Combate a fogos pela F.A.P.

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oi661114

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1785 em: Novembro 05, 2023, 07:41:22 pm »

Nem de propósito, ainda a pouco, em conversa com um el do AT1, foi aflorado tema UH-60 na FAP, e segundo me disseram, além da missão primária de conbate aos FF, as aeronaves irão efectuar SAR, não só o Costeiro, libertando o monomotor Kualita, mas também, substituindo o 101, nas missões que nao justifiquem o seu empenhamento, até que enfim !!

Estuda-se a hipotese de efectuar também as Missões MEDEVAC, principalmente inter ilhas nos Açores, a ver vamos se tal irá acontecer.

Quanto a adquirir mais unidades deste modelo, não há nada de concreto nesse sentido, o que me parece sensato, pois primeiro terão que ser recepcionados os primeiros seis helis, para depois haver alguma decisão nesse sentido.

Concluindo, para mais UH-60, na FAP, vamos ter de esperar até 2026 !!

Abraço

MEDEVAC nos Açores num heli que segundo as regras não pode voar sobre o mar por não ter flutuadores nem capacidade para tal, devia ser lindo (só a transformação que se teve que executar nos Pumas para o poderem fazer...)...

Devem contornar as regras só para satisfazer os egos de muitos...
« Última modificação: Novembro 05, 2023, 07:43:44 pm por oi661114 »
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1786 em: Novembro 05, 2023, 08:12:49 pm »
O que me está a causar curiosidade é saber se os Black Hawk farão ou não SAR costeiro, libertando assim por exemplo o Koala que tem estado permanentemente destacado precisamente em Ovar. Guincho ainda não trazem, e parece-me que a janela lateral do lado do piloto no UH-60A é em bolha como nos Koala, o que permite uma melhor observação do terreno em várias situações e missões.
Farão, é uma questão de tempo. A menos que a manutenção dos aparelhos dê barraca e a disponibilidade dos aparelhos seja baixíssima.

O Koala pode até ser mais barato de operar, mas as críticas que o pessoal já colocou aqui várias vezes sobre uma aeronave mono-motor vs bimotor são mais que válidas. Depois temos exactamente essa questão de libertar o destacamento em Ovar, que também tem os seus custos, e libertar também horas de voo para outras missões em que fará mais sentido empenhar os Koala.

Cumprimentos,

Nem de propósito, ainda a pouco, em conversa com um el do AT1, foi aflorado tema UH-60 na FAP, e segundo me disseram, além da missão primária de conbate aos FF, as aeronaves irão efectuar SAR, não só o Costeiro, libertando o monomotor Kualita, mas também, substituindo o 101, nas missões que nao justifiquem o seu empenhamento, até que enfim !!

Estuda-se a hipotese de efectuar também as Missões MEDEVAC, principalmente inter ilhas nos Açores, a ver vamos se tal irá acontecer.

Quanto a adquirir mais unidades deste modelo, não há nada de concreto nesse sentido, o que me parece sensato, pois primeiro terão que ser recepcionados os primeiros seis helis, para depois haver alguma decisão nesse sentido.

Concluindo, para mais UH-60, na FAP, vamos ter de esperar até 2026 !!

Abraço

Ou seja os 101 passam a ser usados mais para fins militares "puros" correto?

Não CruzSilva, não foi isso que eu escrevi, tanto a 751, como a 752, terão os seus MK514 e 515, oito helis, apoiados, no Continente pelos UH-60, e ainda sem certezas nos Açores, pelo menos fora do periodo dos FF.

Quanto aos CSAR, não sei se ficam no SAR, ou se sao alocados a uma outra ESQ para o CSAR e transporte aéreo.

Abraços
« Última modificação: Novembro 05, 2023, 09:04:29 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1787 em: Novembro 05, 2023, 09:02:14 pm »
Também já ouvi dizer que uma das razões de se criar a 752 nas Lajes é para libertar a 751 de tanto empenhamento SAR, podendo assim ter mais disponibilidade para poderem melhorar outras capacidades, mais tácticas.
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1788 em: Novembro 05, 2023, 09:06:46 pm »
Também já ouvi dizer que uma das razões de se criar a 752 nas Lajes é para libertar a 751 de tanto empenhamento SAR, podendo assim ter mais disponibilidade para poderem melhorar outras capacidades, mais tácticas.

Também já me disseram o mesmo, cada cabeça sua sentença.

Abraços

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1789 em: Novembro 05, 2023, 09:07:01 pm »
O que me está a causar curiosidade é saber se os Black Hawk farão ou não SAR costeiro, libertando assim por exemplo o Koala que tem estado permanentemente destacado precisamente em Ovar. Guincho ainda não trazem, e parece-me que a janela lateral do lado do piloto no UH-60A é em bolha como nos Koala, o que permite uma melhor observação do terreno em várias situações e missões.
Farão, é uma questão de tempo. A menos que a manutenção dos aparelhos dê barraca e a disponibilidade dos aparelhos seja baixíssima.

