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Substituiçao dos F-16's

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2550 em: Fevereiro 27, 2021, 03:06:41 pm »
Todos aqui sabem qual é a minha opinião acerca de se investir em aviões novos que não sejam 5G (e, por conseguinte, F-35) 🤢🤮 dito isto, pode ser que, por acaso, a nossa incompetência em substituir a nossa frota acabe por jogar a nosso favor... neste momento está em curso uma autêntica revolução na luta aérea com a introdução ao de aparelhos não tripulados, tipo wingmen leais, e ainda ninguém sabe muito bem qual é o mix ideal de aviões e UCAV e havendo vários estudos em curso, incluindo da própria USAF, para determinar o mix ideal de 5G, 5G-, 4G+, UCAVs, etc., porque que o 5G é caro de operar e é overkill para muitas situações. Pessoalmente julgo que o futuro passa por aviões 5G ou 6G a servirem de modos de comando e controlo para aviões 4G e/ou enxames de UCAVs. Assim, cada vez acho melhor ideia atualizar os F-16 para V ou V Light e lá para meados da década, quando as águas assentarem, decidir o que fazer no longo prazo. Possivelmente, isso significará  comprar apenas uns 15-16 F-35 e complementar com drones wingmen leais. A USAF espera pagar entre $5–10 milhões por aparelho, o que significa que se podem comprar uns 10 por F-35... é tudo uma questão de quantos drones o avião tripulado consegue controlar... se acabássemos com 16 F-35 e 40 UCAVs, por exemplo, seria ótimo...
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2551 em: Fevereiro 27, 2021, 03:11:44 pm »
Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?

Aeronaves que foram criadas para a função? Como interceptor (uma das vertentes da luta aérea) a velocidade é importante, e nisto o Rafale fica aquém, por exemplo, do F-15.

O F-35 é melhor em BVR por razões óbvias. Os próprios mísseis BVR são guiados por radar, se o radar "não vê" o F-35, pura e simplesmente não o vai atingir. A chance que o Rafale e outros caças de 4.5G têm, é em WVR, o que depende do insucesso dos F-35 no combate BVR.

Mas tudo isto são questões secundárias. Hoje em dia poucos caças têm foco numa só função logo é impossível escolher uma aeronave distinta para cada esquadra. Agora, pelo preço dos Rafale, modernizavam os F-16 todos, adquiriam 2 MRTT e 2/3 aeronaves AEW e ainda sobrava dinheiro para armamento. Isto claro se se quisesse levar a defesa aérea a sério.

Não fazes nenhuma noção de como um combate BVR ocorre.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2552 em: Fevereiro 27, 2021, 03:17:51 pm »
Elucida lá o pessoal.  ::)
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2553 em: Fevereiro 27, 2021, 03:18:18 pm »
O Rafale? Mas porquê o Rafale? Este é mais caro que o F-35 (preço unitário), além de que o Rafale não é propriamente barato de operar, e para a função interceptor puro, existem aeronaves mais adequadas. Depois no combate BVR, a vantagem continua a ser, teoricamente, do F-35. Resta apenas o combate WVR, e mesmo aí, haverá certamente debate, além de depender muito do piloto.

Onde é que o Rafale se destaca? Que justifique um investimento a rondar os 100 milhões por aeronave?

Quanto às esquadras, a distinção das aeronaves entre as duas não faz muito sentido, se ambas não tiverem clara vantagem uma sob a outra numa das missões. O F-16 é mais adequado para as missões de "guerra aérea" do dia-a-dia", isto é, QRA, e para missões "low-end", como escolta de outras aeronaves. Logo, os Falcões ficam com os F-16? Mas o F-35 é melhor em BVR... e agora? No ataque ao solo acontece o mesmo, nem todas as missões requerem um caça furtivo extremamente dispendioso.

Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?
Porque a primeira vez que o Rafale se apercebe que está numa luta com um F-35 é quando leva com um AMRAAM pelo cockpit dentro... muito simples... ou então os 15-1 do F-35 sobre os outros aviões todos Red Flag e todos os outros exercícios até agora são apenas fachada para promover comercialmente o F-35... o BVR é exatamente onde o F-35 é mais superior a todos os outros aviões, exceto o F-22....

