A questão é um bocado complicada, mas eu tento ver as coisas da forma mais simples que me é possível.
- Todas as pessoas têm o direito de se expressar da forma que quiserem
- Todos os participantes estão em igualdade de circustâncias, considereando-se sempre que este é um fórum português, onde se utiliza preferêncialmente a lingua portuguesa.
- Discutimos mesmo a aceitação ou não de linguas estrangeiras, nomeadamente o castelhano, tendo a maioria (não absoluta, diga-se) dos participantes aceite qu não há qualquer razão para se proíbirem pessoas de falar noutros idiomas.
- Acho que o problema tem a ver com as expressões utilizadas, nomeadamente quando dizem respeito aos espanhóis - ou melhor à Espanha - que resultam num "rompimento de vestiduras" como os espanhóis dizem, em praça pública.
- Ficam alguns dos participantes espanhóis, absolutamente irritados com o facto de serem criticados, ou de o país deles ser criticado e assumem a crítica, como se tratasse de uma crítica pessoal.
- Ora, as criticas e rivalidades entre países da peninsula ibérica, são uma realidade histórica - a qual eu até acho interessante - e devem ser entendidas como tal.
- Também em Espanha sempre existiram essas rivalidades, no entanto, por razões já explicadas noutros temas deste mesmo fórum, ocorreram movimentos violentos de repressão, com o objectivo de uniformizar os dominios de um rei sobre vários reinos, obrigados a conviver à força.
- Se há coisa que nos define, é o facto de nós termos mantido essa velha característica, de afincadamente defendermos as nossas particularidades, em que a crítica ao pérfido castelhano tem já o seu lugar histórico.
- Desde crianças que nos habituámos a ter uma determinada ideia dos espanhóis e da Espanha. São estereotipos como é obvio, como o do espanhol desmaiar quando vê sangue, as anedotas onde normalmente há espanhois e/ou ciganos até à canção da Amália Rodrigues, onde se fala dos caracolitos dos caracóis, dos espanholitos e dos espanhóis.
- Isto faz parte da nossa cultura, e do meu ponto de vista, ainda bem.
- O facto de os espanhóis - por razões históricas e políticas - terem passado por uma "limpeza cerebral" relativamente às razões da existência de Portugal faz com que na maíoria dos casos sofram um choque, quando se deparam perante um Portugal e perante portugueses, que não sorriem, ao cliente que vai ao restaurante, ou à loja da fronteira e que ainda por cima têm o topete de argumentar e explicar coisas que eles pensavam que já tinham sido explicadas.
- A arrogância espanhola, é não apenas resultado da genética, mas também de um sistema educativo distorcido, que ao longo de muitas décadas produziu as mais abjectas mentiras históricas.
- Essas mentiras, entram em completo conflito com a nossa história, e são profundamente dolorosas para os espanhóis, porque provam que quase tudo o que estudaram era afinal mito.
- Infelizmente o que temos vindo a assistir, é à pressão do politicamente correcto, em que os espanhóis exigem que nos calemos, porque eles estão aqui, e portanto é a história deles (baseada em mentiras históricas facilmente desmontráveis) que deve contar).
- Um português a falar livremente, vai sempre parecer insultuoso a um castelhano retrogrado e reacionário.
- E agora ainda por cima assumem papel de vitimas, o que é inaudito, dado estarem num fórum português, onde se fala sobre Portugal e onde se fala sobre a nossa História, tradições, guerras, batalhas, conflitos, amigos, aliados e inimigos.
Ora nessa História a Espanha/Castela foi praticamente sempre o inimigo. Eles são na nossa História de quase 900 anos, o invasor, o traidor, o impostor, o tirano, o algoz, o ocupante, o ladrão.
Será que devemos mudar a nossa História, para na nossa tradicional bonomia e vontade de agradar às visitas dizermos que sim aos espanhóis?
Pare esse peditório, aqui o Je, não dá
Cumprimentos