Ânimo que a GNR ainda não chegou a isto
https://www.defensa.com/espana/puesta-quilla-sera-mayor-patrullero-guardia-civil
Isto é o oposto que o pessoal do fórum quer num NPO. Não tem hangar para um helicóptero, não tem nada mais pesado do que uma Browning, não tem um radar táctico...há alguma coisa de positivo?
Mas é da Guarda Civil. Não da Marinha
Mas não fazem exatamente as mesmas missões? Então se agarrarmos nos NPO e entregarmos à GNR ficam automaticamente bons para a função?
"Acho" que nem têm o mesmo Estatuto. Uns são "policias", outros a Marinha de Guerra. Uns fiscalizam contrabando, incumprimentos diversos no mar e afins. Outros Combatem, mesmo Pirataria e terrorismo com ameaças assimétricas é combate. Ou dar apoio a acções militares como tem sido até no caso de missões de desminagem e outras.
Mas...já não sei bem, se calhar a GNR que quer ser vista como policia, quer ser militar para outros aspectos. Embora tenha já lido que a justificação deles para actuar no oceano passa pela força policial que é em complemento a acções da PJ e as matérias do Código Penal.
Mas é tudo muito vago e de pouca coerência, quando se mexe no assunto.
Por outro lado a Marinha devia primar pela diferença. Forças de Segurança interna é uma coisa, outra são as Forças Armadas.
Sei que funciona também melhor assim para muitos, esta inépcia, incapacidade de ir "mais longe" mantendo os meios fofinhos. Há quem ande lá para orientar vida e até a orienta.
Mas é outro assunto.
Mas se existe este exemplo da guarda civil muitos mais existem diferentes nas Marinhas de Guerra