KC-390 na FAP

  • 3397 Respostas
  • 421901 Visualizações
*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 255
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +69/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3240 em: Dezembro 04, 2023, 07:32:24 pm »
Fonte?

O máximo que encontro (em inglês) é isto:
https://theaviationist.com/2023/12/04/south-korea-to-buy-c-390-and-additional-f-35a-aircraft/

Citar
With the C-130H fleet expected to retire in 2035, a future bid war between additional C-390s and the indigenous MC-X can be speculated.

Até agora não vi nada sobre o cancelamento da aeronave, e não fazia grande sentido cancelar já o projecto, sabendo que este propõe capacidades muito interessantes, como a de transportar K55 (variante sul coreana modernizada do M109) ou um K21 (IFV de lagartas), e ainda duas paletes. Não fazia sentido abandonar um projecto nacional para ter uma aeronave com capacidade inferior, a não ser que a intenção fosse arranjar outra aeronave ainda maior, como o C-2, A-400 ou C-17 em segunda-mão.
Bom, veremos se tem futuro, posto que o 390 foi preterido no concurso.  A KAI projeta o que quiser, mas no final quem manda é o governo.
 

*

Icterio

  • Especialista
  • ****
  • 1131
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 115 vez(es)
  • +2218/-1247
  • Mais vale ser sortudo do que ser bom
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3241 em: Dezembro 04, 2023, 07:36:10 pm »
O MC-X foi cancelado ou não?
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8181
  • Recebeu: 3689 vez(es)
  • Enviou: 700 vez(es)
  • +4912/-759
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3242 em: Dezembro 04, 2023, 10:23:07 pm »
O MC-X foi cancelado ou não?

Pois, também fiquei confuso, pois afinal não passava de mera retórica.

Eu só sei que, para uma força aérea daquele tamanho, comprar apenas 2 ou 3 C-390 (segundo a notícia que postei), é estranho, visto precisarem de substituir 12 C-130H. Isto, ao mesmo tempo que já têm 4 C-130J, e ao mesmo tempo planeavam o MC-X. Ao fim de 1 ano de terem anunciado o projecto, este ser cancelado de um dia para o outro, seria no mínimo estranho.

De frisar que, dada a proximidade entre a KAI e a LM, não seria impensável ver estas duas empresas a trabalharem no MC-X em conjunto, para fornecer à USAF e ROKAF um derradeiro substituto do C-130. Da mesma forma que não me admirava que a compra do C-390 pela ROKAF, tivesse sido feita como pretexto para que a Embraer entre no programa do MC-X.

Ouvi falar em 700M, com manutenção e outros serviços incluídos.

700 mil milhões, é em Won sul-coreano.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5273
  • Recebeu: 5160 vez(es)
  • Enviou: 3424 vez(es)
  • +10042/-2630
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3243 em: Dezembro 05, 2023, 09:41:37 am »
Muito sinceramente não entendo a razão ou necessidade destes últimos posts colocados por vários foristas. Este tópico diz respeito ao Embraer KC-390 Millennium enquanto ao serviço da Força Aérea Portuguesa, não na Coreia do Sul, Arábia Saudita, Áustria, Chéquia, Países Baixos, Hungria, Índia, etc, etc. Para isso existe um outro tópico específico, e assim tudo isto só gera confusão absolutamente desnecessária.

Notícias gerais sobre o projeto Embraer KC-390: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5208.0

Ainda ontem, por exemplo, circulavam notícias interessantes a respeito do KC-390 da FAP que não vi aqui reproduzidas, dada a preocupação de alguns em quererem mostrar o sucesso deste programa. A mim, pessoalmente, ninguém precisa de me mostrar o que quer que seja pois, como já aqui disse em mais de uma ocasião, a partir do momento em que uma aeronave adquire as insígnias nacionais eu "abraço-a" como minha, sem falar que até agora o Millennium tem estado a cumprir de forma exemplar com as expectativas e confiança depositadas nele pela Força Aérea Portuguesa. E nada mais se pede do que isso, querendo agora que tudo corra de vento em popa, o que penso eu ser um desejo igualmente de todos nós. Ninguém quererá ver aeronaves e tripulações nacionais com problemas ou dificuldades doravante, para isso infelizmente basta ver quão inglório está a ser o final da carreira em Portugal da frota Hércules.

