Sim, é óbvio que há muito o modelo de evolução para as nossas FD's ("Forças Desarmadas") é o da Irlanda ou o da Islândia
SAR, evacuações aero médicas inter-ilhas e frota de Falcon para os jogos de futebol e etc....
Espanha que venha patrulhar e defender as nossas águas territoriais de russos e traficantes, até mais ver... (e com o atractivo da expansão da plataforma continental)
É o que temos...
As FFAA actuais, não conseguem cumprir a missão primária de defender o território Nacional !
A exiguidade de meios de combate de terra mar e ar, são a prova disso, reforçada pelo facto de além de serem poucos, a grande maioria desses meios está obsoleta.
Se acrescentar-mos a estes dois factos a inexistência de sistemas de defesa aérea de médio alcance, e sistemas ACar, actuais e em número adequado, a fotografia do actual estado das FFAA, está quase completa, faltando apenas referir o factor, RECURSOS HUMANOS .
O reduzidissimo número de PRACAS, em especial no Exército, constratando com o elevadíssimo número de Oficiais e Sargentos do mesmo Exército, é o exemplo perfeito para demonstrar a incapacidade do Exército, em ser capaz de mobilizar e manter operacional, uma unidade de escalão Batalhão para um TO, mesmo em território Europeu !!
Esta situação de muito pequena capacidade de combate, nos três Ramos, deve-se, principalmente aos sucessivos desgovernos Nacionais, aos MDN, e também às altas chefias Militares que, ao serem nomeados para os diversos cargos de chefia dos RAMOS, nada conseguem fazer para alterar o rumo dos acontecimentos que levará num futuro próximo, a uma total incapacidade de defender a Nação!
Confundir esta realidade, ou atribuir responsabilidades à grande maioria dos Militares que, como eu que cumpri durante sete anos + quatro de CM, nada tem a ver com a actual situação de falta de meios humanas e materiais da Instituição MILITAR !
O discurso que alguns aqui botam faladura, de que neste forum outros, como eu, alertam para estes e outros factos, que limitam as capacidades das FFAA, esse discurso, apenas serve, para como o outro dizia, confundir as massas e ganhar votos.
Ao não reconhecermos as limitações, da FFAA estamos a incorrer num gesto bem mais negativo e penalizador para com os excelentes HOMENS E MULHERES que SERVEM nas Nossas FFAA.
Abr