Os preços praticados são sem dúvida interessantes, mas não sei se os sindicatos vão permitir.
Claro, mais umas greves a caminho, como se isso ajudasse a CP a concorrer com as empresas estrangeiras ferroviárias, aparece ai uma RENFE com meios mais modernos, baratos e em botola ibérica, e como é?
É que o governo fez esta panelinha toda de manter a alta velocidade em bitola ibérica, por um lado tem um factor poupança pois permite aproveitar comboios actuais para lá andar, os Alfa e talvez os Inter-cidades, senão tinham de comprar comboios novos como fizeram os Eapanhois, (os comboios "normais" deles são em bitola ibérica mas os de alta velocidade são em bitola europeia), mas outra razão que só recentemente admitiram, é para impedir ou desincentivar companhias estrangeiras de querer vir para Portugal, pois tem de adquirir comboios diferentes dos que possuem, tem de ser preparados para a circular em bitola ibérica, assim ajudam a CP.
O Pedro Nuno Santos, PS, admitiu no Parlamento algo do género "Era o que faltava virem agora empresas de fora competir com a nossa CP", já vi em video mas não encontro.
Mas a Renfe pode-lhes trocar as voltas, eles já possuem comboios em bitola ibérica, a não ser que os governos dos dois paises e as duas empresas façam um acordo, a CP também pode vir a circular para algumas cidades espanholas, no norte até Vigo, no Leste até Salamanca, Badajoz, quem sabe Madrid, eu gosto da CP e gostava que se tornasse uma empresa moderna, ligada à europa. Tenho pena de termos das piores ligações da comboio internacionais.
https://www.noticiasaominuto.com/economia/2364606/portugal-extremamente-mal-ligado-a-espanha-por-comboio