Circulavam ontem então várias notícias interessantes relativamente à frota KC-390 portuguesa, nomeadamente que o simulador de voo deverá ser entregue à Esq. 506 ainda no decurso do ano que vem, que deverão começar em breve os treinos para a missão de lançamento aéreo de carga, que a aeronave trará já provisões para a utilização do pod Litening, e que a célula 26902 estará perto do seu voo inaugural.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Major Alvega, Lightning, Malagueta, CruzSilva, Vitor Santos, Pneucareca

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 255
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +69/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3244 em: Dezembro 05, 2023, 10:33:06 am »
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 689
  • Recebeu: 226 vez(es)
  • Enviou: 281 vez(es)
  • +112/-1075
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3245 em: Dezembro 05, 2023, 11:59:37 am »
Muito sinceramente não entendo a razão ou necessidade destes últimos posts colocados por vários foristas. Este tópico diz respeito ao Embraer KC-390 Millennium enquanto ao serviço da Força Aérea Portuguesa, não na Coreia do Sul, Arábia Saudita, Áustria, Chéquia, Países Baixos, Hungria, Índia, etc, etc. Para isso existe um outro tópico específico, e assim tudo isto só gera confusão absolutamente desnecessária.

Notícias gerais sobre o projeto Embraer KC-390: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5208.0

Ainda ontem, por exemplo, circulavam notícias interessantes a respeito do KC-390 da FAP que não vi aqui reproduzidas, dada a preocupação de alguns em quererem mostrar o sucesso deste programa. A mim, pessoalmente, ninguém precisa de me mostrar o que quer que seja pois, como já aqui disse em mais de uma ocasião, a partir do momento em que uma aeronave adquire as insígnias nacionais eu "abraço-a" como minha, sem falar que até agora o Millennium tem estado a cumprir de forma exemplar com as expectativas e confiança depositadas nele pela Força Aérea Portuguesa. E nada mais se pede do que isso, querendo agora que tudo corra de vento em popa, o que penso eu ser um desejo igualmente de todos nós. Ninguém quererá ver aeronaves e tripulações nacionais com problemas ou dificuldades doravante, para isso infelizmente basta ver quão inglório está a ser o final da carreira em Portugal da frota Hércules.

Circulavam ontem então várias notícias interessantes relativamente à frota KC-390 portuguesa, nomeadamente que o simulador de voo deverá ser entregue à Esq. 506 ainda no decurso do ano que vem, que deverão começar em breve os treinos para a missão de lançamento aéreo de carga, que a aeronave trará já provisões para a utilização do pod Litening, e que a célula 26902 estará perto do seu voo inaugural.
Começando pelo fim, ainda bem que a entrega do 26902 estará para breve,  senão não sei onde as coisas iriam parar.
O C130 e os Bisontes não mereciam passar por aquilo que está a acontecer, isto fazendo fé que realmente será indisponibilidade dos equipamentos que origina o seu "desaparecimento" das operações.
Quanto aos treinos/certificações em novas valências do KC390 na FAP, também a chegada da segunda unidade deverá acelerar o processo. Com o 26901 a voar constantemente em missões de transporte,  mais a formação de pilotos também ela feita nele, não deverá restar muito tempo para mais nada.
O simulador deverá aliviar um pouco.
Finalmente,  relativamente ao post (falo pelo meu), por um lado penso ser concensual que quanto mais unidades forem produzidas, a FAP acabará por retirar proveitos de várias ordens, como aliás aqui se defende em relação a outros exemplos.
Por outro, se analisarmos aquilo que aqui se escreve e escreveu nas quase 300 páginas do tópico sobre tudo e mais alguma coisa não diretamente e até por vezes não minimamente relacionadas com o assunto,  então se calhar estaremos perante 250 páginas desnecessárias.
Serão ressabiamentos e azias que passarão com o tempo. É lidar...
Abraço
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2428
  • Recebeu: 870 vez(es)
  • Enviou: 3020 vez(es)
  • +482/-70
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3246 em: Dezembro 06, 2023, 05:02:33 pm »
https://x.com/EE_EspadaEscudo/status/1732422044997038132?s=20

