Bento). 5 minutos a pé conseguem ir a cada ponta do Pinhão, têem várias quintas que podem visitar, têem a marginal e obviamente o rio e até podem andar numa imitação de Barco Rebelo durante 1 hora por 10€ por pessoa.

A vantagem de fazerem o percurso Régua-Pinhão é que há vários comboios a passar para cada lado. A cada meia-hora ou 1 hora têem um comboio. Se forem mais a montante, arriscam-se a ficar de um dia para o outro!!!!

Não aconselho a fazerem a viagem de comboio no Douro no Inverno. Durante 5 anos fazia o percurso Régua-Porto (não há comboio em Lamego  :mrgreen:, para estudar e no inverno era muito frequente haver deslizes de terra e pedras!!!!!!! Uma das vezes o maquinista viu as pedras no meio da linha, arriscou passar e......... sabem o que é um comboio passar por cima de uma pedra e esta rolar e levantar o comboio ao ar e....... nós lá dentro a pensarmos que íamos parar ao rio Douro?

A segurança na linha do Douro é tão crítica no inverno que várias vezes passa uma pequena máquina amarela para garantir que o comboio que venha a seguir passa em segurança, sem arriscar os passageiros!!!!!!!!!!

E se escolherem os comboios regionais, ainda podem ter a sorte de andarem numa máquina 1400 (a mesma que puxa o comboio Presidencial), mas pagam menos de 10€ por bilhete  :mrgreen:

Infelizmente no Douro vão parar as carruagens e as máquinas que estão já em fim de vida. As carruagens são as Schindler dos anos 40.
« Última modificação: Novembro 21, 2023, 02:03:40 pm por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Cabeça de Martelo, PTWolf, Tiamate

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 680
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 1454 vez(es)
  • +853/-185
Re: Sector Ferroviário
« Responder #160 em: Novembro 22, 2023, 01:33:33 pm »
Verdadeiro serviço público  :G-beer2:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10905
  • Recebeu: 2288 vez(es)
  • Enviou: 3104 vez(es)
  • +680/-1026
Re: Sector Ferroviário
« Responder #161 em: Novembro 28, 2023, 10:45:50 am »
E está decidido, mais um passo em direcção à modernidade.

https://www.publico.pt/2023/11/28/economia/noticia/franceses-alstom-ganham-corrida-maior-compra-comboios-cp-2071778

Já é tempo de dar descanso aos comboios que tem mais de 50 anos.
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 680
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 1454 vez(es)
  • +853/-185
Re: Sector Ferroviário
« Responder #162 em: Novembro 28, 2023, 07:19:20 pm »
Boas noticias!

É possivel ver que carruagens serão disponibilizadas?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10905
  • Recebeu: 2288 vez(es)
  • Enviou: 3104 vez(es)
  • +680/-1026
Re: Sector Ferroviário
« Responder #163 em: Novembro 28, 2023, 09:25:41 pm »
O site deles é este
https://www.alstom.com/solutions/rolling-stock

Este parece-me o comboio suburbano deles.

« Última modificação: Novembro 28, 2023, 09:29:49 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10905
  • Recebeu: 2288 vez(es)
  • Enviou: 3104 vez(es)
  • +680/-1026
Re: Sector Ferroviário
« Responder #164 em: Novembro 28, 2023, 10:44:46 pm »
Os que supostamente vão ser substituídos são pelo que me parece, os comboios mais antigos em serviço, exepto os comboios históricos.

Os cerca de 30 comboios urbanos da linha de Cascais, construídos nos anos 50(!!l) e modernizados nos anos 90.


Os mais de 50 comboios regionais que andam um bocado por todo o pais desde os anos 70, com uma modernização no início do século XXI.


PS: a página da wikipedia da CP tem muita informação sobre o tipo e quantidade de material que está em serviço https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Comboios_de_Portugal
« Última modificação: Novembro 28, 2023, 10:46:46 pm por Lightning »