KC-390 na FAP

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3930 em: Novembro 13, 2024, 08:54:08 am »
E não é um bloco económico qualquer... talvez fosse bom perceber isso.
Não se trata de sair do Euro, ou entrar no BRICS, mas sim posicionarmo-nos de forma a podermos relacionar-nos comercialmente com todos.
Porque há quem o faça.
Nós com a mania do branco/preto, bom/mau... vamos ficando fora das jogadas.
João Pereira
 

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os_pero

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3931 em: Novembro 13, 2024, 09:03:40 am »
O Brasil nos BRICS e as constantes postas de pescada/piscar_de_olhos_a_ditadores do Lula, devem preocupar um pouco (ou muito) a EMBRAER Defence.

Do ST ao KC, os OEM mais importantes, pertencem à NATO ou países aliados.

BRICS é um bloco econômico, nunca foi militar.

O BRICS acho que nunca chegou a ser um bloco económico, e cada vez mais é um bloco político/militar, onde parte dos seu integrantes são ditaduras ou democracias muito muito fracas com aspirações expansionistas. Que estão a tentar desafiar o outro bloco político mundial estabelecido desde fim Guerra Fria, se a coisa começar a extremar é normal que o bloco dito até agora ocidental comece a reagir, e nada melhor do que começar por os seus membros deixarem de fazerem comercio (produtos civis e sobretudo militares) com o outro bloco. Na Europa e nos EUA já existem diversos planos para reduzir a dependência comercial da China, inclusive começa a a haver uma deslocação de novas fabricas (de determinados produtos) para outros países emergentes menos ambiciosos (publicamente) e expansionistas.

Por isso também partilho da opinião do MATRA, eu se fosse a Embraer estaria muito preocupada e estaria a pensar "pedir residência ou nacionalidade Portuguesa"  :mrgreen:
 
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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3932 em: Novembro 13, 2024, 10:35:43 am »
Isso mesmo.
China, Rússia,  África do Sul,  Índia,  Brasil... tudo mercados que não interessam.
São feios, porcos e maus, ditadores sanguinários, comem criancinhas...
Mas entretanto "outros" vendem Rafales, Gripens, Sidewinder's... nós nem bacalhau ou leite.
Pode ser que a ONU ou o Vaticano nos dêem uma medalha.
Voltando ao tema, devem estar para breve as primeiras imagens do 26903. Os outros 2 não param.
João Pereira
 

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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3933 em: Novembro 13, 2024, 01:54:17 pm »
Isso mesmo.
China, Rússia,  África do Sul,  Índia,  Brasil... tudo mercados que não interessam.
São feios, porcos e maus, ditadores sanguinários, comem criancinhas...
Mas entretanto "outros" vendem Rafales, Gripens, Sidewinder's... nós nem bacalhau ou leite.
Pode ser que a ONU ou o Vaticano nos dêem uma medalha.
Voltando ao tema, devem estar para breve as primeiras imagens do 26903. Os outros 2 não param.

A questão não é que sejam bons ou maus, o problema é que economicamente têm interesses antagónicos.
Países como Brasil ou Índia têm interesse em avançar na sua produção industrial em escala significativa, enquanto a China quer ser a principal fábrica do mundo não deixando as potências de média dimensão ganhar escala.
Brasil e África do Sul e Rússia são produtores de commodities pelo que querem o seu preço o mais alto possível, China e Índia são grandes consumidores de e querem o preço o mais baixo possível.
A Rússia vive do petróleo pelo que quer o seu preço em máximos, os outras economias dependem do petróleo para o seu desenvolvimento querem o seu preço baixo e querem alternativas ao petróleo.
A China, de longe a maior economia do grupo, quer ser basicamente auto-suficiente e exportador líquido, mantendo o seu mercado interno contraído, todos os outros países, para crescer como um bloco tinham que exportar bastante para a China produtos e serviços de valor acrescentado.
Isto tudo leva também à impossibilidade de ter uma moeda única, um assunto mais complexo.

Por isto, estes países, podem ser muita coisa, mas nos próximos séculos não serão certamente um bloco económico.
 
