C-295 M na FAP

  • 958 Respostas
  • 327369 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10359
  • Recebeu: 5660 vez(es)
  • Enviou: 4354 vez(es)
  • +8476/-1842
Re: C-295 M na FAP
« Responder #915 em: Julho 10, 2023, 04:56:40 pm »
« Última modificação: Julho 10, 2023, 05:00:11 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Drecas

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1508
  • Recebeu: 466 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +309/-190
Re: C-295 M na FAP
« Responder #916 em: Julho 10, 2023, 06:14:22 pm »
Não compreendo bem uma espera tão grande.....e 2.8 milhões de euros vamos ser sinceros, dentro de um orçamento de defesa são quase "migalhas"


Mas prontos talvez para a próxima só demore 1 ano e 11 meses  :mrgreen:
 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3376
  • Recebeu: 2300 vez(es)
  • Enviou: 699 vez(es)
  • +1391/-485
Re: C-295 M na FAP
« Responder #917 em: Setembro 15, 2023, 07:52:32 am »


Citar
C-295 Portugués

Continuamos con los participantes del ASAREX23👇🏼

Los orígenes del 502 escuadrón de la fuerza aérea portuguesa, “Elefantes” datan de 1937 cuando nació como dos grupos de bombardeo dotado con aviones Junkers Ju-52/3m.
Cuando se creó como tal la  FAP, transicionaron al rol de transporte paracaidista. En 1978 hizo su conversión al C-212 y en 1988 comenzó con su nuevo role como transporte y SAR.

En 2007 terminaron sus operaciones con el C-212 Aviocar y empezaron con el C-295M desde Azores.

En 2009 se trasladaron a Montijo, su actual base operando 7 C-295M y 5 optimizados C-295 MPA. Con una autonomía de 10 horas volando a 240 nudos por hora, resulta ser una herramienta muy versátil.







A España servir hasta morir
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10359
  • Recebeu: 5660 vez(es)
  • Enviou: 4354 vez(es)
  • +8476/-1842
Re: C-295 M na FAP
« Responder #918 em: Outubro 31, 2023, 02:39:21 pm »
Espere.....

https://observador.pt/2021/06/10/aviao-da-forca-aerea-sofre-danos-durante-aterragem-em-porto-santo-tripulantes-nao-sofreram-ferimentos/
Este mesmo??
2 anos para isto ser aprovado????


Esse mesmo !!
Drecas Há mais de dois anos coloquei este post :

Querem ver que....

https://tvi24.iol.pt/sociedade/forca-aerea-portuguesa/aviao-da-forca-aerea-tem-acidente-em-porto-santo

...... o trem estava em baixo mas não trancado ??,

Abraços

Alguém sabe algo sobre a reparação do 16702, acidentado em PXO ??

Abraços
« Última modificação: Outubro 31, 2023, 02:42:32 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10359
  • Recebeu: 5660 vez(es)
  • Enviou: 4354 vez(es)
  • +8476/-1842
Re: C-295 M na FAP
« Responder #919 em: Outubro 31, 2023, 03:34:08 pm »
Além disto, claro.


.....Passados que estão quase, agora mais de, dois anos desde este incidente que a aeronave ainda não se encontra ao serviço da Força Aérea Portuguesa. Depois de um primeiro período de reparações no Porto Santo, o C-295 voou até à base de Beja, onde permaneceu durante mais alguns meses até seguir rumo à fábrica da Airbus, em Sevilha.
De acordo com o Correio da Manhã é lá que permanece com arranjo "em curso, aguardando-se para breve o término das respectivas reparações"........


https://www.dnoticias.pt/2023/3/11/351625-wd/

Abraços
« Última modificação: Outubro 31, 2023, 03:35:37 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3958
  • Recebeu: 2573 vez(es)
  • Enviou: 2109 vez(es)
  • +5702/-2781
Re: C-295 M na FAP
« Responder #920 em: Outubro 31, 2023, 05:17:15 pm »
C-295 MPA/Persuader
Maritime patrol/anti-submarine warfare version

Por cá?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5472
  • Recebeu: 5429 vez(es)
  • Enviou: 3586 vez(es)
  • +10064/-2644
Re: C-295 M na FAP
« Responder #921 em: Outubro 31, 2023, 05:19:43 pm »
Além disto, claro.


.....Passados que estão quase, agora mais de, dois anos desde este incidente que a aeronave ainda não se encontra ao serviço da Força Aérea Portuguesa. Depois de um primeiro período de reparações no Porto Santo, o C-295 voou até à base de Beja, onde permaneceu durante mais alguns meses até seguir rumo à fábrica da Airbus, em Sevilha.
De acordo com o Correio da Manhã é lá que permanece com arranjo "em curso, aguardando-se para breve o término das respectivas reparações"........


https://www.dnoticias.pt/2023/3/11/351625-wd/

Abraços


Permanece em Sevilha. Deverá regressar entre Dezembro e o primeiro trimestre de 2024 segundo os últimos dados.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5472
  • Recebeu: 5429 vez(es)
  • Enviou: 3586 vez(es)
  • +10064/-2644
Re: C-295 M na FAP
« Responder #922 em: Outubro 31, 2023, 05:37:42 pm »
C-295 MPA/Persuader
Maritime patrol/anti-submarine warfare version

Por cá?

Sim, são as versões PG02 e PG03, cinco aparelhos com os nºs de cauda 16708 a 16712. Por cá desarmados pois operam na missão VIMAR (VIgilância MARítima) e RFOT (Reconhecimento FOTográfico).

