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Substituiçao dos F-16's

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Icterio

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4095 em: Outubro 03, 2023, 04:33:09 pm »

Falta de facto, muita humildade...

Aermacchi MB-326 - Avião Italiano construido sob licença (turbina Inglesa)
AMX - Avião desenvolvido em parceria com a Alenia e Aermacchi (turbina Inglesa)
Norhrop F-5M - uprade feito em parceria com vários fornecedores, entre eles a Leonado (radar Grifo)
Gripen - Avião Sueco (turbina versão do F404)

Tudo muito digno mas pensar que a industria aeronáutica Brasileira pode construir um avião de combate de 5ª geração é...(wishful thinking)
È um salto demasiado grande, ainda faltam vários passos intermédios.  Mas está no bom caminho.


« Última modificação: Outubro 03, 2023, 04:48:41 pm por Icterio »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4096 em: Outubro 03, 2023, 04:46:37 pm »
Pode faltar humildade (e muito) mas mexem-se e fazem.
Aqui é paleio, putting, p*utas, e pareceres.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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Pescador

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4097 em: Outubro 03, 2023, 05:37:09 pm »

Falta de facto, muita humildade...

Aermacchi MB-326 - Avião Italiano construido sob licença (turbina Inglesa)
AMX - Avião desenvolvido em parceria com a Alenia e Aermacchi (turbina Inglesa)
Norhrop F-5M - uprade feito em parceria com vários fornecedores, entre eles a Leonado (radar Grifo)
Gripen - Avião Sueco (turbina versão do F404)

Tudo muito digno mas pensar que a industria aeronáutica Brasileira pode construir um avião de combate de 5ª geração é...(wishful thinking)
È um salto demasiado grande, ainda faltam vários passos intermédios.  Mas está no bom caminho.

galera deve disto que os lusozucas estão à espera, o cara substituto do F16  8)
 

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Vitor Santos

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4098 em: Outubro 03, 2023, 07:37:10 pm »
Citar
Continuam a não entender a diferença entre custos de aquisição, e custo de operação?

Sei.

Citar
De resto, o Gripen não ganha concursos nenhuns onde surja também o F-35, porque quem vai comprar, tem que pensar nas ameaças do presente e futuro.

Governos de alguns países (Noruega, Dinamarca, Bélgica, Países Baixos) que comprou ou que vai adquirir o F-35 (Finlândia e República Tcheca), antes de pensar em ameaças do presente e do futuro, pensam em ter a proteção geopolítica dos Estados Unidos. Talvez Portugal siga por este caminho. Pode ser que a "pequena" Suécia não possa oferecer isso. Mas pode ofertar parceria industrial e de transferência de tecnologia que, talvez, com o caça da Lockheed Martin, não seja possível. A não ser que o país aspirante a operar em sua força aérea tenha uma relação especial com Washington — como ocorre com Israel e Reino Unido.

Para além do escudo do Pentágono, os atuais operadores de F-35  também querem um lastro de benefício industrial, nem que seja para produzir parafusos para os Lightning II. Dinamarca, Países Baixos, Bélgica, Suíça, Noruega e, por agora, a Finlândia e a República Tcheca, visaram isso. 

Citar
Em tudo. A tecnologia de aviação de caça vai continuar a evoluir, ao contrário do que vocês pensam, que termina no suprassumo do Gripen. A própria Saab vai acabar mais tarde ou mais cedo por descontinuar os esforços no Gripen, para investir num novo caça.

E quem disse que o Gripen, tal como os análogos Delta Canards europeus Rafale e Typhoon, também não vão continuar evoluindo? Sim, haverá o momento em que a Suécia vai começar a pensar em um substituto do Gripen e, o Brasil, é um candidato forte para cooperar em tal empreitada industrial.

Citar
E já agora, entre outras coisas, a furtividade é um factor bastante importante, quando avaliamos o confronto directo entre caças, ou operação em espaço aéreo contestado.