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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3934 em: Novembro 13, 2024, 04:24:38 pm »


 
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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3935 em: Novembro 13, 2024, 04:58:00 pm »
Os próximos séculos não sei, mas estou muito curioso com o que vai acontecer nos próximos 6 meses.
Trump, Ucrânia, NATO, Israel, BRICS, China, Europa, África... está tudo demasiado confuso. 
Depois de janeiro,  e mais do que nunca,  a Europa talvez tenha de perceber que terá de seguir o seu próprio caminho,  seja lá qual ele for.
Não podemos estar totalmente reféns das políticas dos outros.
Ou então teremos de resumir-nos ao nosso papel secundário.
Não tendo aparentemente nada a ver com o tópico, não deixa de ser pertinente relacionar os assuntos.
Cada vez mais países têm em consideração as políticas e restrições daí decorrentes de algumas potencias militares, donde se destacam os EUA, tentando "fugir" desses hipotéticos problemas procurando soluções fora.
Se calhar não é à toa que têm acontecido algumas surpresas ultimamente.
E no caso do KC, com a nossa participação e ganhos no projecto, poderemos lucrar com isso.
João Pereira
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3936 em: Novembro 13, 2024, 05:35:27 pm »
O mais gritante é haver malta que passa o pano por cima de certos membros do BRICS, como se todos os países em questão fossem bonzinhos.  :o
Mas essa malta provavelmente diria que a Alemanha Nazi era tudo malta porreira.

O BRICS posicionou-se precisamente para uma guerra económica com a UE e EUA. E muitos destes países não vão respeitar qualquer regra ou direito internacional para obter alguma vantagem perante o Ocidente. E isto inclui a forte possibilidade de guerras de expansão territorial, para obter acesso ao máximo de recursos possível.

🇸🇪 El gobierno de Suecia ha seleccionado el Embraer C-390 como su nuevo avión de transporte táctico militar, mejorando la interoperabilidad de países miembros de la 🌍 OTAN que confían en las capacidades de países aliados como Brasil.

https://x.com/SaabColombia/status/1856444927418454089

Avisa lá aos suecos que estão a comprar uma "aeronave BRICS".
Cada asneira que temos que ler...

 ::)

Mas tu não percebes que, uma coisa é fazer uma aquisição pontual, como a Suécia comprar uns quantos KC-390, outra é o que alguns génios querem: tornar Portugal um fantoche da Embraer, que tem que comprar tudo o que é produto da Embraer "porque sim", não importando se é o produto mais adequado às nossas necessidades, nem se corresponde aos nossos interesses, e ficando o país completamente dependente desta empresa de um bloco económico rival.

Querem falar da Embraer em Portugal, limitem-se ao KC-390. O resto dos programas e futuras aquisições, que sejam tratados com neutralidade, e que as decisões se tomem com base em critérios técnicos, em questões estratégicas e com o interesse nacional em mente.

Os próximos séculos não sei, mas estou muito curioso com o que vai acontecer nos próximos 6 meses.
Trump, Ucrânia, NATO, Israel, BRICS, China, Europa, África... está tudo demasiado confuso. 
Depois de janeiro,  e mais do que nunca,  a Europa talvez tenha de perceber que terá de seguir o seu próprio caminho,  seja lá qual ele for.
Não podemos estar totalmente reféns das políticas dos outros.
Ou então teremos de resumir-nos ao nosso papel secundário.
Não tendo aparentemente nada a ver com o tópico, não deixa de ser pertinente relacionar os assuntos.
Cada vez mais países têm em consideração as políticas e restrições daí decorrentes de algumas potencias militares, donde se destacam os EUA, tentando "fugir" desses hipotéticos problemas procurando soluções fora.
Se calhar não é à toa que têm acontecido algumas surpresas ultimamente.
E no caso do KC, com a nossa participação e ganhos no projecto, poderemos lucrar com isso.

O que vai acontecer nos próximos meses não se sabe. Sabe-se que é imprevisível. Num mundo imprevisível tens de reforçar laços com os teus aliados, e não dar o cu a quem der mais, e correr para os braços de potenciais inimigos dos próximos anos.
A Europa e EUA vão ter que descobrir que é necessário fortalecer o bloco Ocidental, e não divisões desnecessárias dentro deste.

