E houve, mas para a EMB, não para um cliente, que até é co-fabricante do 390, é a vida !!
Abraços
Parece-me que para alguns clientes, existem "descontos" por atrasos.
https://aeroin.net/holanda-e-a-austria-anunciam-a-aquisicao-conjunta-de-nove-avioes-de-transporte-c-390-da-embraer/Segundo o Luchvaartnieuws, com a parceria, a entrega das novas aeronaves sofrerá um pequeno atraso. Mas, em contrapartida, a Embraer garantiu um preço mais baixo aos compradores, segundo informou o secretário de defesa em exercício, Christophe Van der Maat, em uma carta ao Parlamento.
Agora se nós tivemos direito a isso ou não... não sei.
Este tópico é muito instrutivo, percebo na imagem mais uma deficiência do projeto: não carrega dois autocarros em sua bodega.
E assim continuo ampliando a lista do desagrado com o pobre cargueiro:
- sua origem, não tem grife;
- performance inadequada, não é estratégico;
- compra equivocada, haviam outras prioridades;
- não teve dinheiro da NATO para a sua compra;
- muito novedoso, melhor um vintaje modelo 1976.
Me auto cito para incluir novos itens na lista:
- é caríssimo;
- é de um país BRICS feio, bobo e malvadão;
- o fabricante passa os clientes para trás na linha de produção.
Ainda dá tempo para avisar os primos neerlandeses e austríacos.
Sds!
-Sua origem, não tem grife? O problema nunca foi a origem, mas sim os contornos do negócio, e a fantochada política por trás, e onde se teve zero consideração pelos interesses nacionais (de Portugal).
-Performance inadequada, não é estratégico? Anda a ser vendido por muita gente como estratégico quando não é. A performance é adequada para a sua classe, mas é insuficiente para as necessidades portuguesas, e não justifica a compra de mais unidades pela FAP, sendo mais racional, fazer o mesmo que a FAB, e adquirir uma aeronave maior complementar.
-Compra equivocada, haviam outras prioridades? Sim, a compra podia ter-se limitado a 3 unidades a partir do momento em que a Embraer se lembrou unilateralmente de aumentar o preço. E sim, as FA nacionais têm muitas outras prioridades antes dos KC-390, ainda para mais quando em simultâneo se está a fazer modernização aos C-130.
-Não teve dinheiro da NATO para a sua compra? Onde é que isso foi apontado como um defeito ou o que seja?
-Muito novedoso, melhor um vintaje modelo 1976? Também ninguém disse isso.
-É caríssimo? É.
-É de um país BRICS feio, bobo e malvadão? Não, é de um país que geopoliticamente não está alinhado com Portugal, e alinha-se com um potencial adversário do país, da UE e da NATO. Como tal, não faz grande sentido gastar 20% da LPM portuguesa, em produtos desse país não-alinhado.
-O fabricante passa os clientes para trás na linha de produção? Se passa, é algo grave e alvo de críticas, ponto. O Brasil não está em guerra, logo pode atrasar as suas encomendas se quiser dar prioridade a novos clientes. Não tem lógica atrasar a encomenda de um cliente garantido, para favorecer outro. Se tal aconteceu, é grave.
Mais alguma dúvida?
Eu sei que a sua participação aqui é por mero clubismo/nacionalismo. Por outras palavras, é o ego. Só isso explica a incapacidade de perceber os problemas que são levantados ao programa por outras pessoas.