Ó Pedro faz-me um pequeno favor, vai chamar cobarde a quem te fez as orelhas! Se não sabes comportar-te então estás no sitio errado.
Tu sabes as consequências práticas que aconteceriam a Portugal se saíssemos da UE? Se não sabes, pesquisa um pouco antes de dizeres asneiras e das grandes.
EU fui contra a entrada no Euro (€) desde o primeiro dia, mas agora que entramos não outra solução senão aguentarmos. E em relação à UE é ainda pior, afinal entre o dinheiro que recebemos e o que temos para pagar em divida... é algo pura e simplesmente impensável sairmos, porque a nossa economia iria colapsar.
O RU é bem provável que vá pagar e muito pela saída da UE, Desde a economia que vai ser e muito afectada (tanto a industria como a banca vão levar um rombo colossal), passando pela integridade territorial (pode haver uma secessão com a Escócia e o Norte da Irlanda a saírem do RU).
É muito engraçado dizer que a UE é a responsável pela emigração em massa para o RU, mas na verdade não é saindo da UE que isso vai acabar com esse fenómeno.
Islandia, Noruega, Suica, tudo paises com boa qualidade de vida e fora da uniao europeia
"mas agora que entramos não outra solução senão aguentarmos" , que discurso de subserviencia, que mentalidade de medo e pouca valentia. continuai por portugal a gozar da boa vida que com certeza tendes
Haja politicos ingleses a altura de levar a cabo a vontade do povo britanico em desligarem-se duma organizacao que esta a prejudicar o desenvolvimento na europa.
Como? Estás a falar da Suiça que é talvez a maior offshore do mundo e não é pelos melhores motivos? A Noruega tem petróleo, que nós para já ainda não temos e para além disso são gestores exímios, a Noruega tem só o maior fundo soberano do mundo e que vale mais de 800 mil milhões de euros, graças ao petróleo e está sempre a aumentar todos os anos!
A Islãndia é um pequeníssimo país e que por acaso já faliu por causa ....... dos bancos com uma dimensão muito grande para o tamanho do país!
Eu não sei se te lembras do modo de vida antes de 1986 em Portugal. Um país pobre, fechado e ...... atrasado (economicamente, politicamente, na educação, insfraestruturas, etc, etc.....), vê o salto que demos depois de 1986. Isto obviamente e à parte a boa ou a assim-assim gestão dos fundos comunitários.
Por falar em fundos comunitários, é bom que os portugueses saibam que em cada quadro comunitário (o actual é o Portugal2020 e vai de 2014 a 2020), na pratica faz com que Portugal vá contribuír para o Orçamento Comunitário com mais de 2 mil milhões de euros (2014 a 2020) mas em troca vai receber mais de 27 mil milhões de euros! Sabes o impacto que é para o país deixarmos de receber por ano mais de 4 mil milhões de euros? Sabes como era viver no pré-1986?
E já agora, diz-me lá 1 projecto de grande envergadura e feito no país que não tenha uma placa azul de co-financiamento da UE. Tens desde Escolas, tribunais, edifícios públicos, estradas, auto-estradas, obras municipais..... até rotundas, saneamento, águas, etc, etc, tudo co-financiado pela UE. Passando pelo ensino (bolsas de doutoramento e mestrado financiadas, o ensino profissional é financiado a 85% pela UE), subsídios de desemprego, formação profissional, ...... e se imaginasses os subsídios que as empresas portuguesas recebem....... a agricultura provavelmente desaparecia sem os subsídios. Há subsídios para tudo....... pescas idem aspas..... agora se nós não utilizamos bem esse dinheiro, é um problema nosso!!!!
Realmente a UE é tão má, tão má que eu nem percebo porque não saímos dela!!!!!
1 à parte, a maior parte da legislação portuguesa vem da UE (e ainda bem por uma questão de uniformidade de regras e de livre circulação de bens e pessoas). E um assunto importante, a UE por norma não defende as empresas (como normalmente fazem os países mais fechados com impostos sobre importações, bastante elevados, para favorecerem as empresas nacionais), a UE defende a cima de tudo o consumidor, para termos produtos o mais barato possível!!!
Pedro, imagina que eras Alemão (é só o maior contribuinte líquido da UE) e vê que é todos os dias atacado pelos outros países...... imagina que se farta e pensa e tomar um rumo sozinho...... é o risco que corremos com os radicalismos e as tuas ideias......