O Koala pode até ser mais barato de operar, mas as críticas que o pessoal já colocou aqui várias vezes sobre uma aeronave mono-motor vs bimotor são mais que válidas. Depois temos exactamente essa questão de libertar o destacamento em Ovar, que também tem os seus custos, e libertar também horas de voo para outras missões em que fará mais sentido empenhar os Koala.

Cumprimentos,

Nem de propósito, ainda a pouco, em conversa com um el do AT1, foi aflorado tema UH-60 na FAP, e segundo me disseram, além da missão primária de conbate aos FF, as aeronaves irão efectuar SAR, não só o Costeiro, libertando o monomotor Kualita, mas também, substituindo o 101, nas missões que nao justifiquem o seu empenhamento, até que enfim !!

Estuda-se a hipotese de efectuar também as Missões MEDEVAC, principalmente inter ilhas nos Açores, a ver vamos se tal irá acontecer.

Quanto a adquirir mais unidades deste modelo, não há nada de concreto nesse sentido, o que me parece sensato, pois primeiro terão que ser recepcionados os primeiros seis helis, para depois haver alguma decisão nesse sentido.

Concluindo, para mais UH-60, na FAP, vamos ter de esperar até 2026 !!

Abraço
Quais as missões em que o 101 não justifica o seu empenhamento

Ou seja os 101 passam a ser usados mais para fins militares "puros" correto?

Não CruzSilva, não foi isso que eu escrevi, tanto a 751, como a 752, terão os seus MK514 e 515, oito helis, apoiados, no Continente pelos UH-60, e ainda sem certezas nos Açores, pelo menos fora do periodo dos FF.

Quanto aos CSAR, não sei se ficam no SAR, ou se sao alocados a uma outra ESQ para o CSAR e transporte aéreo.

Abraços
Quais as missões dos 101 que não justificam o seu empenhamento e vêm os UH-60 executar as mesmas?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1790 em: Novembro 05, 2023, 09:17:30 pm »
O que me está a causar curiosidade é saber se os Black Hawk farão ou não SAR costeiro, libertando assim por exemplo o Koala que tem estado permanentemente destacado precisamente em Ovar. Guincho ainda não trazem, e parece-me que a janela lateral do lado do piloto no UH-60A é em bolha como nos Koala, o que permite uma melhor observação do terreno em várias situações e missões.
Farão, é uma questão de tempo. A menos que a manutenção dos aparelhos dê barraca e a disponibilidade dos aparelhos seja baixíssima.

O Koala pode até ser mais barato de operar, mas as críticas que o pessoal já colocou aqui várias vezes sobre uma aeronave mono-motor vs bimotor são mais que válidas. Depois temos exactamente essa questão de libertar o destacamento em Ovar, que também tem os seus custos, e libertar também horas de voo para outras missões em que fará mais sentido empenhar os Koala.

Cumprimentos,

Nem de propósito, ainda a pouco, em conversa com um el do AT1, foi aflorado tema UH-60 na FAP, e segundo me disseram, além da missão primária de conbate aos FF, as aeronaves irão efectuar SAR, não só o Costeiro, libertando o monomotor Kualita, mas também, substituindo o 101, nas missões que nao justifiquem o seu empenhamento, até que enfim !!

Estuda-se a hipotese de efectuar também as Missões MEDEVAC, principalmente inter ilhas nos Açores, a ver vamos se tal irá acontecer.

Quanto a adquirir mais unidades deste modelo, não há nada de concreto nesse sentido, o que me parece sensato, pois primeiro terão que ser recepcionados os primeiros seis helis, para depois haver alguma decisão nesse sentido.

Concluindo, para mais UH-60, na FAP, vamos ter de esperar até 2026 !!

Abraço
Quais as missões em que o 101 não justifica o seu empenhamento

Ou seja os 101 passam a ser usados mais para fins militares "puros" correto?

Não CruzSilva, não foi isso que eu escrevi, tanto a 751, como a 752, terão os seus MK514 e 515, oito helis, apoiados, no Continente pelos UH-60, e ainda sem certezas nos Açores, pelo menos fora do periodo dos FF.

Quanto aos CSAR, não sei se ficam no SAR, ou se sao alocados a uma outra ESQ para o CSAR e transporte aéreo.

Abraços
Quais as missões dos 101 que não justificam o seu empenhamento e vêm os UH-60 executar as mesmas?

Missoes SAR e MEDEVAC, a uma distância que permita o empenhamento do UH-60, e, ou, quando, o numero de vitimas a resgatar/evacuar é igual ou inferior à capacidade de transporte do dito heli.

