Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2535 em: Fevereiro 26, 2021, 03:37:28 pm »
Ainda continuamos no estilo partida de ténis? ::)

Deixem lá o Gripen e o Brasil da mão, vamos é continuar a falar daquilo que será melhor ou mais indicado para o nosso caso, ou como diz a DECO, a Escolha Acertada ou a Escolha Económica. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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tenente

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2536 em: Fevereiro 26, 2021, 03:51:48 pm »
Ainda continuamos no estilo partida de ténis? ::)

Deixem lá o Gripen e o Brasil da mão, vamos é continuar a falar daquilo que será melhor ou mais indicado para o nosso caso, ou como diz a DECO, a Escolha Acertada ou a Escolha Económica. :mrgreen:

Ainda não chegamos a esse patamar, estamos na fase dos estudos, dos académicos da trampa. :mrgreen:

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2537 em: Fevereiro 26, 2021, 04:02:10 pm »
A escolha acertada E económica é o upgrade para V dos F-16 existentes (especialmente se feita a curto prazo). Com este hipotético novo caça a ser possivelmente implementado em 2040, encaixa que nem uma luva na substituição dos Viper. 16 F-35A mais 12 a 16 do novo caça, ficaríamos com uma força interessante.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2538 em: Fevereiro 26, 2021, 04:53:11 pm »
A escolha acertada E económica é o upgrade para V dos F-16 existentes (especialmente se feita a curto prazo). Com este hipotético novo caça a ser possivelmente implementado em 2040, encaixa que nem uma luva na substituição dos Viper. 16 F-35A mais 12 a 16 do novo caça, ficaríamos com uma força interessante.

DC, se porventura os F's fossem sujeitos ao upgrade V, podes ter a certeza que voariam até não poderem mais, e até excederiam 2040 portanto isso de termos em 2035/2040 novos caças é apenas em pensamento, e no discurso de alguns foristas aqui no FD,   porque a realidade Lusa é muito diferente, e o que iremos assistir nos próximos anos é á redução da Frota, até chegarmos a um ponto que, devido á idade muito avançada das POUCAS células sobreviventes, teremos de adquirir uns quantos aparelhos em segunda mão para as missões mais básicas, de defesa do Espaço Aéreo, e pouco mais.

A substituição da aviação de caça, á semelhança das substituições de todos os equipamentos militares que Portugal utiliza, não vai ter tratamento de excepção, bem, a não ser que se vá ás compras a um País Amigo, porque esse País precisa de ajuda Financeira para desenvolvimento de algum projecto aeronautico, e nós, os pelintras vamos dispor de uma verba avultada para ajudar os kiduxos, não sei se me estou a fazer entender..... :bang:

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 26, 2021, 04:54:27 pm por tenente »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2539 em: Fevereiro 26, 2021, 05:05:00 pm »
A escolha acertada E económica é o upgrade para V dos F-16 existentes (especialmente se feita a curto prazo). Com este hipotético novo caça a ser possivelmente implementado em 2040, encaixa que nem uma luva na substituição dos Viper. 16 F-35A mais 12 a 16 do novo caça, ficaríamos com uma força interessante.

E que esquadra recebia os F-35A e qual ficava com os F-16?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2540 em: Fevereiro 26, 2021, 05:08:21 pm »
Essa é a questão fundamental em toda esta saga: que esquadra fica com o quê.
Talent de ne rien faire
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2541 em: Fevereiro 26, 2021, 05:28:18 pm »
Essa é a questão fundamental em toda esta saga: que esquadra fica com o quê.

Claro que é, as esquadras tem doutrinas e missões principais.

Se a ideia é comprar um caça para a guerra aérea, pelos 80 ou 90M do F-35 ficávamos mais bem servidos pelo Rafale. 

Se a ideia é o ataque ao solo, nem nada melhor no mercado que o F-35 devido a sua capacidade stealth. Ia nos dar uma capacidade que não temos e parece que faz parte dos requisitos.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2542 em: Fevereiro 26, 2021, 10:39:14 pm »
O Rafale? Mas porquê o Rafale? Este é mais caro que o F-35 (preço unitário), além de que o Rafale não é propriamente barato de operar, e para a função interceptor puro, existem aeronaves mais adequadas. Depois no combate BVR, a vantagem continua a ser, teoricamente, do F-35. Resta apenas o combate WVR, e mesmo aí, haverá certamente debate, além de depender muito do piloto.

Onde é que o Rafale se destaca? Que justifique um investimento a rondar os 100 milhões por aeronave?