Totalmente sem sentido.
Como disparas um AMRAAM sem homing?
Isso é uma pergunta séria??  O simples facto de o Rafale não conseguir adquirir o F-35 fora de alcance visual (IRST podem ajudar um pouco, mas não te dão uma solução de fogo), nem com auxílio de AWACS não chega? E os AMRAAM não são mísseis ativos que não necessitam de iluminação por parte do avião lançador? E se ambos os lados tiverem AWACS ainda é pior porque o F-35 nem precisa de ativar o radar para disparar... 5G para 4G não tem comparação possível, e não quero saber se é Rafale, Gripen, Typhoon, Su-35, ou o raio que o parta... são todos alvos estacionários... quando é que o pessoal vai perceber que a avaliação dos aviões  apenas por parâmetros cinéticos hoje em dia não faz sentido nenhum?

Mas não é preciso acreditar em mim, basta ver aqueles testemunhos todos dos pilotos d aviões 4G nos Ref Flag a dizerem que só descobrem que o F-35 la está quando são abatidos... It’s like clubbing baby seals...
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2554 em: Fevereiro 27, 2021, 03:20:06 pm »
Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?

Aeronaves que foram criadas para a função? Como interceptor (uma das vertentes da luta aérea) a velocidade é importante, e nisto o Rafale fica aquém, por exemplo, do F-15.

O F-35 é melhor em BVR por razões óbvias. Os próprios mísseis BVR são guiados por radar, se o radar "não vê" o F-35, pura e simplesmente não o vai atingir. A chance que o Rafale e outros caças de 4.5G têm, é em WVR, o que depende do insucesso dos F-35 no combate BVR.

Mas tudo isto são questões secundárias. Hoje em dia poucos caças têm foco numa só função logo é impossível escolher uma aeronave distinta para cada esquadra. Agora, pelo preço dos Rafale, modernizavam os F-16 todos, adquiriam 2 MRTT e 2/3 aeronaves AEW e ainda sobrava dinheiro para armamento. Isto claro se se quisesse levar a defesa aérea a sério.

Não fazes nenhuma noção de como um combate BVR ocorre.
E alguém que acha que um avião 4G contra um 5G em combate BVR  é um combate equilibrado sabe?
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2555 em: Fevereiro 27, 2021, 03:26:02 pm »
Não vale a pena. Este debate tornou-se o que mais parece um debate futebolístico. Clubismo apenas.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2556 em: Fevereiro 27, 2021, 03:31:26 pm »
Não vale a pena. Este debate tornou-se o que mais parece um debate futebolístico. Clubismo apenas.
Mas posso ser adepto da Quimigal e ter a noção que nunca vai ganhar a Primeira Liga, ou não?
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2557 em: Fevereiro 27, 2021, 03:34:10 pm »
Claro! Mas pelo discurso que de alguns, o clube não só ganha a Primeira Liga, como ganha a Champions.  :mrgreen:
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2558 em: Fevereiro 27, 2021, 03:35:10 pm »
Claro! Mas pelo discurso que de alguns, o clube não só ganha a Primeira Liga, como ganha a Champions.  :mrgreen:
Na mesma época...

Mas como eu gostava de ir aos jogos da Quimigal com o meu pai e ele me comprava nougat chocante...  ;D
« Última modificação: Fevereiro 27, 2021, 03:36:37 pm por JohnM »
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2559 em: Fevereiro 27, 2021, 03:41:54 pm »
Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?

Aeronaves que foram criadas para a função? Como interceptor (uma das vertentes da luta aérea) a velocidade é importante, e nisto o Rafale fica aquém, por exemplo, do F-15.

O F-35 é melhor em BVR por razões óbvias. Os próprios mísseis BVR são guiados por radar, se o radar "não vê" o F-35, pura e simplesmente não o vai atingir. A chance que o Rafale e outros caças de 4.5G têm, é em WVR, o que depende do insucesso dos F-35 no combate BVR.

Mas tudo isto são questões secundárias. Hoje em dia poucos caças têm foco numa só função logo é impossível escolher uma aeronave distinta para cada esquadra. Agora, pelo preço dos Rafale, modernizavam os F-16 todos, adquiriam 2 MRTT e 2/3 aeronaves AEW e ainda sobrava dinheiro para armamento. Isto claro se se quisesse levar a defesa aérea a sério.

Não fazes nenhuma noção de como um combate BVR ocorre.
E alguém que acha que um avião 4G contra um 5G em combate BVR  é um combate equilibrado sabe?

Depende do avião, ate hoje não teve um combate do Red Flag entre F-22 contra Rafare ou Typhoon com misseis.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2021, 12:11:15 am por Red Baron »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2560 em: Fevereiro 27, 2021, 03:54:17 pm »
Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?

