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Substituiçao dos F-16's

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Vitor Santos

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2520 em: Fevereiro 25, 2021, 03:06:32 pm »
Lá vem o marketing outra vez. É impressionante como à mínima notícia negativa que surja sobre outra aeronave, aparece logo a "brigada do Gripen" a querer impingir o seu avião aos outros.

Me inclua fora dessa brigada. A meu ver Portugal deveria seguir o caminho natural dos congêneres NATO europeus: Lockheed Martin F-35 Lightning II.

Porém fica a questão: mais importante do que ter é manter e poder usar quando precisar

Se a própria USAF já admite publicamente que o F-35 já extrapolou todos os limites do aceitável no que se refere a custos e demais fatores... Eis um cálculo complexo a ser equacionado.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2021, 03:35:31 pm por Vitor Santos »
 

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2521 em: Fevereiro 25, 2021, 03:10:56 pm »
Lá vem o marketing outra vez. É impressionante como à mínima notícia negativa que surja sobre outra aeronave, aparece logo a "brigada do Gripen" a querer impingir o seu avião aos outros.

Neste caso até eu pensei nisso... a USAF colocou-se a jeito.   :mrgreen:
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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2522 em: Fevereiro 25, 2021, 03:17:01 pm »
Oh Vítor, é verdade que a FAB quer substituir os H225 por NH-90?

Não disponho de tal informação, no entanto posso afirmar que o custo operacional dos H225 é alvo constante de reclamação não somente da FAB, também dos dois outros Ramos (EB e MB).

Acredito que se houver nos próximos anos novas aquisições de helicópteros para a FAB, essa deverá ser de helicópteros leves (talvez o EC 135) ou mais UH-60 Black Hawk.

Com o Tiger e Nh90 com grande destaque no site da Helibras não sei não...  ;) ;)

https://www.helibras.com.br/website/po/ref/NH90-(TTH-and-NFH)_40.html

O Gripen NG está ao nível dos F16 V. É compreensível que quem não tem alguma versão do segundo compre a mais avançada do primeiro (embora a Saab tenha disponíveis os C/D), mas o inverso não se coloca, em qualquer uma das aeronaves. Aliás, os 36 Gripen vêm substituir os Mirage 2000, nem tão pouco os F5M.


O F35 não é caça para já. Aliás, o principal problema do aparelho chama-se USAF e LM, que praticam trapalhadas umas atrás das outras, quer nos objetivos gerais do aparelho bem como na sua gestão da entrada de serviço. Hoje é o melhor amanha já não, hoje é ligeiramente caro, amanha já é tão caro que é preciso outro aparelho. Só barracadas. Como qualquer avião tem de ser desenvolvido com tempo e limitando em termos lógicos a tecnologia para não meterem água. Agora, depois de uma serie de aparelhos fabricados e sem a marinha ter um caça furtivo além do F35, é para continuar (aliás mesmo que não desse grandes problemas a própria substituição poderia já estar planificada como a do B1 e B2 pelo B21, e o B52 fica correndo o risco de fazer um século em serviço).


 


Cumprimentos
« Última modificação: Fevereiro 25, 2021, 03:27:52 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Vitor Santos

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2523 em: Fevereiro 25, 2021, 03:47:52 pm »
Citar
Com o Tiger e Nh90 com grande destaque no site da Helibras não sei não...  ;) ;)

O fator FMS para aquisição de Black Hawks demonstrou ser bastante vantajoso. A questão é que, tal via compromete o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira que tem a Helibras/Airbus como um de seus principais ativos.
 
Citar
Aliás, os 36 Gripen vêm substituir os Mirage 2000, nem tão pouco os F5M.

Sua afirmação é correta no que diz respeito ao lote inicial de 36 células. Contudo, há claras aspirações da FAB de efetivar novos lotes de Gripen E/F para substituir o F-5EM/FM Tiger II e o AMX.   
« Última modificação: Fevereiro 26, 2021, 02:26:56 am por Vitor Santos »
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2524 em: Fevereiro 25, 2021, 03:51:58 pm »
Lá vem o marketing outra vez. É impressionante como à mínima notícia negativa que surja sobre outra aeronave, aparece logo a "brigada do Gripen" a querer impingir o seu avião aos outros.

Me inclua fora dessa brigada. A meu ver Portugal deveria seguir o caminho natural dos congêneres NATO europeus: Lockheed Martin F-35 Lightning II.

Porém fica a questão: mais importante do que ter é manter e poder usar quando precisar

Se a própria USAF já admite publicamente que o F-35 já extrapolou todos os limites do aceitável no que se refere a custos e demais fatores... Eis um cálculo complexo a ser equacionado.

Os custos do F-35, não são sinónimo de que a única opção no mundo seja o Gripen. Não o é no caso português, e muito menos para a USAF.
No caso da USAF, se a ideia fosse ter algo ao nível do Gripen, compravam novos F-16V, e assim mantinham as linhas de produção abertas por mais tempo, e os custos da transição eram mínimos. Não há que "inventar a roda". Como a USAF não quer o Viper, quererá certamente algo superior a qualquer caça de 4.5G do mercado (até para justificar os custos de desenvolvimento).

No caso da FAP, a questão do "ter" e "manter" é bem real, e para isso há uma solução óbvia: upgrade aos F-16. Não só porque custaria muito menos que qualquer caça novo, como permite adiar a decisão para uma nova geração por mais 15 anos.
 