Para o combate aéreo de curta e longa distância, o infrared search and track system (IRST) existe para ajudar a nivelar o duelo. Furtividade vale mais para ataques em profundidade no primeiro dia de guerra (dependendo contra o que e quem está se atacando). Sim, é inegável que o poder de difusão de dados e a furtividade do  F-35 se constituem em uma vantagem extraordinária no combate aéreo contemporâneo. Mas não é fator de predominância. Válido lembrar que os radares russos já "enxergaram" várias vezes os Lightning II israelenses a sobrevoar o espaço aéreo sírio, para citar um exemplo.

Citar
Custos. Eles, tal como vocês, não têm uma ameaça credível que justifique terem já os F-35. Isso pode mudar, à medida que surgir orçamento/necessidade, fruto de ameaças.

Sim, nisto concordamos em partes.

Citar
O KF-21 está em desenvolvimento para se tornar um caça de 5ª geração.

As notícias vindas da Coreia do Sul são de desenvolvimento de uma versão naval embarcada. Apenas isso.

Citar
O caça turco, pelo menos já existe protótipo, ao contrário da Saab e Embraer que não possuem nada. Não quer dizer que os turcos consigam desenvolver por si uma aeronave daquele tipo, ou uma aeronave verdadeiramente de 5ª geração, mas mais uma vez, cabe a quem planeia a compra de caças, avaliar todas as possíveis ameaças.

A Saab possui décadas de experiência em projetar e fabricar aeronaves de combate de alto desempenho, verdadeiras obras de artes, tal como o Draken, o caça mais avançado quando de seu primeiro voo. Querer dizer que os instáveis turcos estão no mesmo patamar da Suécia em tecnologia, experiência e capacidade industrial aeronáutica é um insulto. A Saab e a Embraer (principalmente os suecos) não precisam fazer um protótipo de caça de 5G para provar que domina a tecnologia de projetar e industrializar a produção de caças. Afirmar o contrário é ilação sem nexo com a realidade.

Citar
Já terem uma indústria aeronáutica consolidada, nem sempre tem implicações directas na capacidade de defesa do país.

Argumente mais sobre isso.

Citar
Estamos a falar em capacidade de combate de cada país, e ter capacidade de produzir cargueiros, aviões civis e um caça de geração 4.5, não se vai sobrepor ao poder aéreo proporcionado a uma força aérea que possua caças de 5ª geração (ainda por cima quando o país opositor tem mais facilidade em destruir as fábricas, anulando a vantagem industrial por completo).

Nesta sua lógica podemos então afirmar que a Suíça, por exemplo, em breve operadora de F-35, poderá penetrar impunimente o espaço aéreo francês com seus Lightning II e destruir a infraestrutura militar e industrial de Paris, pelo simples fato da Armée de l'Air et de l'Espace não possuir em seu inventário caças de 5ª geração?

Citar
Mas precisam de ser humildes para compreender este tipo de coisas.

Não é questão de humildade. São factos/fatos.

Linhas de montagem e fabrico do Gripen E já instalada na Embraer que contará com dois processos: a montagem estrutural e a montagem final:




Citar
Se um país vizinho adquirir caças de 5ª geração "de prateleira" de outro país, pode não ter base industrial, mas a capacidade de combate superiorizar-se-á à do Brasil em termos de caças. Pelo menos até a capacidade industrial do Brasil, ser capaz de produzir um caça superior aos potenciais adversários.

A história não é bem essa. Numa guerra há vários fatores e variáveis. Não é tão simplista assim. Ou seja, possuir por possuir vetores aéreos, por mais sofisticados que sejam, às vezes, não é garantia de nada.

Citar
Mas são tão desumildes, que até tinham a audácia de dizer que, se o Chile adquirisse 5 Arleigh Burke e 3 Zumwalt, a MB era melhor porque tinha as Tamandaré de produção nacional. Ou se alguém adquirir LRASM para os seus navios, vão dizer que o MANSUP é melhor.

Sem comentários.

Citar
Já agora, o Brasil não é autónomo. Muitos dos sistemas críticos das aeronaves, são produzidos noutros países.

