Sector Ferroviário

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #120 em: Agosto 06, 2023, 02:54:02 pm »
Tinha de ser não é?

https://www.publico.pt/2023/07/08/economia/noticia/concurso-117-comboios-cp-2056000

Não sei se já participou nalgum concurso público, mas grande parte são uma verdadeira selva! E quem se lixa é quem lança o concurso que nunca mais vê o processo chegar a bom termo ao fim!
Recordo-me de 1 em que uma das empresas estava a apresentar um protesto a cada 5 minutos! Só não protestava se os concorrentes fossem afastados ou porque não selou a proposta ou garantiu que o volume é inviolável, por exemplo! Cada fenómeno!!!!!!

Por ser uma selva é que normalmente toda a gente foge dos concursos públicos porque sabem quando começam, mas nunca sabem em que ano acaba!!!!!!!

Caberia ao estado blindar este tipo de situações. Ou lá fora também assim?
Talvez até dê jeito este tipo de situações de "selva"....

Vou dar-lhe um exemplo, há muito dinheiro do PRR, mas a execução está a ser muito lenta. Imagine que é você que lança um concurso público para uma coisa qualquer, se tiver vários candidatos, pode ter a certeza que vai ter batalhas jurídicas de meses ou anos até a justiça resolver o imbróglio. No entanto...... os fundos comunitários têem um prazo para o executar, que normalmente ronda os 2 anos, se passar este prazo, digo adeus ao dinheiro gratuíto!!!!!!!

Além disso é muito fácil a entidade que lança um concurso público, cometer erros, pelo simples facto de estar a fazer vários concursos que não têem nada a ver uns com os outros, basta você enganar-se e nomear um concurso por ajuste directo quando na realidade é por consulta prévia a 3 entidades, para esse concurso ser facilmente anulado na justiça e a entidade poder ficar em apuros se já estiver a executar o contrato!!!!!!!!

Quem lança um concurso público não controla os prazos na totalidade e nem o destino do concurso. E basta haver motivos para um dos concorrentes que perdeu, reclamar do concurso na justiça e está a ver o calvário que passa o dono da obra!!!!!!!
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #121 em: Agosto 06, 2023, 02:59:33 pm »
Renfe quer pôr um pé em Portugal.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/renfe-quer-ligar-espanha-a-elvas-16749288.html

Noticia espanhola
https://www.eldiario.es/extremadura/economia/renfe-anuncia-segundo-alvia-madrid-ave-regional-tren-evora_1_10371331.html

Não devia ser permitido, ponto!
Os espanhóis também não permitem o contrário!

Aquilo que vejo é uma tentativa de ter condições logo a seguir à fronteira para chamar clientes!!!!
Estranhamento não vejo vantagem nenhum da linha a sul. Estão a pensar só no turismo?
A principal entrada no país é mais a norte em Vilar Formoso.

Para além do atraso na escolha do aeroporto, estamos imensamente atrasados nas linhas de bitola europeia, já nem digo alta velocidade!
Bastaria uma linha de bitola europeia de 250 a 300Km/h (patamar logo a baixo do TGV), para resolver todos os problemas nacionais, desde que a linha (pelo menos dupla), permitisse o transporte de passageiros e mercadorias para toda a Europa!
 

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Lightning

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #122 em: Agosto 06, 2023, 09:03:58 pm »
Os espanhóis também não permitem o contrário!

Está enganado.
Os franceses e italianos já andam em Espanha.
https://expresso.pt/economia/2022-03-24-Comboios-privados-conquistam-Espanha-eacc80d4


E a Renfe vai ter ligações para as cidades francesas de Lyon e Marselha.

https://skift.com/blog/spains-renfe-sets-july-date-for-new-high-speed-trains-to-france/

É a liberalização da concorrência, como existe na aviação.
« Última modificação: Agosto 06, 2023, 09:07:42 pm por Lightning »
 
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #123 em: Agosto 08, 2023, 09:58:59 am »
Os espanhóis também não permitem o contrário!

Está enganado.
Os franceses e italianos já andam em Espanha.
https://expresso.pt/economia/2022-03-24-Comboios-privados-conquistam-Espanha-eacc80d4


E a Renfe vai ter ligações para as cidades francesas de Lyon e Marselha.

https://skift.com/blog/spains-renfe-sets-july-date-for-new-high-speed-trains-to-france/

É a liberalização da concorrência, como existe na aviação.