Entretanto, acho piada a afirmações do tipo: não podemos ser reféns das políticas dos outros... excepto se for o Brasil/Embraer, Rússia, etc. Faz sentido de facto.

Nós para termos um papel importante, precisamos de ser gente no mundo, tanto economicamente, como diplomaticamente, como militarmente. Precisamos de ser o elo de ligação entre o Ocidente e a CPLP/PALOP, e tentar puxar os países membros para a órbita ocidental, ao invés de os deixar ir para o lado chinês/russo. Só assim teremos um papel predominante. Uma forma de fazer isso, é deslocar empresas ocidentais que hoje operam na China, para alguns destes países.

Que surpresas têm acontecido ultimamente? O que se tem visto, é um aumento dos investimentos militares um pouco por todo o lado, excepto Portugal. Surpresas não há muitas.
 
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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3937 em: Novembro 13, 2024, 07:00:14 pm »
Citar
O mais gritante é haver malta que passa o pano por cima de certos membros do BRICS, como se todos os países em questão fossem bonzinhos.
Estás a falar da malta dos States, os teus amigos?
Os que fazem constantemente negócios com aquele país exemplar com a capital em Riade? O último parece que foram 110 mil milhões de dólares ou coisa assim.
Fazem parte do BRICS, certo?
Ou só te interessa o Brasil e provavelmente a Rússia?
Vamos ser coerentes? Deixar a hipocrisia de parte e falar daquilo que realmente interessa? KC, negócios,  parcerias,  contrapartidas... o resto é complicado e estraga as possíveis discussões.
Vamos entrar nos "ses", nos jornalistas à posta, nos direitos humanos, nas mulheres...
Entretanto vê bem o que escreveste...
Citar
Precisamos de ser o elo de ligação entre o Ocidente e a CPLP/PALOP 
Certamente sabes qual o maior e mais populoso destas organizações.
E, até indo de encontro ao que se tem dito, não temos dimensão sozinhos para grandes aventuras.
E "se" existissem programas de aquisições conjuntos?
Imagina negociar o teu favorito F35 em conjunto com o Brasil e Angola, por exemplo.
É difícil? Sim, mas não impossível.
O que fez a Holanda com a Áustria no KC? É certo que são realidades muito diferentes, mas...
Não queria afastar-me muito do tema, mas vivi e relaciono-me profissionalmente com um país membro da CPLP.
Portugal,  o fundador e aquele que deveria ter mais interesse na organização,  nem embaixada lá tem. Para um visto é necessário ir ao país ao lado ou a uma embaixada estrangeira.
Entretanto exploram lá o petróleo,  o gás,  o ouro, a madeira... outros países e nós compramos ao lado a um que não nos diz nada...
É o nosso fado, não aproveitamos nada.

João Pereira
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3938 em: Novembro 13, 2024, 07:05:13 pm »
Citar
A Europa e EUA vão ter que descobrir que é necessário fortalecer o bloco Ocidental, e não divisões desnecessárias dentro deste.
Nisso tens razão e os próximos meses devem clarificar muita coisa.
Oxalá não seja tarde, porque estamos numa posição muito mais "sensível" do que os americanos.
Entretanto parece que o KC no México estará bem encaminhado.
João Pereira
 

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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3939 em: Novembro 13, 2024, 09:48:18 pm »
...
Entretanto parece que o KC no México estará bem encaminhado.

Invitado de Honor FAMEX

[El Comandante de la Fuerza Aérea Mexicana]...Resaltó que México se enorgullece que Brasil sea el país invitado de honor en la FAMEX 2025, con lo que se fortalece entre ambos países los lazos de amistad y cooperación en el sector aeronáutico, espacial y de defensa.

Como parte de este memorable evento, el embajador de Brasil entregó una carta al comandante de la Fuerza Aérea Mexicana, en la que informa oficialmente la aceptación de esa nación para asistir como invitado de honor a la sexta edición de esta feria, que se realizará del 23 al 26 de abril del próximo año.

