Não vejo problema algum nem o público na aquisição de UAV's para fins civis e militares. Alias a grande aplicação deles e sua generalização poderia fazer baixar bastante os custos operacionais das aeronaves de patrulhamento aéreo e costeiro.
Creio que o problema está na esfera das altas patentes que estão a bloquear a entrada destas tecnologias porque vão por em causa certos interesses de amigalhaços políticos e empresários.
Refiro-me à percepção pública (se calhar muito por culpa dos média) de que "drones matam inocentes", algo que não é de todo realista, e que quando acontece, depende de variáveis que são independentes do meio aéreo utilizado ser tripulado ou não. As vantagens dos drones são óbvias,.
Penso que mesmo ponto de parte interesses das altas patentes, há um factor importante na hora de se optar pela utilização deste tipo de meios, que é: o medo que meios destes venham a substituir aeronaves convencionais presentemente em uso, como UCAVs para substituir os F-16 e UAVs de longo alcance substituir os P-3 e C-295 Vimar. O que num país como o nosso, onde os encarregues da pasta da defesa pouco ou nada percebem disto, é sempre um cenário realista. Na realidade a utilidade destes UAV/UCAV é de complementar os meios existentes, permitindo, por exemplo, reduzir os custos de hora/voo para operações de rotina, como patrulha marítima (desarmada), libertando verba e também horas de voo das células das aeronaves tripuladas para outras operações.
E podiamos usar Reapers para patrulhamento maritimo tambem....
A endurance deles é enorme e podiam facilmente cobrir areas enormes da ZEE e ainda levar umas "prendas" pra afundar algumas traineiras chinesas que se andassem a atrever a vir á pesca nas nossas aguas!
Sim eu sei, mas é mais uma questão de que o Global Hawk (e ainda mais o Triton com sensores melhores), são melhores para esta função específica, já para UCAV, os Reaper e os mais recentes Predator C Avenger são excelentes, e sempre permitiam livrar os F-16 ou o futuro caça da FAP de algumas operações de bombardeamento de precisão.
Agora imagina uma FAP um dia com 28/30 caças modernos, 8 Reaper ou Avenger e hélis de apoio/ataque... e os P-8 e uns M-346... A capacidade de combate deste ramo catapultava para outro patamar.