Nem mesmo a França com sua esplêndida capacidade tecnológica e industrial de sua robusta indústria aeroespacial é — sofreram embargos dos Estados Unidos de componentes do Rafale quando estavam a negociar com os egípcios. Imagina o Brasil. Porém, saber integrar sistemas, possuir infraestrutura industrial com pessoal/mão-de-obra capacitada, isso o Brasil tem e não há outro país na região da América do Sul que o iguale.




Citar
A coisa complica e muito, quando quiserem ser verdadeiramente independentes, e desenvolver os próprios motores, radares, etc.

A Índia não conseguiu suplantar os desafios de construir um motor próprio, a China conseguiu tal feito recentemente, após muitos custos. Não é ambição do Brasil ter esta 'autonomia'.

Citar
Querem desenvolver um caça de 5ª geração, muito bem. Agora quão realista é que é essa intenção? Quão autónomos serão? Quanto dinheiro terão para investir nisso?

O caminho natural é formar um consórcio ou parceria, tal como os franceses, espanhóis e alemães estão fazendo. Idem em relação ao Reino Unido, Japão e Itália. É notável que, pela profunda aliança entre SAAB e EMBRAER, seja natural ambas se unirem em um projeto futuro.

Citar
É que nós vimos a Rússia, com muito mais experiência na área, a ter uma grande dificuldade em desenvolver este tipo de caça.

Com tal afirmação apenas valida o que referi anteriormente em relação aos protótipos de caça de 4.5ª e 5ª geração da Turquia e Coreia do Sul, respectivamente. Se a Federação Russa com dimensões cósmicas de experiência industrial aeronáutica, supostamente, teve ou tem percalços no desenvolvimento de seu vetor de 5º geração, o que dizer então da Índia, Turquia e Coreia do Sul — esta última com capacidade tecnológica militar mais sólida e comprovada.

Citar
O Brasil ainda é muito "verde" em comparação, e ainda não é capaz de desenvolver por si só, metade dos sistemas para um caça.

Concordo. Inclusive potências militares tais como França, Alemanha, Espanha, Reino Unidos, Japão e Itália estão se reunindo  em consórcios para superar o desafio de projetar, fabricar, integrar a metade ou a mais da metade de sistemas de vetores 5G ou 6G (conceito ainda está em aberto), me refiro aos programas Tempest  e FCAS. Talvez esses países também sejam "verde".

Citar
A própria Saab depende de equipamentos "de prateleira" para fazer o Gripen, e o mesmo se sucederá para um eventual caça de 5/6ª geração que queiram desenvolver.

Ninguém aqui está negando isso. Integrar sistemas que é a realidade que precisa ser debatido. Além disso, desenvolver compósitos e estruturas críticas de fuselagem não é nada trivial. Além do mais, sua afirmação é errônea ao tentar passar que o Gripen C/D E/F é totalmente um caça que reúne itens de "prateleira". Não é.

Citar
Os custos de operação mais altos do F-35, são compensados pelos ganhos estratégicos, pelo seu poder de dissuasão, e ao ser o caça "faz tudo" dos EUA, vai continuar a ser desenvolvido e melhorado, a produção de sobressalentes deverá continuar por décadas, etc.

Os ganhos estratégicos pelo seu poder de dissuasão parece palatável. O fato do F-35 ser o caça "faz tudo" e, por conta disto, a produção de sobressalentes deverá continuar por décadas, quem ganhará com isso quase inteiramente será o complexo industrial americano. Os demais operadores vão ter que submeter às regras engendradas por Washington de como e quando vão poder usar o F-35 em combate (independente dos interesses nacionais dos países operadores). 
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4099 em: Outubro 03, 2023, 07:55:11 pm »
Vocês estão a falar como se a Saab pudesse um dia pensar em jatos de 5ª geração. Mas eles já estão a trabalhar nisso há uns 15 anos. Quando se juntaram ao Tempest esse desenvolvimento parece ter parado mas com a saída mais que provável do programa o Flygsystem 2020 deve de estar novamente operacional. Mas como é normal na Suécia sabe-se muito além de uma ou outra imagem virtual ou maquete.
 