Quanto às esquadras, a distinção das aeronaves entre as duas não faz muito sentido, se ambas não tiverem clara vantagem uma sob a outra numa das missões. O F-16 é mais adequado para as missões de "guerra aérea" do dia-a-dia", isto é, QRA, e para missões "low-end", como escolta de outras aeronaves. Logo, os Falcões ficam com os F-16? Mas o F-35 é melhor em BVR... e agora? No ataque ao solo acontece o mesmo, nem todas as missões requerem um caça furtivo extremamente dispendioso.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2543 em: Fevereiro 27, 2021, 01:37:17 pm »
O Rafale? Mas porquê o Rafale? Este é mais caro que o F-35 (preço unitário), além de que o Rafale não é propriamente barato de operar, e para a função interceptor puro, existem aeronaves mais adequadas. Depois no combate BVR, a vantagem continua a ser, teoricamente, do F-35. Resta apenas o combate WVR, e mesmo aí, haverá certamente debate, além de depender muito do piloto.

Onde é que o Rafale se destaca? Que justifique um investimento a rondar os 100 milhões por aeronave?

Quanto às esquadras, a distinção das aeronaves entre as duas não faz muito sentido, se ambas não tiverem clara vantagem uma sob a outra numa das missões. O F-16 é mais adequado para as missões de "guerra aérea" do dia-a-dia", isto é, QRA, e para missões "low-end", como escolta de outras aeronaves. Logo, os Falcões ficam com os F-16? Mas o F-35 é melhor em BVR... e agora? No ataque ao solo acontece o mesmo, nem todas as missões requerem um caça furtivo extremamente dispendioso.

Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2544 em: Fevereiro 27, 2021, 02:22:31 pm »
O Rafale? Mas porquê o Rafale? Este é mais caro que o F-35 (preço unitário), além de que o Rafale não é propriamente barato de operar, e para a função interceptor puro, existem aeronaves mais adequadas. Depois no combate BVR, a vantagem continua a ser, teoricamente, do F-35. Resta apenas o combate WVR, e mesmo aí, haverá certamente debate, além de depender muito do piloto.

Onde é que o Rafale se destaca? Que justifique um investimento a rondar os 100 milhões por aeronave?

Quanto às esquadras, a distinção das aeronaves entre as duas não faz muito sentido, se ambas não tiverem clara vantagem uma sob a outra numa das missões. O F-16 é mais adequado para as missões de "guerra aérea" do dia-a-dia", isto é, QRA, e para missões "low-end", como escolta de outras aeronaves. Logo, os Falcões ficam com os F-16? Mas o F-35 é melhor em BVR... e agora? No ataque ao solo acontece o mesmo, nem todas as missões requerem um caça furtivo extremamente dispendioso.

Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?
Porque a primeira vez que o Rafale se apercebe que está numa luta com um F-35 é quando leva com um AMRAAM pelo cockpit dentro... muito simples... ou então os 15-1 do F-35 sobre os outros aviões todos Red Flag e todos os outros exercícios até agora são apenas fachada para promover comercialmente o F-35... o BVR é exatamente onde o F-35 é mais superior a todos os outros aviões, exceto o F-22....
« Última modificação: Fevereiro 27, 2021, 02:40:13 pm por JohnM »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2545 em: Fevereiro 27, 2021, 02:28:57 pm »
O Rafale é mais polivalente, e em frotas de pequena dimensão isso é uma vantagem.
Para quem precisar urgentemente de renovar uma frota, é também a melhor opção (caso grego). Está pronto a voar, tem todo o armamento  disponível e tem cadeia logística assegurada. É barato? Não, é caríssimo. Mas nenhum caça moderno o é.

Para a nossa realidade não há outra opção que não a modernização do que já temos.

Agora, numa frota de 30 aviões optar por 2 modelos diferentes, é muito difícil de justificar economica e logisticamente.. mesmo forças com o dobro dos aviões ficam se geralmente por apenas uma aeronave.

 

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Kalil

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2546 em: Fevereiro 27, 2021, 02:36:51 pm »
O Rafale? Mas porquê o Rafale? Este é mais caro que o F-35 (preço unitário), além de que o Rafale não é propriamente barato de operar, e para a função interceptor puro, existem aeronaves mais adequadas. Depois no combate BVR, a vantagem continua a ser, teoricamente, do F-35. Resta apenas o combate WVR, e mesmo aí, haverá certamente debate, além de depender muito do piloto.

Onde é que o Rafale se destaca? Que justifique um investimento a rondar os 100 milhões por aeronave?

Quanto às esquadras, a distinção das aeronaves entre as duas não faz muito sentido, se ambas não tiverem clara vantagem uma sob a outra numa das missões. O F-16 é mais adequado para as missões de "guerra aérea" do dia-a-dia", isto é, QRA, e para missões "low-end", como escolta de outras aeronaves. Logo, os Falcões ficam com os F-16? Mas o F-35 é melhor em BVR... e agora? No ataque ao solo acontece o mesmo, nem todas as missões requerem um caça furtivo extremamente dispendioso.

Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?
Porque a primeira vez que o Rafale se apercebe que está numa luta com um F-35 é quando leva com um AMRAM pelo cockpit adentro...

Verdade.
Felizmente isso só deverá acontecer aos pilotos egípcios num futuro talvez não assim tão longínquo.

Quanto à nós, seria muito difícil termos de operar contra F-35, ou contra Rafale, diga-se de passagem.
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2547 em: Fevereiro 27, 2021, 02:38:58 pm »
O Rafale? Mas porquê o Rafale? Este é mais caro que o F-35 (preço unitário), além de que o Rafale não é propriamente barato de operar, e para a função interceptor puro, existem aeronaves mais adequadas. Depois no combate BVR, a vantagem continua a ser, teoricamente, do F-35. Resta apenas o combate WVR, e mesmo aí, haverá certamente debate, além de depender muito do piloto.

Onde é que o Rafale se destaca? Que justifique um investimento a rondar os 100 milhões por aeronave?

Quanto às esquadras, a distinção das aeronaves entre as duas não faz muito sentido, se ambas não tiverem clara vantagem uma sob a outra numa das missões. O F-16 é mais adequado para as missões de "guerra aérea" do dia-a-dia", isto é, QRA, e para missões "low-end", como escolta de outras aeronaves. Logo, os Falcões ficam com os F-16? Mas o F-35 é melhor em BVR... e agora? No ataque ao solo acontece o mesmo, nem todas as missões requerem um caça furtivo extremamente dispendioso.

Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?
Porque a primeira vez que o Rafale se apercebe que está numa luta com um F-35 é quando leva com um AMRAM pelo cockpit dentro... muito simples... ou então os 15-1 do F-35 sobre os outros aviões todos Red Flag e todos os outros exercícios até agora são apenas fachada para promover comercialmente o F-35... o BVR é exatamente onde o F-35 é mais superior a todos os outros aviões, exceto o F-22....

E quando tiver o Meteor...
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2548 em: Fevereiro 27, 2021, 02:48:32 pm »
O Rafale? Mas porquê o Rafale? Este é mais caro que o F-35 (preço unitário), além de que o Rafale não é propriamente barato de operar, e para a função interceptor puro, existem aeronaves mais adequadas. Depois no combate BVR, a vantagem continua a ser, teoricamente, do F-35. Resta apenas o combate WVR, e mesmo aí, haverá certamente debate, além de depender muito do piloto.

Onde é que o Rafale se destaca? Que justifique um investimento a rondar os 100 milhões por aeronave?

Quanto às esquadras, a distinção das aeronaves entre as duas não faz muito sentido, se ambas não tiverem clara vantagem uma sob a outra numa das missões. O F-16 é mais adequado para as missões de "guerra aérea" do dia-a-dia", isto é, QRA, e para missões "low-end", como escolta de outras aeronaves. Logo, os Falcões ficam com os F-16? Mas o F-35 é melhor em BVR... e agora? No ataque ao solo acontece o mesmo, nem todas as missões requerem um caça furtivo extremamente dispendioso.

Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?
Porque a primeira vez que o Rafale se apercebe que está numa luta com um F-35 é quando leva com um AMRAAM pelo cockpit dentro... muito simples... ou então os 15-1 do F-35 sobre os outros aviões todos Red Flag e todos os outros exercícios até agora são apenas fachada para promover comercialmente o F-35... o BVR é exatamente onde o F-35 é mais superior a todos os outros aviões, exceto o F-22....

Totalmente sem sentido.
Como disparas um AMRAAM sem homing?
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2549 em: Fevereiro 27, 2021, 02:53:17 pm »
Como existem aeronaves mais adequadas?

Porque o F-35 é melhor no BVR?

Aeronaves que foram criadas para a função? Como interceptor (uma das vertentes da luta aérea) a velocidade é importante, e nisto o Rafale fica aquém, por exemplo, do F-15.

O F-35 é melhor em BVR por razões óbvias. Os próprios mísseis BVR são guiados por radar, se o radar "não vê" o F-35, pura e simplesmente não o vai atingir. A chance que o Rafale e outros caças de 4.5G têm, é em WVR, o que depende do insucesso dos F-35 no combate BVR.

Mas tudo isto são questões secundárias. Hoje em dia poucos caças têm foco numa só função logo é impossível escolher uma aeronave distinta para cada esquadra. Agora, pelo preço dos Rafale, modernizavam os F-16 todos, adquiriam 2 MRTT e 2/3 aeronaves AEW e ainda sobrava dinheiro para armamento. Isto claro se se quisesse levar a defesa aérea a sério.