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Substituiçao dos F-16's

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2490 em: Fevereiro 20, 2021, 02:34:48 pm »
Na altura já havia a modernização para V disponível? É que nos contratos recentes (de grandes números de células pelo menos), o valor rondava os 13 milhões de dólares por aeronave. Pelo menos assim era no caso de Taiwan.
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2491 em: Fevereiro 20, 2021, 02:52:12 pm »
Na altura já havia a modernização para V disponível? É que nos contratos recentes (de grandes números de células pelo menos), o valor rondava os 13 milhões de dólares por aeronave. Pelo menos assim era no caso de Taiwan.
Lembro-me de um artigo que saiu na Air Forces Monthly (ou na Combat Aircraft, não me lembro, teria que ir procurar) há uns 2 ou 3 anos em que o preço era de cerca de 15M€ por aeronave, mas penso que já incluía radar AESA, remotorização, cockpit digital e nova suite  de contra-medidas electrónicas... mas posso estar enganado, porque estou a escrever de memória...

De qualquer modo, no mínimo dos mínimos, o radar e a capacidade  deviam ser instalados...
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2492 em: Fevereiro 20, 2021, 04:29:13 pm »
Na altura já havia a modernização para V disponível? É que nos contratos recentes (de grandes números de células pelo menos), o valor rondava os 13 milhões de dólares por aeronave. Pelo menos assim era no caso de Taiwan.
Lembro-me de um artigo que saiu na Air Forces Monthly (ou na Combat Aircraft, não me lembro, teria que ir procurar) há uns 2 ou 3 anos em que o preço era de cerca de 15M€ por aeronave, mas penso que já incluía radar AESA, remotorização, cockpit digital e nova suite  de contra-medidas electrónicas... mas posso estar enganado, porque estou a escrever de memória...

De qualquer modo, no mínimo dos mínimos, o radar e a capacidade  deviam ser instalados...

True Story, ou seja 28x15=420 milhões, ou seja uma FFG nova.
 

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2493 em: Fevereiro 20, 2021, 05:01:50 pm »
Mas aqui podemos, tendo em conta o "pior cenário", fazer o upgrade V "full" apenas aos PAI...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2494 em: Fevereiro 20, 2021, 05:18:28 pm »
Na altura já havia a modernização para V disponível? É que nos contratos recentes (de grandes números de células pelo menos), o valor rondava os 13 milhões de dólares por aeronave. Pelo menos assim era no caso de Taiwan.
Lembro-me de um artigo que saiu na Air Forces Monthly (ou na Combat Aircraft, não me lembro, teria que ir procurar) há uns 2 ou 3 anos em que o preço era de cerca de 15M€ por aeronave, mas penso que já incluía radar AESA, remotorização, cockpit digital e nova suite  de contra-medidas electrónicas... mas posso estar enganado, porque estou a escrever de memória...

De qualquer modo, no mínimo dos mínimos, o radar e a capacidade  deviam ser instalados...

O nosso Viper, o "Viper Tuga", era mais modesto e não contemplava algumas peças chave como novos motores, por exemplo. Atente-se ao que vem escrito na notícia publicada no DN em Abril de 2017:

Citar
(...) "Estima-se que o valor de investimento ascenderá a cerca de um décimo do investimento de substituição da aeronave", englobando um novo sistema de radar, gerador, aviónicos, equipamentos para processar e transferir dados (o que permite a sua interoperabilidade com os referidos caças de 5ª geração), acrescenta o relatório assinado a 31 de março pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes.

Segundo fontes militares ouvidas pelo DN, o custo global de modernizar os 30 F-16 portugueses com a referida configuração VIPER - desenvolvida pelos EUA a partir de 2012 e estreada em 2015 - envolverá um investimento da ordem dos 500 milhões de euros (16,6 milhões cada um). Estes valores são meramente indicativos, pois dependem de vários fatores, a começar pelo nível de novos equipamentos a adquirir.

Daqui resulta que a opção por caças novos para a Força Aérea implicará no mínimo investimentos 10 vezes superiores, da ordem dos cinco mil milhões de euros. (...)

