Quanto a Portugal: alguns devem ter sentido na pele como era Portugal antes do 25 de Abril ou pelo menos ouvido falar da miséria e da fome que existia. Pois bem, Portugal saindo da UE não iria conseguir manter muitos dos programas que tem e iríamos ter de baixar o nível de qualidade de vida e provavelmente iríamos chegar à miséria que isto era durante o Estado Novo. Depois, à boa moda portuguesa, iam ser greves atrás de greves, elites a puxar a brasa para sua sardinha e mudanças de governo atrás de mudanças de governo, e nunca íamos conseguir quebrar o ciclo e reconstruir a economia.
Portugal, sem estar integrado na UE, gostem ou não, só conseguiria "quebrar o ciclo" com um modelo de governação mais autoritário. Talvez não tão autoritário como no estado novo, mas não muito longe disso. De outra forma é exactamente como o Get It disse, greves, corrupção, e quiçá violência (o que levaria ao tal regime autoritário. Veja-se o que foi o nosso país entre 1974 e 1986.
Sem dúvida nenhuma!!!
Muita gente fala mal da UE sem conhecimento de causa. Bem ou mal, a nossa legislação é 70% feita na UE e só o restante no parlamento nacional..... e só neste quadro comunitário, em 7 anos, o país vai pagar 2 mil milhões de euros à UE, mas ao mesmo tempo recebemos 27 mil milhões de euros (diferença positiva a favor de Portugal de 25 mil milhões de euros). Pode não parecer, mas é imenso dinheiro, a título de exemplo o estado português tem 65 mil milhões de euros de receitas!
Se sairmos da UE, ficamos sem esse dinheiro e.... a verdade é que bem gasto ou mal gasto, ele vem sempre para cá!!!