A esquadra 401 eram "os cientistas", além dos Aviocar terem sido mais de 20, o dobro dos C-295M, também os seus equipamentos não eram de tão fácil remoção/instalação como no C-295M, este usa um sistema "palete" com todas as consolas integradas, os Aviocars as consolas eram fixas no estrado do avião e todos os equipamentos electrónicos instalados individualmente, além dos aviões de vigilância marítima, fotografia aérea, instrução de navegadores, ainda existiam a versão de Geofísica. Os C-295M para capacidade de guerra electrónica pode ser equipado com dois pods ALQ-131.
A esquadra 502 tinha os aviões de transporte, ainda existiam 2 aviões de guerra electrónica, acho que estavam na 502, mas já não tenho a certeza.
Sobre os AVIOCAR da FAP nesta época (1987)
A esquadra 401 tinha dois aviões destinados a fotografia aérea (6521 e 6523) com câmaras duplas Wild ARC 10 montadas verticalmente, um avião para pesquisa geofísica (6524) que tinha montado umequipamento de espectrometria e magnometria e um avião para apoio à frota pesqueira (6522).
A esquadra 502 tinha dois aviões destinados a missões ECM (6501 e 6502) embora também li que o 6501 chegou a ser usado para missões VIP tendo um interior que podia ser mudado rapidamente. Em 1987 tinha um total de 11 aviões
A esquadra 111 tinha um único avião destinado ao treino de navegação com cinco consolas(matricula 6503)
Nas Lajes a esquadra 503 tinha 6 AVIOCAR para as suas missões.
Este site em português tem informação disponivel incluindo os C-212 de patrulha marítima que vieram posteriormente.
https://altimagem.blogspot.pt/2014/08/casa-c-212-aviocar-primeira-parte.htmlCumprimentos,