O que me está a causar curiosidade é saber se os Black Hawk farão ou não SAR costeiro, libertando assim por exemplo o Koala que tem estado permanentemente destacado precisamente em Ovar. Guincho ainda não trazem, e parece-me que a janela lateral do lado do piloto no UH-60A é em bolha como nos Koala, o que permite uma melhor observação do terreno em várias situações e missões.
Farão, é uma questão de tempo. A menos que a manutenção dos aparelhos dê barraca e a disponibilidade dos aparelhos seja baixíssima.
O Koala pode até ser mais barato de operar, mas as críticas que o pessoal já colocou aqui várias vezes sobre uma aeronave mono-motor vs bimotor são mais que válidas. Depois temos exactamente essa questão de libertar o destacamento em Ovar, que também tem os seus custos, e libertar também horas de voo para outras missões em que fará mais sentido empenhar os Koala.
Cumprimentos,
Nem de propósito, ainda a pouco, em conversa com um el do AT1, foi aflorado tema UH-60 na FAP, e segundo me disseram, além da missão primária de conbate aos FF, as aeronaves irão efectuar SAR, não só o Costeiro, libertando o monomotor Kualita, mas também, substituindo o 101, nas missões que nao justifiquem o seu empenhamento, até que enfim !!
Estuda-se a hipotese de efectuar também as Missões MEDEVAC, principalmente inter ilhas nos Açores, a ver vamos se tal irá acontecer.
Quanto a adquirir mais unidades deste modelo, não há nada de concreto nesse sentido, o que me parece sensato, pois primeiro terão que ser recepcionados os primeiros seis helis, para depois haver alguma decisão nesse sentido.
Concluindo, para mais UH-60, na FAP, vamos ter de esperar até 2026 !!
Abraço
Ou seja os 101 passam a ser usados mais para fins militares "puros" correto?
Não CruzSilva, não foi isso que eu escrevi, tanto a 751, como a 752, terão os seus MK514 e 515, oito helis, apoiados, no Continente pelos UH-60, e ainda sem certezas nos Açores, pelo menos fora do periodo dos FF.
Quanto aos CSAR, não sei se ficam no SAR, ou se sao alocados a uma outra ESQ para o CSAR e transporte aéreo.
Abraços