Aeronaves que foram criadas para a função? Como interceptor (uma das vertentes da luta aérea) a velocidade é importante, e nisto o Rafale fica aquém, por exemplo, do F-15.

O F-35 é melhor em BVR por razões óbvias. Os próprios mísseis BVR são guiados por radar, se o radar "não vê" o F-35, pura e simplesmente não o vai atingir. A chance que o Rafale e outros caças de 4.5G têm, é em WVR, o que depende do insucesso dos F-35 no combate BVR.

Mas tudo isto são questões secundárias. Hoje em dia poucos caças têm foco numa só função logo é impossível escolher uma aeronave distinta para cada esquadra. Agora, pelo preço dos Rafale, modernizavam os F-16 todos, adquiriam 2 MRTT e 2/3 aeronaves AEW e ainda sobrava dinheiro para armamento. Isto claro se se quisesse levar a defesa aérea a sério.

Não fazes nenhuma noção de como um combate BVR ocorre.
E alguém que acha que um avião 4G contra um 5G em combate BVR  é um combate equilibrado sabe?

Depende do avião, ate hoje não teve um combate do Red Flag entre F-22 contra Rafare ou Typhoon sem misseis.
Como???? Primeiro, por alma de quem é que se vai treinar combate sem mísseis num Red Flag? O caríssimo pensa que aquilo são jogos? E que a ideia é que o combate seja justo? A Batalha de Inglaterra foi há 81 anos, meu caro...

E, já agora, como aparentemente é especialista em BVR, explique-me lá como é que se faz BVR sem mísseis? É ver quem cospe mais longe? Esta vai ser gira... SMH...
« Última modificação: Fevereiro 27, 2021, 04:09:10 pm por JohnM »
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2561 em: Fevereiro 27, 2021, 04:29:41 pm »
O Rafale? Mas porquê o Rafale? Este é mais caro que o F-35 (preço unitário), além de que o Rafale não é propriamente barato de operar, e para a função interceptor puro, existem aeronaves mais adequadas. Depois no combate BVR, a vantagem continua a ser, teoricamente, do F-35. Resta apenas o combate WVR, e mesmo aí, haverá certamente debate, além de depender muito do piloto.

Onde é que o Rafale se destaca? Que justifique um investimento a rondar os 100 milhões por aeronave?

Quanto às esquadras, a distinção das aeronaves entre as duas não faz muito sentido, se ambas não tiverem clara vantagem uma sob a outra numa das missões. O F-16 é mais adequado para as missões de "guerra aérea" do dia-a-dia", isto é, QRA, e para missões "low-end", como escolta de outras aeronaves. Logo, os Falcões ficam com os F-16? Mas o F-35 é melhor em BVR... e agora? No ataque ao solo acontece o mesmo, nem todas as missões requerem um caça furtivo extremamente dispendioso.

Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?
Porque a primeira vez que o Rafale se apercebe que está numa luta com um F-35 é quando leva com um AMRAAM pelo cockpit dentro... muito simples... ou então os 15-1 do F-35 sobre os outros aviões todos Red Flag e todos os outros exercícios até agora são apenas fachada para promover comercialmente o F-35... o BVR é exatamente onde o F-35 é mais superior a todos os outros aviões, exceto o F-22....

Totalmente sem sentido.
Como disparas um AMRAAM sem homing?
Isso é uma pergunta séria??  O simples facto de o Rafale não conseguir adquirir o F-35 fora de alcance visual (IRST podem ajudar um pouco, mas não te dão uma solução de fogo), nem com auxílio de AWACS não chega? E os AMRAAM não são mísseis ativos que não necessitam de iluminação por parte do avião lançador? E se ambos os lados tiverem AWACS ainda é pior porque o F-35 nem precisa de ativar o radar para disparar... 5G para 4G não tem comparação possível, e não quero saber se é Rafale, Gripen, Typhoon, Su-35, ou o raio que o parta... são todos alvos estacionários... quando é que o pessoal vai perceber que a avaliação dos aviões  apenas por parâmetros cinéticos hoje em dia não faz sentido nenhum?

Mas não é preciso acreditar em mim, basta ver aqueles testemunhos todos dos pilotos d aviões 4G nos Ref Flag a dizerem que só descobrem que o F-35 la está quando são abatidos... It’s like clubbing baby seals...