...

 ::)
"...Eu posso estar completamente enganado.
Eu posso estar correndo, pro lado errado.
...Mas a dúvida é o preço da pureza.
E é inútil ter certeza..."

Engenheiros - Infinita highway.
 

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Lusitaniae

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3940 em: Novembro 15, 2024, 12:54:55 am »
Eu entrei neste fórum, devido à aquisição do KC por Portugal e me lembro da maioria ser contra esta aquisição aqui no fórum e de que o KC não iria vingar, e agora é ver os Millennium a sair como pãezinhos quentes.

Portugal acertou na mouche neste projeto.



Abbati, medico, potronoque intima pande
 
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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3941 em: Novembro 15, 2024, 11:12:05 am »
Citar
Forças Armadas Portuguesas

A aeronave KC-390, através da esquadra 506 - “Rinocerontes” da Força Aérea, realizou o seu primeiro voo de sustentação à 15.ª Força Nacional Destacada que se encontra no teatro de operações da República Centro-Africana.
A missão consistiu no transporte de materiais e equipamentos essenciais à manutenção da capacidade operacional total da Força, bem como na retração de viaturas e equipamentos que se encontravam prontos para evacuação



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3942 em: Novembro 15, 2024, 11:43:39 am »
Eu entrei neste fórum, devido à aquisição do KC por Portugal e me lembro da maioria ser contra esta aquisição aqui no fórum e de que o KC não iria vingar, e agora é ver os Millennium a sair como pãezinhos quentes.

Portugal acertou na mouche neste projeto.

É preciso não esquecer que a FAB reduziu as encomendas em cerca de 50%. São 19 aparelhos a menos que a Embraer ainda está a colmatar com as compras de outros países.  E a Força Aérea Brasileira chegou a propor apenas a compra de 15 Kc390, pelo que resta saber se com a falta de verbas para o Gripen, ainda não vão mais 4 unidades do Cargueiro à viola.  ;)

https://www.aereo.jor.br/2022/10/21/novo-acordo-entre-embraer-e-fab-reduz-encomendas-do-kc-390-de-22-para-19-aeronaves/

Citar
A encomenda do primeiro avião cargueiro militar da companhia, desenvolvido em conjunto com a FAB, passou de 22 para 19 aeronaves. Na época da assinatura da encomenda de 7,2 bilhões de reais, o pedido envolvia 28 unidades do KC-390.

A FAB, que é um dos primeiros clientes do cargueiro da Embraer, já vinha há meses manifestando intenção de reduzir a encomenda para até 15 unidades.




Saudações
« Última modificação: Novembro 15, 2024, 11:44:21 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3943 em: Novembro 15, 2024, 12:33:07 pm »
Assim de repente parece-me que a encomenda inicial,  na realidade,  serviu para desbloquear o avanço do projecto garantindo o número mínimo de aparelhos para que tal acontecesse.
A FAB não necessita nem nunca necessitou certamente de tantos aparelhos.
Conforme as encomendas externas vão aparecendo,  vão acertando valores indo ao encontro das reais necessidades da FAB.
Num extremo,  e imaginando um sucesso considerável do modelo, até posso compreender que reduzam as encomendas.
Fizeram o seu papel enquanto parceiros principais e, caso tal seja possível,  reduzem o seu esforço.
Seria bom sinal...
O mesmo poderá acontecer com a nossa sexta unidade.
Una coisa é certa, uma encomenda tipo Índia pode baralhar isto tudo.
Entretanto não sei se repararam que a República Checa encomendou há dias as suas duas unidades e receberá uma delas já no próximo ano.
Tal só será possível porque alguém cedeu a vez. Resta saber quem.
João Pereira
 

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3944 em: Novembro 15, 2024, 06:09:29 pm »
Eu entrei neste fórum, devido à aquisição do KC por Portugal e me lembro da maioria ser contra esta aquisição aqui no fórum e de que o KC não iria vingar, e agora é ver os Millennium a sair como pãezinhos quentes.

Portugal acertou na mouche neste projeto.

O sucesso do KC390 não invalida que foi uma má decisão política na altura.
 
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