Caro Pedro E.,
Sou conhecido por ser de poucas palavras. Não há verborreia deste lado, apenas surpresa com a sua. Não nos conhecemos, pelo que mantenho o registo do "você" e do respeito.
Vou ignorar os insultos, apesar de também ser conhecido por os ter "inventado". Outros assuntos, apenas sigo e as minhas opiniões são pagas. Mas agradeço o convite.
Quando o Pedro E. quiser deixar de ter uma postura parvalhona, terei todo o gosto em até falar em coisas sérias. Não há "patrões" nem nada dessas tretas ou fantasmas, lamento desiludir... Conheço pessoal de diversas áreas quer da maçonaria ou opus dei, quer maluquinhos da bola ou extremistas da política. Dou-me com todos e respeito todos, se vir que não procuram prejudicar o Interesse Nacional. Há deste lado apenas um profissional que sabe que não se pode medir uma instituição por aquilo que se pode atribuir a este ou aquele elemento.
Os Serviços têm coisas menos boas ou más? Claro que sim, como todas as instituições. Há espaço a melhorar? Muito. Estamos no caminho certo? Parece-me que não, de facto, mas tenho confiança que se consegue. Culpas? A conjuntura económica; falta de cultura de Intelligence e Segurança pelo Decisor e políticos e alguns outros factores que estou disponível para discutir construtivamente em sede própria (se eu vir que isso contribui de alguma forma).
Quanto ao resto, são telenovelas e também sei de algumas de quem as espalha. Quanto ao que se escreve sobre os SI acho útil porque desmistifica a questão do 007 e abre a sociedade ao conhecimento. Menos mal...
Acima de tudo, os SI têm todo o meu respeito pelo número grande de profissionais que fazem "milagres" e suportam o desrespeito público de alguns. Temos, de facto, elementos de grande valor nas instituições mas precisam que os apoiem e não que lhes cuspam em cima.
Aqui sim, escrevo um pouco mais. Não para si nem por si, Pedro E., mas para os que pelo forum passam e merecem melhor do que ignorância e ódio desinformado...
Forte Abraço,
Mike