Como achas que funciona disparas Missiles a toa e já ta morto?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2562 em: Fevereiro 27, 2021, 04:34:50 pm »
O Rafale? Mas porquê o Rafale? Este é mais caro que o F-35 (preço unitário), além de que o Rafale não é propriamente barato de operar, e para a função interceptor puro, existem aeronaves mais adequadas. Depois no combate BVR, a vantagem continua a ser, teoricamente, do F-35. Resta apenas o combate WVR, e mesmo aí, haverá certamente debate, além de depender muito do piloto.

Onde é que o Rafale se destaca? Que justifique um investimento a rondar os 100 milhões por aeronave?

Quanto às esquadras, a distinção das aeronaves entre as duas não faz muito sentido, se ambas não tiverem clara vantagem uma sob a outra numa das missões. O F-16 é mais adequado para as missões de "guerra aérea" do dia-a-dia", isto é, QRA, e para missões "low-end", como escolta de outras aeronaves. Logo, os Falcões ficam com os F-16? Mas o F-35 é melhor em BVR... e agora? No ataque ao solo acontece o mesmo, nem todas as missões requerem um caça furtivo extremamente dispendioso.

Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?
Porque a primeira vez que o Rafale se apercebe que está numa luta com um F-35 é quando leva com um AMRAAM pelo cockpit dentro... muito simples... ou então os 15-1 do F-35 sobre os outros aviões todos Red Flag e todos os outros exercícios até agora são apenas fachada para promover comercialmente o F-35... o BVR é exatamente onde o F-35 é mais superior a todos os outros aviões, exceto o F-22....

Totalmente sem sentido.
Como disparas um AMRAAM sem homing?
Isso é uma pergunta séria??  O simples facto de o Rafale não conseguir adquirir o F-35 fora de alcance visual (IRST podem ajudar um pouco, mas não te dão uma solução de fogo), nem com auxílio de AWACS não chega? E os AMRAAM não são mísseis ativos que não necessitam de iluminação por parte do avião lançador? E se ambos os lados tiverem AWACS ainda é pior porque o F-35 nem precisa de ativar o radar para disparar... 5G para 4G não tem comparação possível, e não quero saber se é Rafale, Gripen, Typhoon, Su-35, ou o raio que o parta... são todos alvos estacionários... quando é que o pessoal vai perceber que a avaliação dos aviões  apenas por parâmetros cinéticos hoje em dia não faz sentido nenhum?

Mas não é preciso acreditar em mim, basta ver aqueles testemunhos todos dos pilotos d aviões 4G nos Ref Flag a dizerem que só descobrem que o F-35 la está quando são abatidos... It’s like clubbing baby seals...

Como achas que funciona disparas Missiles a toa e já ta morto?
Novamente, isso é uma questão séria? Epá, é impressionante... fazemos o seguinte: respondo a essa questão quando me explicares como fazes BVR sem mísseis, ok? De facto, não sei porque me preocupo em tentar discutir seriamente com algumas pessoas.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2563 em: Fevereiro 27, 2021, 04:42:12 pm »
O Rafale? Mas porquê o Rafale? Este é mais caro que o F-35 (preço unitário), além de que o Rafale não é propriamente barato de operar, e para a função interceptor puro, existem aeronaves mais adequadas. Depois no combate BVR, a vantagem continua a ser, teoricamente, do F-35. Resta apenas o combate WVR, e mesmo aí, haverá certamente debate, além de depender muito do piloto.

Onde é que o Rafale se destaca? Que justifique um investimento a rondar os 100 milhões por aeronave?

Quanto às esquadras, a distinção das aeronaves entre as duas não faz muito sentido, se ambas não tiverem clara vantagem uma sob a outra numa das missões. O F-16 é mais adequado para as missões de "guerra aérea" do dia-a-dia", isto é, QRA, e para missões "low-end", como escolta de outras aeronaves. Logo, os Falcões ficam com os F-16? Mas o F-35 é melhor em BVR... e agora? No ataque ao solo acontece o mesmo, nem todas as missões requerem um caça furtivo extremamente dispendioso.

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Porque a primeira vez que o Rafale se apercebe que está numa luta com um F-35 é quando leva com um AMRAAM pelo cockpit dentro... muito simples... ou então os 15-1 do F-35 sobre os outros aviões todos Red Flag e todos os outros exercícios até agora são apenas fachada para promover comercialmente o F-35... o BVR é exatamente onde o F-35 é mais superior a todos os outros aviões, exceto o F-22....

