Submarinos como os Akula ou Virginia andam por volta dos 20 nós no "modo silencioso" e chegam aos 35 nós em velocidade máxima. Já os Kilo e os Scorpene que são diesel-eléctricos têm uma velocidade máxima na ordem dos 20 nós. Por alguma razão os Dinamarqueses tinham os Sf300 com Turbina, que chegavam aos 35 nós, ampliando assim a caça aos mais variados tipos de submergíveis.
As velocidades que em teoria podem ser atingidas pelos submarinos nucleares são conhecidas e eu não coloco em causa que são embarcações dificeis de perseguir.
A questão é que, um corveta, mesmo rápida, não pode manter uma velocidade capaz de atingir os 35 nós
Portanto, seja uma corveta, seja um NPO, a velocidade do navio que caça os submarinos nunca vai ser suficiente.
Daí resulta eu achar que os sistemas anti-submarino e as capacidades destes, são mais importantes que o navio em que estão instalados.
A velocidade máxima dos navios é sempre uma indicação, mas eu costumo dar mais importância à velocidade de combate e à velocidade máxima sustentável.
A verdade é que caçar um submarino não é simples. Se for russo, aparentemente a acreditar nos dados conhecidos, eles são demasiado ruidosos e dificeis de ocultar se estiverem em movimento.
Eu diria que é mais provavel a caça aos submarinos ser feita a baixa velocidade para tentar detetar a presença de um submarino que numa corrida de perseguição, com um submarino a tentar escapar de uma corveta.
Ou seja, meia duzia de cascos mais baratos, relativamente lentos, mas equipados com sistemas antisubmarinos modernos poderão ser muito eficientes.
Entretanto, a questão dos drones submarinos é outra. Este tipo de ameaça pode tornar-se a mais comum. Neste caso, o mais provavel é que estes sistemas autonomos sejam lentos, e baseiem a sua defesa não na rapidez, mas sim na capacidade para se manterem ocultos.
Se for assim, os navios anti-submarinos não vão precisar ser especialmente rápidos no futuro.
É evidente que eu também gostaria de ver corvetas anti-submarinas armadas para caçar submarinos a 35 nós, mas considerando o dinheiro, prefiro o realismo. Infelizmente, algo me diz que nem orçamento para armamentos e sensores em condições para uma série modernizada de NPO's...
Mas enfim... a esperança é a última a morrer.