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luis simoes

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4100 em: Outubro 03, 2023, 08:01:40 pm »
A realidade portuguesa...ocupamos o 49 lugar mundial como força Armada, muito devendo se ao investimento nos submarinos, nos F 16, entre outros meios ate admito que no quesito forca terrestre nao estejamos assim tao pobres, mas ser ultrapassados por paises como Hungria, Romenia, chekia, Polonia, é deveras preocupante aceito que estes ate pela sua localização se preocupem com os  seus mas amigos quando existe uma corrida louca por meios de ultima geracao, modernos, a preços bombásticos para o PIB desses paises algo vai mal no nosso país, infelizmente penso que todos nós aqui saberiamos o que fazer com os tais 5 mil milhoes, até penso,  melhor que certos politicos e Militares que vão ter este valor nas maos, os fornecedores existem, as exposições de meios militares existem, o que nao existe na verdade é vontade de investir no imediato, ou a medio prazo, assim vamos andando neste nosso canto acostados ao Atlantico, e por uns avioes a voar, quando a dinheiro para...uns tanques a fazer tiro real quando à combustivel, um submarino a navegar pelo tejo e arredores ate aos arquipelagos, assim de vez em quando um exerciciozito para queimar combustivel, e nos assistimos a isto impávidos e serenos, mas isso faz parte mas os governantes o MDef, passeiam se de falcon assistem jogos de futebol, enfim uma vergonha completa....falando das altas patentes das FA é tudo o mesmo desde que recebam o ordenadito para eles ta tudo maravilha....projetos importantes que estao na gaveta parados esquecidos que nem mesmo com esta guerra teimam em ali ficar...
Desabafo#
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Icterio

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4101 em: Outubro 03, 2023, 08:04:03 pm »
O fato do F-35 ser o caça "faz tudo" e, por conta disto, a produção de sobressalentes deverá continuar por décadas, quem ganhará com isso quase inteiramente será o complexo industrial americano. Os demais operadores vão ter que submeter às regras engendradas por Washington de como e quando vão poder usar o F-35 em combate (independente dos interesses nacionais dos países operadores).

Isso pode acontecer com qualquer fornecedor externo, sejam de componentes ou produtos finais.

De certeza que empresas brasileiras de armamentos não iriam facilitar o fornecimento dos seus produtos, por exemplo, á Ucrânia...
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4102 em: Outubro 03, 2023, 08:19:35 pm »
E no caso do avião reabastecedor...

Que tal em vez de um avião comercial convertido, usar caças para reabastecer caças? Tinhamos era que adquirir um modelo que tivesse este tipo de sistema. Assim um mesmo tipo de aeronave era caça ou reabastecedor, dependia do que tinha instalado.

« Última modificação: Outubro 03, 2023, 08:20:25 pm por Lightning »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4103 em: Outubro 03, 2023, 10:08:34 pm »
Compramos SAAB Gripen.

- Negociamos serem produzidos/montados no Brasil.
Contrapartida da EMBRAER:  aumentar a % de incorporação de componentes para KC390 fabricados em Portugal - agora que as vendas vão aumentar.

- Compramos 28
Contrapartida da SAAB: Incluir dois AEW pelo preço de um. Ou montar radar Erieye em 3 P3 - pelos vistos dá para montar em tudo.

Contrapartida:
Participarmos com empresas portugusas no programade desenvolvimento do Gripen já em curso com Suécia e Brasil.

Fácil.

Só que a Força Aérea, não quer Gripen.


A FA não tem "quereres".
Voa com aquilo que o governo lhe dá.
Já ouviram "a minha função é fazer o máximo com aquilo que o poder político me da" ?
Eu já.

 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4104 em: Outubro 03, 2023, 10:34:27 pm »
Compramos SAAB Gripen.

- Negociamos serem produzidos/montados no Brasil.
Contrapartida da EMBRAER:  aumentar a % de incorporação de componentes para KC390 fabricados em Portugal - agora que as vendas vão aumentar.

