West Sea Viana Shipyards

  • 270 Respostas
  • 109461 Visualizações
*

SinSy

  • Membro
  • *
  • 28
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #90 em: Julho 02, 2015, 11:50:35 am »
E acabou, espero, a história do navio Atlântida. O navio iniciou a sua viagem com destino à Noruega!  :(
http://oportodagraciosa.blogspot.pt/2015/07/partida-do-nf-atlantida-para-noruega.html

É pena que os Portugueses não lhe tenham dado um bom uso...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Cabeça de Martelo, ICE 1A+

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #91 em: Setembro 26, 2015, 02:32:14 am »
500!!! Ja la estao Quinhentos a trabalhar!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Lightning

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #92 em: Outubro 10, 2015, 05:06:39 pm »
West sea vai construir Asfalteiros para a venezuela. o contrato de financiamento no valor de 128 milhoes de euros ja foi aceite pelo Novo Banco. O contrato deve ser assinado na proxima semana. voces nao acreditam em mim........ja so falta o navpol para o bouquet ficar comppleto! Navios hotel para a douro azul sao biscates para aquele estaleiro, A martifer nao explorava aquilo para fazer biscates!! :D  :twisted:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #93 em: Outubro 10, 2015, 05:51:22 pm »
Ice, passe pelo tópico da Marinha Britânica e diga-me o que acha.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #94 em: Outubro 14, 2015, 05:02:18 am »
West Sea ganha concessao de estaleiros na Argelia em parceria com um empresa publica argelina. Esta dado o primeiro passo para a internacionalizacao da west sea! e desta que exportamos NPO
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #95 em: Outubro 14, 2015, 10:47:11 am »
Citação de: "ICE 1A+"
West Sea ganha concessao de estaleiros na Argelia em parceria com um empresa publica argelina. Esta dado o primeiro passo para a internacionalizacao da west sea! e desta que exportamos NPO

Mas o projecto do NPO não pertence à Marinha?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #96 em: Outubro 14, 2015, 12:33:53 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "ICE 1A+"
West Sea ganha concessao de estaleiros na Argelia em parceria com um empresa publica argelina. Esta dado o primeiro passo para a internacionalizacao da west sea! e desta que exportamos NPO

Mas o projecto do NPO não pertence à Marinha?

Sim pertence, antes de se proceder á liquidaçao dos ENVC, os projectos relativos ao rearmamento da Marinha (NPOs, LFC e Navpol) foram transferidos ou para a Marinha ou para a tutela. No entanto lembro-me que no passado, a Martifer assinou um protocolo com o estado portugues e/ou com a Marinha para internacionalizar o NPO (leia-se vendas ao estrangeiro).

Nao sei em que moldes a parceria será concretizada,ie, se a Martifer terá de pagar uma comissao ao estado por NPO construído, ou se futuros NPOs terao desconto, pois isso nunca foi falado.

No entanto, tendo em conta as sucessivas missoes empresariais enviadas á Argélia, o facto de eles estarem a reequipar as FA (em especial a Marinha), e o facto de parte do Navio poder ser construído localmente..... Creio que o NPO nunca esteve tao perto de ser internacionalizado  :D  Apesar de tal coisa ser ainda uma miragem.
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #97 em: Outubro 15, 2015, 03:28:54 am »
a parceria e com a empresa publica argelina de construcao e reparacao naval a west sea detem 49% e o estado argelino 51% ate aqui essesestaleiros eram especializados na reconvercao de petroleiros mas agora querem com a parceria com a martifer lancar se na construcao naval
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #98 em: Outubro 18, 2015, 09:22:03 am »
@ Jornal de Negócios.
Citar
Dois anos depois de ter vencido a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) a Martifer tem em carteira encomendas de 100 milhões de euros, entre elas dois navios-patrulha oceânicos (NPO) para a Marinha portuguesa.

De acordo com os dados fornecidos à Lusa por fonte da Martifer, além daqueles dois navios, cuja construção deverá começar antes do final do ano, a carteira de encomendas incluiu ainda os contratos celebrados com a empresa Douro Azul para a construção, em curso, de dois navios cruzeiro para o rio Douro.

Os dois NPO integravam uma encomenda inicial de oito, que foi assumida em 2004 pelo Ministério da Defesa, para substituir a frota de corvetas da Marinha portuguesa com 40 anos de serviço, mas revogada em 2011 pelo actual Governo.

Em Junho passado, a Marinha foi autorizada a adquirir os dois navios-patrulha "por negociação", e não por concurso, face à "urgência imperiosa" de dispor das embarcações até ao ano 2018.

A construção, adjudicada aos estaleiros navais West Sea, detidos a 100% pela Martifer, em consórcio com a Edisoft, foi anunciada pelo primeiro-ministro, em Maio passado.