Já se discutiu num dos tópicos ligados aos F-16 a diferença de valores entre o que era apresentado em 2017 para 30 caças em Portugal, e o que foi pedido para Taiwan, por exemplo, e se a memória não me falha (e até acho que fui eu quem fez as contas), o valor de 15M€/aeronave para o nosso caso era claramente escasso, logo um indicativo de provavelmente não se apontar para uma configuração "full Viper". Com a pandemia a trocar as voltas a todos, até aquilo que era aparentemente uma certeza, por exemplo, em Dezembro de 2019 - a vinda praticamente inequívoca dos F-35A - poderá ter de ser forçosamente repensado devido ao estado em que a economia se encontra e o tempo que demorará a atenuar mais esta crise. É por isso que julgo que a opção Viper, tendo em conta o contexto actual, ainda terá pernas para andar. Veremos então, até porque do outro lado do Atlântico há uma nova administração que está ainda a dar os primeiros passos, no entanto já plenamente comprometida com os aliados europeus como Joe Biden fez questão de frisar há poucos dias.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2495 em: Fevereiro 20, 2021, 07:33:21 pm »
Na tal tese que referi, não me recordo especificamente se referiram o modelo Viper, mas falavam além dos equipamentos que referi, indicavam radar AESA, outrod equipamentos não recordo e armamento moderno, lembro-me das SDB, tambem referia outra sigla MALS ou algo parecido, acho que seria um drone armado controlado pelo F16, essa parte não estou muito por dentro.
Também dizia que a FAP devia estar atenta à modernização que a USAF fosse fazer aos seus F-16.
« Última modificação: Fevereiro 20, 2021, 07:37:16 pm por Lightning »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2496 em: Fevereiro 20, 2021, 07:39:18 pm »
Acho que entre a crise, o tempo que vai demorar a recuperar e a falta de investimento crónico na Defesa, já não era mau se no curto prazo se modernizasse as 14 células em melhor estado para Viper Light (mantendo o motor), e mantivesse as restantes como MLU e utilizá-las para QRA e outras tarefas menos exigentes... lá para 2030 logo se via o que viria substituir estas últimas...
« Última modificação: Fevereiro 20, 2021, 07:50:16 pm por JohnM »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2497 em: Fevereiro 20, 2021, 07:45:22 pm »
Na tal tese que referi, não me recordo especificamente se referiram o modelo Viper, mas falavam além dos equipamentos que referi, indicavam radar AESA, outrod equipamentos não recordo e armamento moderno, lembro-me das SDB, tambem referia outra sigla MALS ou algo parecido, acho que seria um drone armado controlado pelo F16, essa parte não estou muito por dentro.
Também dizia que a FAP devia estar atenta à modernização que a USAF fosse fazer aos seus F-16.

Eu meti aqui essa tese...
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2498 em: Fevereiro 20, 2021, 09:43:57 pm »
Na tal tese que referi, não me recordo especificamente se referiram o modelo Viper, mas falavam além dos equipamentos que referi, indicavam radar AESA, outrod equipamentos não recordo e armamento moderno, lembro-me das SDB, tambem referia outra sigla MALS ou algo parecido, acho que seria um drone armado controlado pelo F16, essa parte não estou muito por dentro.
Também dizia que a FAP devia estar atenta à modernização que a USAF fosse fazer aos seus F-16.

https://en.wikipedia.org/wiki/ADM-160_MALD

Seria isto?
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2499 em: Fevereiro 20, 2021, 09:53:04 pm »
Qualquer upgrade que não envolva o radar SABR e os computadores do Link 22 ao nivel do F-35 não vale a pena.
Se não der interoperabilidade entre as aeronaves é pra esqueçer.
 :-P
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2500 em: Fevereiro 20, 2021, 11:27:32 pm »
Na tal tese que referi, não me recordo especificamente se referiram o modelo Viper, mas falavam além dos equipamentos que referi, indicavam radar AESA, outrod equipamentos não recordo e armamento moderno, lembro-me das SDB, tambem referia outra sigla MALS ou algo parecido, acho que seria um drone armado controlado pelo F16, essa parte não estou muito por dentro.
Também dizia que a FAP devia estar atenta à modernização que a USAF fosse fazer aos seus F-16.

https://en.wikipedia.org/wiki/ADM-160_MALD

Seria isto?

Sim!

Para ficar algo de jeito:

SABR (AESA);
JHMCS II
AIM-9X
SDB
JSOW
MALD
JASSM
E LEGION POD+SNIPER XR
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2501 em: Fevereiro 20, 2021, 11:40:04 pm »
Eu incluía na lista mísseis Harpoon, as versões ER da JDAM, JSOW e JASSM. Não esquecer também os AMRAAM, da versão D.

Depois disto, era um MRTT para proporcionar aos F-16 um raio de acção muito maior.  :mrgreen:
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2502 em: Fevereiro 22, 2021, 01:40:55 pm »
Citar
(...) The F-35 has been compared to a sports car: highly capable, but finicky and expensive to maintain. Lockheed Martin has struggled to reduce the stealth jet’s number of identified problems, cutting the number of deficiencies in 2020 by just two, with 871 issues remaining. (...)

https://www.flightglobal.com/fixed-wing/lockheed-martin-defends-value-of-f-35-as-usaf-programme-under-new-pressure/142501.article

Também era o que faltava agora, um caça temperamental. :mrgreen:
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2503 em: Fevereiro 22, 2021, 01:47:49 pm »
E a Tape, mudavam para a americana ou continuavam com a atual?
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2504 em: Fevereiro 22, 2021, 02:52:10 pm »
E a Tape, mudavam para a americana ou continuavam com a atual?

Do Viper? Não te posso dar a certeza, mas fiquei com a ideia que no negócio com a Grécia a LM disse que as OFP implementadas na USAF seriam também disponibilizadas. Os C/D norte-americanos mais avançados (os que vão ter o SABR instalado) possuem já a M7.2+, estando a 7.3 em fase final de desenvolvimento ao que parece.
Saudações Aeronáuticas,
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