Tem razão!
O que sempre existiu até à pouco tempo, eram os comboios internacionais, com carruagens que podiam ser de vários países, mas sempre com locomotiva e pessoal do país onde circula, por exemplo, o comboio internacional para Espanha ou mesmo França, saía de Portugal e na fronteira ou mudavam a máquina(s) ou trocavam mesmo de comboio (por causa das bitolas).

Mas este é um novo tipo de serviço, um operador externo a operar na linha de comboio de outro país!
Os preços praticados são sem dúvida interessantes, mas não sei se os sindicatos vão permitir.
O objectivo da UE é esse mesmo, o cliente em primeiro lugar, independentemente de quem faz o serviço!!!!!

A título de exemplo, num dos links que refere, um bilhete de Alta Velocidade de Madrid a Valência (303Kms) custa a partir de 7€...... quando um bilhete no Douro de ou para Porto - Régua (100Kms) custa entre 7,85 e os 10€!!!!!! Num comboio mais velho que eu próprio!!!!!  :mrgreen:
 
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #124 em: Agosto 09, 2023, 10:39:32 pm »
Os preços praticados são sem dúvida interessantes, mas não sei se os sindicatos vão permitir.

Claro, mais umas greves a caminho, como se isso ajudasse a CP a concorrer com as empresas estrangeiras ferroviárias, aparece ai uma RENFE com meios mais modernos, baratos e em botola ibérica, e como é?

É que o governo fez esta panelinha toda de manter a alta velocidade em bitola ibérica, por um lado tem um factor poupança pois permite aproveitar comboios actuais para lá andar, os Alfa e talvez os Inter-cidades, senão tinham de comprar comboios novos como fizeram os Eapanhois, (os comboios "normais" deles são em bitola ibérica mas os de alta velocidade são em bitola europeia), mas outra razão que só recentemente admitiram, é para impedir ou desincentivar companhias estrangeiras de querer vir para Portugal, pois tem de adquirir comboios diferentes dos que  possuem, tem de ser preparados para a circular em bitola ibérica, assim ajudam a CP.

O Pedro Nuno Santos, PS, admitiu no Parlamento algo do género "Era o que faltava virem agora empresas de fora competir com a nossa CP", já vi em video mas não encontro.

Mas a Renfe pode-lhes trocar as voltas, eles já possuem comboios em bitola ibérica, a não ser que os governos dos dois paises e as duas empresas façam um acordo, a CP também pode vir a circular para algumas cidades espanholas, no norte até Vigo, no Leste até Salamanca, Badajoz, quem sabe Madrid, eu gosto da CP e gostava que se tornasse uma empresa moderna, ligada à europa. Tenho pena de termos das piores ligações da comboio internacionais.

https://www.noticiasaominuto.com/economia/2364606/portugal-extremamente-mal-ligado-a-espanha-por-comboio
« Última modificação: Agosto 09, 2023, 11:00:44 pm por Lightning »
 
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #125 em: Agosto 19, 2023, 11:45:05 am »
Concordo. A aposta por cá na bitola ibérica é uma forma de impedir empresas estrangeiras de virem para cá explorar as linhas e fazerem preços muito mais económicos!!!!
Mas não há só o problema da bitola, há o da voltagem e da sinalização!

Parece que a CP só tomou conhecimento das intenções da Renfe pela comunicação social, mas na última reunião entre os governos dos 2 países, parece que o tema foi discutido.

Para já há vários problemas operacionais, desde obviamente as linhas (o novo investimento em Portugal é em linhas de bitola ibérica, parece-me que propositado, mas para ter financiamento comunitário, a bitola tem de mudar até ao fim de 2030...... o próximo que feche a porta)!

Mas o mais surpreendente é que só se fala no interesse espanhol em operar linhas em Portugal...... e então o Costa, apelidado de manhoso e hábil, não sabe contrapor com vias abertas para as nossas mercadorias e passageiros para lá de Espanha!?
É uma oportunidade de escancarar portas às nossas exportações para o resto da Europa e por comboio, sem ter de mudar a carga de carruagens!!!!!
Só falaram nos interesses da Renfe!?

Estrategas da treta!

