A Argos vai ser o porta drones
Nop. Vai ser um "drone naval"de teste. Parece que o picas mandou o conceito da LFC às malvas e avançou com o projecto do Navio de Patrulha Costeiro (NPC), como o Bojador da UCC mas mais radical e de projecto nosso. Tipo Star Destroyer mas a voar praticamente sozinho.
https://segurancaecienciasforenses.com/2021/06/09/aquisicao-de-meios-navais/
Saudações
P.S. Lá foram mais umas milenas das LFC para o lixo. Chegou-me aos ouvidos 6 a 8 milhões. Dava para dois Koala ou 5 Vigilantes. Enfim, é o pais que temos.
https://barcoavista.blogspot.com/2009/07/lanchas-de-fiscalizacao-costeira.html
P.S.2 - A GNR é uma Força de Segurança de Natureza Militar.
E sabe que pode ter mais e quer mais. Se conseguir ir até às 200 milhas certamente virá algo maior que o bojador. E se calhar ainda quer mais...
https://www.dn.pt/portugal/gnr-quer-mais-poder-para-patrulhar-aguas-fiscalizadas-pela-marinha-9217102.html
Um projeto de reorganização da GNR prevê alargar os patrulhamentos marítimos das atuais 12 para as 200 milhas
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/gnr-faz-primeiras-patrulhas-aereas-para-prevencao-de-fogos
https://www.dn.pt/politica/gnr-pede-aviao-a-frontex-para-patrulhar-mar-dos-acores-marinha-e-forca-aerea-apanhadas-de-surpresa-15262666.html
A GNR é também órgão de policia criminal e também Bombeiros etc. Tudo e nada, porque quem muitos instrumentos toca é uma banda.
Por isso essa de ser Força de Segurança de natureza militar é como a miss Portugal.
A verdade é que a GNR pertence ao Ministério da Administração Interna e não ao Ministério de Defesa Nacional. Tudo aquilo que é a GNR é, ou pensa ser, é fruto dos comandos militares que estão numa Força de Segurança Interna. Agora por acaso até os comandos da GNR vem da Academia deles e não de Unidades Militares.
A GNR devia ser revista e actualizada e colocada num lugar. UM. Porque assim está em todos, Porque querem é quintinhas para dar mais cargos de comando internamente. Quantas mais unidades diferentes, mais cadeias completas de comando. No entanto chamados numa zona urbana como o concelho de Almada, tendo quarteis na Costa, Trataria e Charneca, poucos km uns dos outros, nem em duas horas estão no local pretendido, ou sequer chegam a ir, mesmo que seja a 1 ou 2 km de um quartel. E de matéria legal pouco sabem, nem sabem o que é o serviço 144 nem enquadrar certos aspectos legais com menores e outras matérias policiais sensíveis. Ficam pelo trânsito e ordem unida.
Voltando a tropa
Se a GNR quer as 200 milhas, escusa de haver esta "Guarda Costeira" do Picas, dos navios fofos, civis e disruptivos, senão vão andar a abalroarem-se uns aos outros.
Já agora, tendo a GNR andado a fazer patrulha de helicóptero, é isso um previsão do que vem a seguir. Onde metem o nariz a seguir vem guisado.
Mais depressa eles têm os helicópteros que o Exército. Podem já libertar 2 Koalas para aquecer
Foi assim com a unidade de inativação de explosivos, For assim com a unidade de Operações Especiais, foi com os Bombeiros e com a marinha da GNR. Siga
No momento tem mais efectivo que as FA e o dinheiro parece chegar para umas quintas e brinquedos, mas não chega onde tem perdido espaço, as FA
Este País é um Circo por força de interesses pessoais, onde conta os conhecimentos e simpatrias junto de políticos e não o bom senso ou sequer a seriedade que devia. E no fim esbanja-se dinheiro com replicação do que existe.