Abraços

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1791 em: Novembro 05, 2023, 09:31:57 pm »
Certamente que serão usados para esse tipo de missao a quando necessario um heli com maior capacidade...de transporte.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1793 em: Novembro 06, 2023, 08:55:27 am »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1794 em: Novembro 06, 2023, 10:01:17 am »
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1795 em: Novembro 20, 2023, 12:48:11 pm »

Nem de propósito, ainda a pouco, em conversa com um el do AT1, foi aflorado tema UH-60 na FAP, e segundo me disseram, além da missão primária de conbate aos FF, as aeronaves irão efectuar SAR, não só o Costeiro, libertando o monomotor Kualita, mas também, substituindo o 101, nas missões que nao justifiquem o seu empenhamento, até que enfim !!

Estuda-se a hipotese de efectuar também as Missões MEDEVAC, principalmente inter ilhas nos Açores, a ver vamos se tal irá acontecer.

Quanto a adquirir mais unidades deste modelo, não há nada de concreto nesse sentido, o que me parece sensato, pois primeiro terão que ser recepcionados os primeiros seis helis, para depois haver alguma decisão nesse sentido.

Concluindo, para mais UH-60, na FAP, vamos ter de esperar até 2026 !!

Abraço

MEDEVAC nos Açores num heli que segundo as regras não pode voar sobre o mar por não ter flutuadores nem capacidade para tal, devia ser lindo (só a transformação que se teve que executar nos Pumas para o poderem fazer...)...

Devem contornar as regras só para satisfazer os egos de muitos...

Nao pode voar sobre o mar por nao ter flutoadores?!! Não sei lá quem escreveu essas regras?!!
O que faltam para aí são BlackHawks a voar sobre o mar...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1796 em: Novembro 20, 2023, 01:11:53 pm »
Alguém se esquece que a US NAVY também tem "Black Hawks". Voam só sobre terra? É mesmo cenas à tuga... :mrgreen:



E os da US Cost Guard?



Us Army.



Saudações

P.S. Para ter Black Hawks até o exercito e a marinha deviam ir apagar fogos. Mas por cá é só frescuras.  ::)

« Última modificação: Novembro 20, 2023, 01:25:14 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1797 em: Novembro 21, 2023, 09:22:25 pm »
Alguém se esquece que a US NAVY também tem "Black Hawks". Voam só sobre terra? É mesmo cenas à tuga... :mrgreen:



E os da US Cost Guard?



Us Army.



Saudações

P.S. Para ter Black Hawks até o exercito e a marinha deviam ir apagar fogos. Mas por cá é só frescuras.  ::)



Deve ser por isso que caiem que nem tordos (até a versão da Guarda Costeira cai) e morrem todos os que vão lá dentro, normalmente devido a problemas no rotor principal, além da recusa de muitas marinhas por esse mundo fora e sequer os considerar, visto tratar-se dum projeto antigo em que não é possível montar flutuadores nem obedecer ás normas para evacuação em água.

Cá no burgo temos  muitos pilotos, portanto não precisamos de nos preocupar...
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1798 em: Novembro 21, 2023, 10:07:50 pm »
Alguém se esquece que a US NAVY também tem "Black Hawks". Voam só sobre terra? É mesmo cenas à tuga... :mrgreen:



E os da US Cost Guard?



Us Army.



Saudações

P.S. Para ter Black Hawks até o exercito e a marinha deviam ir apagar fogos. Mas por cá é só frescuras.  ::)



Deve ser por isso que caiem que nem tordos (até a versão da Guarda Costeira cai) e morrem todos os que vão lá dentro, normalmente devido a problemas no rotor principal, além da recusa de muitas marinhas por esse mundo fora e sequer os considerar, visto tratar-se dum projeto antigo em que não é possível montar flutuadores nem obedecer ás normas para evacuação em água.

Cá no burgo temos  muitos pilotos, portanto não precisamos de nos preocupar...



Venham de lá esses dados da desgraça. Os que encontro são estes, que face ao número de operadores, versões e quantidade produzida não vejo nada de extraordinário.

https://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_UH-60_Black_Hawk

https://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_SH-60_Seahawk

https://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_MH-60_Jayhawk

Saudações

P.S. Mas se o o problema é flutuadores, aqui está um modelo que os tem e que à muito tempo que defendo ser um excelente modelo para Portugal. ou este também tem algum problema?

« Última modificação: Novembro 21, 2023, 10:49:03 pm por mafets »
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1799 em: Novembro 22, 2023, 06:51:34 am »
Los 12 SH-60B de la Armada española llevan mas de 70.000 horas de vuelo sin un solo accidente ni incidente serio.

No creo que sea un modelo con muchos accidentes, pero si que hay miles de Blackhawks volando inténsamente por todo el mundo, lo que lógicamente comporta mas accidentes, pero por hora de vuelo yo creo que el número es bajo.
A España servir hasta morir
 
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