- Compramos 28
Contrapartida da SAAB: Incluir dois AEW pelo preço de um. Ou montar radar Erieye em 3 P3 - pelos vistos dá para montar em tudo.

Contrapartida:
Participarmos com empresas portugusas no programade desenvolvimento do Gripen já em curso com Suécia e Brasil.

Fácil.

Só que a Força Aérea, não quer Gripen.


A FA não tem "quereres".
Voa com aquilo que o governo lhe dá.
Já ouviram "a minha função é fazer o máximo com aquilo que o poder político me da" ?
Eu já.


Eu segui o concurso lançado pelo Exército para adquirir artilharia antiaérea .
Vi o caderno de encargos.

O Exército tinha 35Milhões para gastar (e parece que mais uns quantos de M extra).
O Exército pediu Tanto, Tanto, Tanto...
O Exército descreveu os 4x4 blindados de uma forma Tão, Tão, Tão detalhada...

Que o resultado foi que agora o EP é o primeiro utilizador a nível mundial do Sistema de Artilharia Antiaérea PISSSAS.

É melhor deixar outros escolherem.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4105 em: Outubro 03, 2023, 10:43:00 pm »
Citar
O Exército tinha 35Milhões para gastar (e parece que mais uns quantos de M extra).
O Exército pediu Tanto, Tanto, Tanto...
O Exército descreveu os 4x4 blindados de uma forma Tão, Tão, Tão detalhada...

Era detalhada porque escrever "Queremos o IRIS/T" ficava mal. Os concursos em Portugal são assim. Mete-se tantos requisitos para desqualificar todos menos os que nós queremos. O problema é que ou o dinheiro não apareceu a tempo ou os detalhes foram mal colocados e o IRIS/T falhava nalgum e lá tiveram que retirar o anúncio.

Pelo menos é o que parece acontecer. Vai ver até é tudo gente seríssima mas dada a azares e coincidências. Não podemos descartar essa possibilidade.
« Última modificação: Outubro 03, 2023, 10:45:34 pm por Visitante123 »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4106 em: Outubro 03, 2023, 10:49:44 pm »
A FA não tem "quereres".
Voa com aquilo que o governo lhe dá.
Já ouviram "a minha função é fazer o máximo com aquilo que o poder político me da" ?
Eu já.

Lool.
É a Força Aérea que define os requisitos do que quer.

Os políticos não sabem distinguir um caça de uma caçarola. Tal como não sabem qual a melhor arma sniper que os OE devem ter, ou o melhor equipamento de mergulhador, o melhor missil para substituir o chaparral, etc, eles são quase todos advogados percebem lá alguma coisa disso.

O que o poder político faz é dizer "o dinheiro para essa rubrica é isto". E pode ser uma miséria que não dá para nada...

Até é de estranhar se algum político quiser impor um tipo de equipamento militar às FA, seria logo de desconfiar que houve subornos das empresas fornecedoras.
« Última modificação: Outubro 03, 2023, 10:58:32 pm por Lightning »
 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4107 em: Outubro 03, 2023, 11:01:06 pm »
Citar
O Exército tinha 35Milhões para gastar (e parece que mais uns quantos de M extra).
O Exército pediu Tanto, Tanto, Tanto...
O Exército descreveu os 4x4 blindados de uma forma Tão, Tão, Tão detalhada...

Era detalhada porque escrever "Queremos o IRIS/T" ficava mal. Os concursos em Portugal são assim. Mete-se tantos requisitos para desqualificar todos menos os que nós queremos. O problema é que ou o dinheiro não apareceu a tempo ou os detalhes foram mal colocados e o IRIS/T falhava nalgum e lá tiveram que retirar o anúncio.

Pelo menos é o que parece acontecer. Vai ver até é tudo gente seríssima mas dada a azares e coincidências. Não podemos descartar essa possibilidade.


Aprecio a sua resposta. Mas considero-a incorrecta.