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NVF

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2525 em: Fevereiro 25, 2021, 10:37:16 pm »
A questão do H225 e do NH-90 era uma espécie de redução ao absurdo da sua sugestão para a FAP. Para quê substituir um equipamento perfeitamente capaz por outro mais caro e da mesma categoria?
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2526 em: Fevereiro 25, 2021, 11:57:28 pm »
Com esta nova notícia da USAF, reforço ainda mais a preferência pelo upgrade aos F-16. Isto vai permitir operar parte ou a totalidade dos F-16, até 2040, dando mais tempo para pensar de forma séria na sua substituição, e dando igualmente tempo para o F-35 amadurecer e também para este novo caça ser desenvolvido. Se assim fosse, não me admirava que viéssemos a ter F-35 e este novo avião a operar em conjunto na FAP.
 

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Vitor Santos

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2527 em: Fevereiro 26, 2021, 01:02:31 am »
A questão do H225 e do NH-90 era uma espécie de redução ao absurdo da sua sugestão para a FAP. Para quê substituir um equipamento perfeitamente capaz por outro mais caro e da mesma categoria?
 

Eu sugeri algo à FAP?

Nada a ver!

Apenas provoquei que, se a USAF quer um caça menos avançado ao F-35 e superior ao F-16, a meu ver tal vetor seria algo parecido ou o próprio Gripen E.

No meu ponto de vista (sem pretensão de sugerir nada) a FAP deveria seguir o exemplo de boa parte das parceiras NATO no continente europeu que operam Viper: substituir o F-16 por F-35.
 

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NVF

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2528 em: Fevereiro 26, 2021, 01:12:13 am »
Como você alterou o post, é difícil perceber o seu desígnio original. De qualquer modo, você, eu, ou qualquer outro membro do fórum, somos livres de fazermos as sugestões que quisermos a quem quer que seja. Vale o que vale, não quer dizer que vamos ser ouvidos. Mas pretensa humildade já não pega como argumento.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2529 em: Fevereiro 26, 2021, 02:05:50 am »
Como você alterou o post, é difícil perceber o seu desígnio original. De qualquer modo, você, eu, ou qualquer outro membro do fórum, somos livres de fazermos as sugestões que quisermos a quem quer que seja. Vale o que vale, não quer dizer que vamos ser ouvidos. Mas pretensa humildade já não pega como argumento.

Outro equívoco.

Não alterei nenhum post em que supostamente eu sugeriria Gripen E à FAP. As alterações em post anteriores que efetivei foram para corrigir erros de grafia e excluir uma frase no qual julguei enfadonha ao digerir a mim mesmo, com um termo pejorativo usualmente usado na Espanha para designar cidadãos oriundos da América do Sul.

Apenas isso.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2530 em: Fevereiro 26, 2021, 03:18:58 am »
Vítor, você não necessita de justificar todas as suas acções e intenções. Relaxa meu chapa.  :G-beer2:
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2531 em: Fevereiro 26, 2021, 12:21:41 pm »
Apenas provoquei que, se a USAF quer um caça menos avançado ao F-35 e superior ao F-16, a meu ver tal vetor seria algo parecido ou o próprio Gripen E.

Mas não é o Gripen, porque o Gripen pouco ou nada é superior ao F-16 (ou qualquer outro caça da mesma geração). É superior nuns aspectos, inferior em outros. O que a USAF quer é suposto ser superior aos 4.5G e inferior aos 5G, e o Gripen não é isto.
 

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Vitor Santos

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2532 em: Fevereiro 26, 2021, 12:43:00 pm »
Apenas provoquei que, se a USAF quer um caça menos avançado ao F-35 e superior ao F-16, a meu ver tal vetor seria algo parecido ou o próprio Gripen E.

Mas não é o Gripen, porque o Gripen pouco ou nada é superior ao F-16 (ou qualquer outro caça da mesma geração). É superior nuns aspectos, inferior em outros. O que a USAF quer é suposto ser superior aos 4.5G e inferior aos 5G, e o Gripen não é isto.

 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2533 em: Fevereiro 26, 2021, 03:08:34 pm »
O CEMFA americano, General Brown, veio a terreiro dissipar algumas das dúvidas acerca desta história do caça geração 5-...  fica aqui a leitura, mas claramente o F-35 vai continuaria ser a espinha dorsal da aviação táctica americana... o estudo em causa viajante 2040 e tenta prever o que vai complementar o F-35, se vão ser loyal wingmen, caça 5G- ou ambos... as notícias da morte do F-35 são um pouco prematuras e até está em cima da mesa o acelerar da produção...

https://www.airforcemag.com/tacair-study-will-determine-if-f-35-production-surge-needed/

 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2534 em: Fevereiro 26, 2021, 03:23:30 pm »
O gripen é superior ao F16 onde? Só se for a operar de estrada...  :mrgreen: :mrgreen:


Mas isso também o Viggen.  Viggen já para a Usaf e para o Brasil...  :mrgreen: :mrgreen:


Cumprimentos  :-P ;)

P.S. Que a Fab comprou um bom caça, tudo de acordo, principalmente comparado ao AMX ou F5M. Agora essa de ser superior a A e B, são filmes sem comprovativos de bilheteira. Até porque o Gripen E nem tão pouco está em serviço e o F16 já dura desde a década de 70 e está para durar.


P.S.2 Não sei se face á forma como o Brasil vai sair do Covid existira grandes investimentos militares. Quando da substituição dos F5 M e AMX é possível que venha o Gripen. Mas atenção que em submarinos a Marinha Brasileira fabricava com tecnologia alemã e despois virou para a Francesa. Nada garante que não faça o mesmo em temos de caças ou helis. No binómio Nh90/H60 estamos de acordo e aliás gostava de ver o segundo na FAP, vendo toda uma serie de vantagens.



P.S.3 O F35 nunca vai morrer porque além do investimento da USAF é o único caça furtivo da Marinha e Marines (já para não falar na versão B que é a única alternativa ao Av8).


« Última modificação: Fevereiro 26, 2021, 03:24:09 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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