Não é por acaso que existe muito interesse na linha Corunha-Porto. Os espanhóis que vivem na Galiza, parte ocidental de Castela e Leão e Extremadura, preferem vir passar férias ou mini-férias a Portugal, norte e centro, que é mais perto e barato.
Sempre que vou ao IKEA de Matosinhos e mesmo o mais pequeno de Braga, não tenho a certeza se vejo mais portugueses ou espanhóis às compras  :mrgreen:
São literalmente legiões de espanhóis às compras, passeio, praia, etc......

https://pt.euronews.com/viagens/2023/08/17/de-espanha-a-portugal-de-comboio-esta-prevista-uma-linha-de-alta-velocidade-entre-madrid-e

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/renfe-quer-operar-sozinha-linha-entre-corunha-e-lisboa

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/portugal-pede-700-milhoes-em-fundos-europeus-para-alta-velocidade-lisboa-porto?ref=DET_Recomendadas_pb#loadComments
« Última modificação: Agosto 19, 2023, 11:53:47 am por Viajante »
 
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #126 em: Agosto 19, 2023, 01:36:11 pm »
A nivel de mercadorias já temos empresas portuguesas a operar em toda a Península Ibérica.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Medway

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Takargo
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #127 em: Agosto 20, 2023, 11:39:29 pm »
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #128 em: Agosto 21, 2023, 09:34:26 am »
A Renfe vem aí, também querem fazer comboios rápidos no eixo Atlântico Corunha - Lisboa, o que significa que de Braga para Lisboa já entra em competição com os Alfa e Inter-Cidades da CP.

https://www.publico.pt/2023/08/21/economia/noticia/expansao-espanhola-renfe-portugal-coloca-pressao-cp-2060594
« Última modificação: Agosto 21, 2023, 09:35:11 am por Lightning »
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #129 em: Agosto 21, 2023, 07:52:51 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #130 em: Agosto 21, 2023, 09:30:02 pm »
Só deveríamos permitir operar em Portugal a Renfe (e só em algumas linhas), se nos permitissem escoar as nossas exportações via comboio de Alta Velocidade para toda a Europa!!!!

Estando cumprido esse requisito (que é muito mais importante que o transporte de passageiros)!

Mas duvido que vá para a frente. A acontecer, se repararem, as greves passam a ser inúteis, se a CP não quer transportar passageiros, transportam outros e até muito mais barato!!!!!

Os cangalheiros dos sindicatos nunca vão permitir!!!!!!!
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #131 em: Agosto 21, 2023, 10:33:47 pm »
Os cangalheiros dos sindicatos nunca vão permitir!!!!!!!

Viajante mas como é que os sindicatos vão impedir os comboios da renfe de circular em Portugal, vão-se por à frente deles?
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #132 em: Agosto 21, 2023, 11:28:25 pm »
Os cangalheiros dos sindicatos nunca vão permitir!!!!!!!

Viajante mas como é que os sindicatos vão impedir os comboios da renfe de circular em Portugal, vão-se por à frente deles?

Uma coisa é a infraestrutura, e outra a empresa que a opera. As decisões são todas tomadas pelos governos, que controlam ambas. Os sindicatos não têm voz nenhuma em relação à primeira, e muito pouca em relação à segunda.
Desconfio que ainda falte bastante até o eixo Porto-Vigo se apresentar como rentável. Se não for agora, com a dupla Costa-Sanchez no poder, que as interligações avancem, não sei quando será.
 
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #133 em: Agosto 21, 2023, 11:31:51 pm »
Os cangalheiros dos sindicatos nunca vão permitir!!!!!!!

Viajante mas como é que os sindicatos vão impedir os comboios da renfe de circular em Portugal, vão-se por à frente deles?

Muito simples, basta bloquear os 2 únicos Centros de Comando Operacionais da CP em Contumil no Porto e em Lisboa: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/centros-de-comando-operacional-da-refer/

Quando existiam 2 empresas públicas: a Refer (dona das insfraestruturas) e a CP (dona dos comboios), era mais fácil avançarmos para uma verdadeira concorrência.

Mas repare nestas jogadas no tempo da Geringonça:
- Agora temos algo mais complicado, a Infraestruras de Portugal que tem as Estradas e a CP (união da Refer com a CP);
- Governo avança com linhas de Alta Velocidade ..... de bitola ibérica!!!!!
- Sobre o suposto interesse da Renfe na exploração das linhas em Portugal....... nem a dona das linhas é convidada para ouvir a Renfe!

Posso estar enganado, mas não está para breve!!!!!
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #134 em: Agosto 21, 2023, 11:37:55 pm »
Uma coisa é a infraestrutura, e outra a empresa que a opera.

Isso era quando tínhamos a REFER e a CP, mas agora só existe a CP que controla os comboios e as infraestruturas!
« Última modificação: Agosto 21, 2023, 11:46:48 pm por Viajante »