Eu acho que é porque a construção de automotoras deve ser muito complexo.
Isto é básicamente construção de carruagens, a locomotiva continua a vir de fora (nova ou usada da CP).
Isto parece-me ser um futuro substituto das carruagens que se usam nos Inter-cidades e outros comboios que ainda usem o sistema tradicional loconotiva+carruagens, a vantagem deste sistema em relação ao actual é que no fim da linha, não é preciso andar com todo o trabalho de desconectar a locomotiva das carruagens, fazer inversão de marcha e conectar a locomotiva na outra ponta das carruagens para fazer o precurso inverso, basta o condutor sair da locomotiva e operar o comboio da cabine que existe na carruagem da ponta, num sistema idêntico ao das automotoras.
Não sei é se este sistema permite aumentar carruagens, 3 para 4, 5, 6. Como dá para fazer no Inter-cidades actual, porque se alguns inter-cidades só levam as 3 carruagens do esquema padrão como os que fazem a Beira Alta e Beira Baixa, o que faz Lisboa - Porto leva 5 ou 6, essa flexibilidade é importante.