Quando decorria esse concurso, o IRIS-T estava ao serviço montado em cima de um blindado de lagartas. E tinha sidoapresentado numa exposição montado em cima de um Unimog.

Só depois de esse concurso ser anulado é que apareceram desenhos de um IRIS-T "Short Range" montado num 6x6 Eagle da MOWAG.

A impressão que dá é que o EP nunca soube o que queria. Se calhar aínda não sabe.

Se calhar...
... conseguiam montar os AIM9-X que vamos comprar nos Chaparral e davam-se por contentes com isso.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4108 em: Outubro 03, 2023, 11:03:24 pm »
É a Força Aérea que define os requisitos do que quer.

Os políticos não sabem distinguir um caça de uma caçarola. Tal como não sabem qual a melhor arma sniper que os OE devem ter, ou o melhor equipamento de mergulhador, o melhor missil para substituir o chaparral, etc, eles são quase todos advogados percebem lá alguma coisa disso.

O que o poder político faz é dizer "o dinheiro para essa rubrica é isto". E pode ser uma miséria que não dá para nada...

Pode não ser sempre verdade, o poder político tem também a sua intervenção - totalmente legítima.
Caso abstracto;

Força Aérea de um certo país divulga um concurso para um caça;

A própria Força Aérea faz a análise técnica/operacional/táctica exaustiva de todos os concorrentes e elabora o "vencedor"; Typhoon, em 2º lugar F-35 e em 3º o Rafale.
Por sua vez o Ministério das Finanças/Tribunal de Contas analisa detalhadamente os custos de aquisição, manutenção e outras contrapartidas financeiras e declara; o melhor negócio (mais vantajoso) é o Rafale, seguido do F-35 e do Typhoon.
Finalmente, o Governo pode decretar o F-35 como vencedor devido a questões políticas (fiabilidade do fornecedor e outras questões estratégicas).
Tudo transparente e tudo legal.  Mas a questão pode ser; se já se sabia que o F-35 ia ser escolhido, qual o interesse em elaborar o concurso?
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4109 em: Outubro 03, 2023, 11:23:49 pm »
Pode não ser sempre verdade, o poder político tem também a sua intervenção - totalmente legítima.
Caso abstracto;

Força Aérea de um certo país divulga um concurso para um caça;

A própria Força Aérea faz a análise técnica/operacional/táctica exaustiva de todos os concorrentes e elabora o "vencedor"; Typhoon, em 2º lugar F-35 e em 3º o Rafale.

Elabora a lista, após concurso, certo? Ou elabora puramente dessa análise?

Citar
Por sua vez o Ministério das Finanças/Tribunal de Contas analisa detalhadamente os custos de aquisição, manutenção e outras contrapartidas financeiras e declara; o melhor negócio (mais vantajoso) é o Rafale, seguido do F-35 e do Typhoon.

Não sou jurista, mas acho que nunca vi isso acontecer, o Tribunal de Contas dizer que afinal o vencedor é outro. O que acho que já aconteceu foi declarar o concurso nulo e obrigar a repetir.

Citar
Finalmente, o Governo pode decretar o F-35 como vencedor devido a questões políticas (fiabilidade do fornecedor e outras questões estratégicas).
Tudo transparente e tudo legal.  Mas a questão pode ser; se já se sabia que o F-35 ia ser escolhido, qual o interesse em elaborar o concurso?

Pois para isso não faz concurso, é uma compra Estado a Estado, tal como os nossos F-16, os Leopard, agora os P-3 à Alemanha, etc. Mas também nunca vi isso a ser feito contra a vontade dos ramos, normalmente são eles que informam o governo destas compras de oportunidade ou pelo menos o MDN pede a opinião do ramo num tipo de equipamento que soube estar disponível e se o ramo tem interesse que seja adquirido, mas nunca se sabe um dia pode acontecer sem esse acordo e o governo quiser mesmo gastar esse dinheiro, mesmo que o ramo diga que não quer.
« Última modificação: Outubro 03, 2023, 11:30:21 pm por Lightning »