Totalmente sem sentido.
Como disparas um AMRAAM sem homing?
Isso é uma pergunta séria??  O simples facto de o Rafale não conseguir adquirir o F-35 fora de alcance visual (IRST podem ajudar um pouco, mas não te dão uma solução de fogo), nem com auxílio de AWACS não chega? E os AMRAAM não são mísseis ativos que não necessitam de iluminação por parte do avião lançador? E se ambos os lados tiverem AWACS ainda é pior porque o F-35 nem precisa de ativar o radar para disparar... 5G para 4G não tem comparação possível, e não quero saber se é Rafale, Gripen, Typhoon, Su-35, ou o raio que o parta... são todos alvos estacionários... quando é que o pessoal vai perceber que a avaliação dos aviões  apenas por parâmetros cinéticos hoje em dia não faz sentido nenhum?

Mas não é preciso acreditar em mim, basta ver aqueles testemunhos todos dos pilotos d aviões 4G nos Ref Flag a dizerem que só descobrem que o F-35 la está quando são abatidos... It’s like clubbing baby seals...

Como achas que funciona disparas Missiles a toa e já ta morto?
Novamente, isso é uma questão séria? Epá, é impressionante... fazemos o seguinte: respondo a essa questão quando me explicares como fazes BVR sem mísseis, ok? De facto, não sei porque me preocupo em tentar discutir seriamente com algumas pessoas.

Não vamos falar de IR. Para disparares um míssil tens de fazer tracking, ora fazer traking num aviam com SPCETRA é complicado  e perigoso.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2564 em: Fevereiro 27, 2021, 04:44:20 pm »
O Rafale? Mas porquê o Rafale? Este é mais caro que o F-35 (preço unitário), além de que o Rafale não é propriamente barato de operar, e para a função interceptor puro, existem aeronaves mais adequadas. Depois no combate BVR, a vantagem continua a ser, teoricamente, do F-35. Resta apenas o combate WVR, e mesmo aí, haverá certamente debate, além de depender muito do piloto.

Onde é que o Rafale se destaca? Que justifique um investimento a rondar os 100 milhões por aeronave?

Quanto às esquadras, a distinção das aeronaves entre as duas não faz muito sentido, se ambas não tiverem clara vantagem uma sob a outra numa das missões. O F-16 é mais adequado para as missões de "guerra aérea" do dia-a-dia", isto é, QRA, e para missões "low-end", como escolta de outras aeronaves. Logo, os Falcões ficam com os F-16? Mas o F-35 é melhor em BVR... e agora? No ataque ao solo acontece o mesmo, nem todas as missões requerem um caça furtivo extremamente dispendioso.

Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?
Porque a primeira vez que o Rafale se apercebe que está numa luta com um F-35 é quando leva com um AMRAAM pelo cockpit dentro... muito simples... ou então os 15-1 do F-35 sobre os outros aviões todos Red Flag e todos os outros exercícios até agora são apenas fachada para promover comercialmente o F-35... o BVR é exatamente onde o F-35 é mais superior a todos os outros aviões, exceto o F-22....

Totalmente sem sentido.
Como disparas um AMRAAM sem homing?
Isso é uma pergunta séria??  O simples facto de o Rafale não conseguir adquirir o F-35 fora de alcance visual (IRST podem ajudar um pouco, mas não te dão uma solução de fogo), nem com auxílio de AWACS não chega? E os AMRAAM não são mísseis ativos que não necessitam de iluminação por parte do avião lançador? E se ambos os lados tiverem AWACS ainda é pior porque o F-35 nem precisa de ativar o radar para disparar... 5G para 4G não tem comparação possível, e não quero saber se é Rafale, Gripen, Typhoon, Su-35, ou o raio que o parta... são todos alvos estacionários... quando é que o pessoal vai perceber que a avaliação dos aviões  apenas por parâmetros cinéticos hoje em dia não faz sentido nenhum?

Mas não é preciso acreditar em mim, basta ver aqueles testemunhos todos dos pilotos d aviões 4G nos Ref Flag a dizerem que só descobrem que o F-35 la está quando são abatidos... It’s like clubbing baby seals...

Como achas que funciona disparas Missiles a toa e já ta morto?
Novamente, isso é uma questão séria? Epá, é impressionante... fazemos o seguinte: respondo a essa questão quando me explicares como fazes BVR sem mísseis, ok? De facto, não sei porque me preocupo em tentar discutir seriamente com algumas pessoas.

Não vamos falar de IR. Para disparares um míssil tens de fazer tracking, ora fazer traking num aviam com SPCETRA é complicado  e perigoso.
Não fales do que não sabes... Respondo-te a tudo o que quiseres, mas primeiro vais ter que me explicar como se faz BVR sem mísseis…