Citar
Aproximação final, a 127 nós (235 km/h) de velocidade e a 340 pés (105 metros) de altitude, à Base Aérea N.º 8 (BA8), em Maceda, Ovar, Portugal, pelo KC-390 (26901) da Esquadra 506 – "Rinocerontes" da Força Aérea Portuguesa (FAP), 5Dez2023. Mais info em https://t.co/wG217nGfW7



Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Vitor Santos

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 255
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +69/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3247 em: Dezembro 08, 2023, 01:32:15 pm »


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, oi661114, CruzSilva, PTWolf

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19878
  • Recebeu: 2833 vez(es)
  • Enviou: 2166 vez(es)
  • +990/-3435
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3248 em: Dezembro 09, 2023, 12:14:37 pm »
Citação de: Defence 360°
O simulador de voo do tipo FFMS de Categoria D da @RheinmetallAG que a Esquadra 506 "Rinocerontes" da 🇵🇹 @fap_pt receberá em 2024, permitirá simular em terra diversas missões aéreas realizadas pela aeronave de transporte multi-missão @embraer KC-390 Millennium.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 19880
  • Recebeu: 2196 vez(es)
  • Enviou: 254 vez(es)
  • +860/-1457
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3249 em: Dezembro 09, 2023, 08:22:04 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 19880
  • Recebeu: 2196 vez(es)
  • Enviou: 254 vez(es)
  • +860/-1457
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3250 em: Dezembro 11, 2023, 07:57:39 pm »
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 689
  • Recebeu: 226 vez(es)
  • Enviou: 281 vez(es)
  • +112/-1075
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3251 em: Dezembro 11, 2023, 10:33:11 pm »
Já agora,  diretamente ou não relacionado,  parece que as OGMA vão começar a intervir nos C130 Suecos.  Alguma informação mais completa?
João Pereira
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8486
  • Recebeu: 3157 vez(es)
  • Enviou: 985 vez(es)
  • +4046/-6347
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3252 em: Dezembro 12, 2023, 03:43:52 pm »
https://www.cavok.com.br/ogma-entrega-a-ultima-aeronave-c-130-modernizada-a-forca-aerea-da-suecia



Saudações

P.S. https://www.dinheirovivo.pt/empresas/embraer-diz-que-aeronave-kc-390-de-portugal-e-primeira-a-operar-fora-do-brasil-17201629.html

Citar
Embraer diz que aeronave KC-390 de Portugal é "primeira a operar fora do Brasil"

Construtora aeronáutica brasileira disse que o primeiro KC-390 Millennium com configuração NATO entrou em serviço na Força Aérea Portuguesa.


« Última modificação: Dezembro 12, 2023, 03:49:22 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

saabGripen

  • Perito
  • **
  • 408
  • Recebeu: 74 vez(es)
  • Enviou: 24 vez(es)
  • +217/-265
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3253 em: Dezembro 12, 2023, 09:28:12 pm »


Já todos adoram o KC-390!
É lindo de se ver!

Queridos camaradas do Forum Defesa...
Para este Natal, preparem-se para receber o menino.

O menino Super Tukano.

Aleluia.
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 19880
  • Recebeu: 2196 vez(es)
  • Enviou: 254 vez(es)
  • +860/-1457
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3254 em: Dezembro 12, 2023, 09:37:05 pm »