Pedro Passos Coelho assinalava, com uma visita às instalações, a passagem de um ano desde que a empresa do grupo Martifer assumiu a subconcessão dos ENVC.

A subconcessão dos terrenos e infra-estruturas dos ENVC, adjudicada a 18 de outubro de 2013 pela administração daquela empresa pública, actualmente em fase final de extinção, prevê o pagamento, pela Martifer ao Estado, de 415 mil euros por ano, até 2031.

Segundo os mesmos dados, a West Sea, empresa criada pelo grupo Martifer para gerir aquela subconcessão, lançada a concurso público internacional em Julho de 2013, tem actualmente uma facturação na ordem dos 13,5 milhões de euros e investiu, "na recuperação das instalações e dos equipamentos, mais de quatro milhões de euros".

No sector da reparação naval, desde que assumiu a subconcessão, em maio de 2014, os estaleiros da West Sea "já repararam ou reconverteram 45 navios" e contratou "cerca de 219 trabalhadores, dos quais 152 são ex-colaboradores dos ENVC".

"Trabalham no estaleiro, numa média diária dos últimos quatro meses, outros 283 trabalhadores indirectos, de subempreiteiros, totalizando cerca de 500 pessoas", adiantou o grupo.

A decisão do conselho de administração dos ENVC, de adjudicar a subconcessão daquela empresa, até 2031, à Martifer, que detém os estaleiros navais Navalria, em Aveiro, resultou do relatório final elaborado pelo júri do concurso, presidido pelo procurador-geral adjunto João Cabral Tavares.

A proposta do grupo português foi a única analisada pelo júri, após exclusão de um investidor russo, por incumprimento dos requisitos do concurso público lançado em julho e concluído em 23 de Setembro de 2013.

Quando fechou portas, enquanto ENVC, em Abril de 2014, depois de quase 70 anos de actividade, a empresa pública empregava cerca de 609 trabalhadores.

A subconcessão foi a solução definida pelo Governo português depois de encerrado o processo de reprivatização dos ENVC, devido à investigação de Bruxelas às ajudas públicas atribuídas à empresa entre 2006 e 2011, não declaradas à Comissão Europeia, no valor de 181 milhões de euros.
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #99 em: Março 01, 2016, 02:20:49 am »
Construção 01 West Sea

Pronto para entrega em Março
Scenic Azure
Navio cruzeiro de luxo para o rio Douro para a empresa Australiana Scenic



em simultaneo foi construido um navio gémeo para a Viking river Cruises

Promenor da construção a nova oficina dos estaleiros contrapartida dos submarinos e nunca utilizada pelos antigos ENVC premite a construçao de modulos dos navios  e sua movimentaçao antes de serem montados na doca

Os modulos do navio construidos na oficina sao transportados para a doca pelo kamag


Este trabalho era feito a céu aberto no tempo dos ENVC
Mais tarde postarei mais fotos da construção

Os dois na carreira de montagem
Scenic Azure e Viking Osfrid
« Última modificação: Março 01, 2016, 02:41:39 am por ICE 1A+ »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It, HSMW, Alvalade

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1073
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +51/-13
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #100 em: Março 01, 2016, 09:40:29 am »
Existe alguma novidade em relação aos NPO?
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #101 em: Março 01, 2016, 02:56:55 pm »
Existe alguma novidade em relação aos NPO?

Ainda nada visível.
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #102 em: Março 01, 2016, 11:16:46 pm »
Mais algumas:















e

A vantagem de trabalhar numa oficina coberta;  os modolos do navio podem ir semi acabados para a cadeia de montagem



As fotos são propriedade da Scenic
« Última modificação: Março 01, 2016, 11:32:52 pm por ICE 1A+ »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #103 em: Março 02, 2016, 02:03:46 pm »
Aqui se põe (mais uma vez) completamente a descoberto a má gestão feita anteriormente pelos ENVC. A terem as tais oficinas cobertas e não utilizarem é algo que não consigo compreender, além de tornarem os trabalhos mais demorados davam piores condições de trabalho aos funcionários.

Tal má gestão séria por incompetência ou propositada?
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #104 em: Março 02, 2016, 03:24:14 pm »
Aqui se põe (mais uma vez) completamente a descoberto a má gestão feita anteriormente pelos ENVC. A terem as tais oficinas cobertas e não utilizarem é algo que não consigo compreender, além de tornarem os trabalhos mais demorados davam piores condições de trabalho aos funcionários.

Tal má gestão séria por incompetência ou propositada?

Caro Edu
A nova oficina de blocos foi contrapartida dos submarinos nunca foi utilizada pelos ENVC porque depois de concluida nunca mais houve navios para construir.
Era para ser usada a primeira vez na construção dos asfalteiros, o que nunca veio a acontecer,