Pois: flutuadores, guincho eléctrico, corta cabos sob e sobre a carlinga, mas nada de FLIR ou farol de busca embora este último parece que vá obviamente ser adquirido se se quer o helicóptero a fazer SAR costeiro.
Primeiro ‘Koala’ Para A Força Aérea Portuguesa Fez Voo De Teste
12/02/2019
O primeiro helicóptero AW119MKII ‘Koala’ destinado a renovar a frota da Força Aérea Portuguesa (FAP) já realizou o seu primeiro voo em Sevilha, Espanha, onde está a ser montado. A imagem, da autoria de Juan Carlos Pando foi divulgada na manhã desta terça-feira, dia 12 de fevereiro, na edição online da revista espanhola ‘Avion Revue Internacional’.
A FAP adquiriu cinco helicópteros deste modelo, com opção para mais cinco unidades. As entregas terão lugar a partir do início do próximo ano, a partir das instalações da Leonardo, em Filadélfia, nos Estados Unidos da América, segundo refere a revista espanhola. O contrato do Ministério da Defesa Nacional de Portugal com a fábrica europeia Leonardo está valorizado em cerca de 20 milhões de euros.
O AW119MKII é um helicóptero monomotor, desenvolvido a partir do helicóptero bimotor AW109, do qual herdou as dimensões exteriores e interiores assim como a redundância dos sistemas hidráulico, elétrico e do combustível. É um aparelho extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.
Está equipado com um trem de aterragem do tipo “patins”, com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca. Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1.400 quilogramas em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.
https://newsavia.com/primeiro-koala-para-a-forca-aerea-portuguesa-fez-voo-de-teste/?fbclid=IwAR3qlACH_cizNmaBZfnhm_DNwHF3F00_Eu5SVwuS6aTUTXponW50lBg8358
Pedi ao Juan Carlos Pando Rodriguez uma foto de maior resolução, porém continuo sem conseguir ver onde está o farol de busca. Deve só ser montado quando for necessário, e é evidente pelas janelas de maiores dimensões que de facto o Koala na FAP será pau para toda a obra, até para aliviar um pouco a atribulada frota Merlin aquando de missões de busca e salvamento costeiro. Cinco, ou mesmo sete aparelhos é que é ridículo, a não ser que se pretenda também que os futuros 5 helicópteros de evacuação também cumpram tarefas SAR nas horas vagas, por assim dizer.
Eu até tinha a ideia (porventura errada) que eles vinham de Espanha a voar...com as tripulações que foram formadas nos EUA...
Bem informado como sempre.
Só me faz confusão uma coisa: se as instalações de Sevilha são da Airbus e os Koala são da Leonardo, porque carga de água lá foram parar e não às OGMA, por exemplo?