Citar
Partindo de uma base comum, versão PG01, qualquer das aeronaves adquiridas permite cumprir um alargado leque de missões, bastando para isso modificar o seu interior através de “kits” aplicáveis num curto espaço de tempo, que adaptam a aeronave aos fins pretendidos: Busca e Salvamento (SAR), Transporte VIP, Evacuações Médicas (MEDEVAC) e Carga Aérea Geral, entre outros.

Temos depois a versão PG02 com capacidade acrescida para realizar missões de Vigilância Marítima e a versão PG03 que acumula com todas as anteriores a Fotografia Aérea (RFOT). Das 12 aeronaves adquiridas, sete são na versão PG01, três na versão PG02 e duas na versão PG03, de modo a permitir, em permanência, aeronaves disponíveis para todas as missões. Por outras palavras, do total das 12 aeronaves, 7 são da versão de Transporte Táctico (Versão PG01 - C-295M) e as restantes 5 estarão vocacionados para missões de Vigilância Marítima (Versão PG02 - VIMAR, C-295MPA Persuader), sendo que deste grupo, 2 estarão equipadas com o Sistema de Reconhecimento Fotográfico (Versão PG03 - RFOT). As 12 aeronaves terão, todas, capacidade SAR (Search And Rescue) e TA (Transporte Aéreo), como já foi referido.

https://altimagem.blogspot.com/2015/03/eads-c-295m-segunda-parte.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3958
  • Recebeu: 2573 vez(es)
  • Enviou: 2109 vez(es)
  • +5702/-2781
Re: C-295 M na FAP
« Responder #923 em: Dezembro 21, 2023, 09:12:33 pm »
https://aeroin.net/espanha-compra-turboelices-nacionais-para-patrulha-maritima/

Para cá não prestam, os que cá estão abandonados à sua sorte num canto em os converter e usar. Só se fossem do " consórcio" tugazuca de interesses obscuros com  verba aleatória e selfi com o brasileiro Marcelo e até mais dois ou três por aqui
« Última modificação: Dezembro 21, 2023, 09:17:30 pm por Pescador »
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1657
  • Recebeu: 386 vez(es)
  • Enviou: 337 vez(es)
  • +99/-45
Re: C-295 M na FAP
« Responder #924 em: Dezembro 21, 2023, 09:28:40 pm »
Por cá para essa missão temos o P-3Cup+...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20173
  • Recebeu: 2962 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1304/-3458
Re: C-295 M na FAP
« Responder #925 em: Dezembro 22, 2023, 05:02:42 pm »
Por cá para essa missão temos o P-3Cup+...

E ainda recentemente compramos mais à Alemanha para peças.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20853
  • Recebeu: 2473 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1151/-1484
Re: C-295 M na FAP
« Responder #926 em: Dezembro 28, 2023, 07:53:26 pm »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5472
  • Recebeu: 5429 vez(es)
  • Enviou: 3586 vez(es)
  • +10064/-2644
Re: C-295 M na FAP
« Responder #927 em: Dezembro 29, 2023, 11:37:16 am »
Ou seja, será a modernização/atualização do FITS para os 5 Persuader, e pouco mais. Fazer o upgrade de toda a frota de 12 aeronaves para a versão C-295MW é que não vale a pena. ::)

Entretanto os EH-101 Mk.515 SIFICAP deverão passar a tempo inteiro para o SAR, se é que já não estarão. Há um pelo menos a voar, e que está desprovido dos equipamentos específicos daquela versão.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10359
  • Recebeu: 5660 vez(es)
  • Enviou: 4354 vez(es)
  • +8476/-1842
Re: C-295 M na FAP
« Responder #928 em: Dezembro 29, 2023, 12:44:02 pm »
Ou seja, será a modernização/atualização do FITS para os 5 Persuader, e pouco mais. Fazer o upgrade de toda a frota de 12 aeronaves para a versão C-295MW é que não vale a pena. ::)

Entretanto os EH-101 Mk.515 SIFICAP deverão passar a tempo inteiro para o SAR, se é que já não estarão. Há um pelo menos a voar, e que está desprovido dos equipamentos específicos daquela versão.

Os dois 515 com os seis 514 serão, em termos de helis médios/pesados 70% dos meios da 751 e 752, há quem defenda a presença de alguns UH-60A principalmente nas ilhas de modo a aliviar a carga dos 101, sempre que possível.

Quanto às modernizaçoes dos 295, é sempre a mesma " EsCória ", sempre tarde, não abrangendo a totalidade da frota, e, os que forem sujeitos a intervenção será o minimo dos minimos, onde é que eu já vi este filme?
No entanto parece haver verba para uns tutanitos, e mais um 390, para aí mais uns 300 milhões, coisa pouca e bem gasto, pois então.

Aparecerão daqui a mais uns tempos os defensores da substituição dos F's a defender esta e aquela aquisição, das mini ESQ, e outras variantes, esquecendo-se, que no entretanto já foram estoirados mais de 930 milhões em seis cargueiros e mais uns 200 milhões numa dezena de "Tutanitos ".

Então havia ou não havia dinheiro?
Pouco, mas o suficiente para iniciar as negociações da compra do novo caça, mas foi esbanjado, não para reforçar a FAP, mas para ajudar os amigos de Além Mar.

Desculpa o off-topic.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Charlie Jaguar

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11070
  • Recebeu: 2351 vez(es)
  • Enviou: 3254 vez(es)
  • +739/-1031
Re: C-295 M na FAP
« Responder #929 em: Dezembro 29, 2023, 01:22:09 pm »
Entretanto os EH-101 Mk.515 SIFICAP deverão passar a tempo inteiro para o SAR, se é que já não estarão. Há um pelo menos a voar, e que está desprovido dos equipamentos específicos daquela versão.

Esses também foram comprados com dinheiro da UE não foi?

Então realmente a UE não liga assim tanto como eu imaginava a meios comprados com o dinheiro deles  :mrgreen:.