Bom dia,
independentemente das opções e decisões aqui discutidas serem mais ou menos pertinentes ou acertadas, não deixo de estranhar que, sendo nós (frequentadores deste fórum) supostamente amantes e defensores das FA's, sejamos os primeiros a constantemente desmerecer e minirizar as suas capacidades e trabalho. Muitas vezes até desrespeitosamente para com os militares que nelas servem, com a constante crítica negativa e maledicência sobre a sua actividade.
Não é assim que os reconhecemos nem será assim que daremos o nosso pequeno, mas certamente bem vindo, contributo para que o assunto seja devidamente tratado pelos nossos governantes.
Para deitar abaixo basta a classe política e a maioria de uma população ignorante sobre a matéria e que vê nas FA's apenas mais um bode expiatório onde descarrega as suas frustrações.
Quanto à "desmilitarização" do país... não é de agora. Tem mais de 40 anos e não será resolvida facilmente. E aí, mais uma vez, o nosso pequeno contributo individual é importante, através de um discurso (aqui e fora) positivo, relevando a importância do que quer que seja que possa ser mais valia.
Por muito que possamos estar em desacordo com o modelo A ou B, opção X ou Y. Não se trata de clubismos, mas sim das nossas FA's.
Chegou o KC390. Mais 7 Koalas. Outros 2 Black Hawk's. Todos meios não armados. Ok, mas não são necessários? Não são necessidades imediatas do país? As populações não vão ter a hipótese de serem melhor servidas pelas suas FA's? E isso não é importante nem que seja para mudar mentalidades, para que se revejam nas suas FA's?
Se é tudo o que necessitamos?:Obviamente que não, mas o próprio país não está se calhar preparado para muito mais.
E não falamos apenas da parte económica, mas de pessoal, estruturas, organização e, sobretudo, mentalidade.
Ainda hoje 90% da população crítica a existência de submarinos na nossa marinha quando estes deveriam ser o único meio inquestionável. Mas a desinformação e suspeição associadas conduziram a essa realidade.
Num país onde faltam ambulâncias, médicos, professores, enfermeiros... como podes justificar comprar caças de 5° geração, formar dezenas de pilotos extra, reformular salários nas FA's... e um rol de muitas outras situações que necessitam urgentemente de ser resolvidas? Qual o político, por muito sério que possa ser, que vai alinhar nisso?
Sejamos pragmáticos, foram quase 50 anos a destruir, não serão menos para recuperar.
Marinha, Força Aérea, Exército, estão todos tão "desarmados" que serão necessárias décadas para recuperação. Nem pessoal existe.
Por isso considero importantíssimo sermos defensores das FA's de forma positiva, para que lhes sejam reconhecidas as devidas importâncias e aí sim, os governantes, se vejam "obrigados" a fazerem a sua parte.
Bem vindos os Koalas e boas missões, seja quais forem.
Parabéns à Força Aérea e aos seus efetivos.
Venham os próximos meios e, sobretudo, orçamentos, salários e restantes condições dignas que validem carreiras neste ramo das FA's.
Portugal precisa.
Abraço.